Início » Curiosidades Bíblicas » Quem Escreveu a Bíblia?

Quem Escreveu a Bíblia?

Quem escreveu a Bíblia? Encontramos a graça de Deus ao buscar essa resposta. Ele é o Eterno, sempre existiu e sempre existirá, no tempo conduziu com amor e sabedoria a história de todo o mundo e por plena misericórdia se valeu da vida de homens que se entregaram a Ele para inspirá-los a registrar tudo o que haviam visto, ouvido e conhecido.

A Bíblia, também conhecida como “Escrituras Sagradas” é toda inspirada por Deus e todos os seus registros estão devidamente de acordo no ponto exato de sua vontade. Na Bíblia, há as respostas para as questões humanas e o direcionamento que todos precisam sempre, basta aceita-la pela fé: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações” (2 Timóteo 3.16-17). O Pai, o Filho e o Espírito Santo escreveram a Bíblia valendo-se de filhos, amigos e servos, no tempo.

quem-escreveu-a-biblia

Como a Bíblia é Composta?

A Bíblia é composta de 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. Entre um período e outro há o conhecimento que houve um tempo de “silêncio do céu” de 400 anos, este período é conhecido como intertestamentário, contudo Ele nunca deixou de falar, pois nesse período já havia os registros dos tempos passados.

Abaixo, uma relação com os nomes de todos os livros bíblicos, do cânon, ou seja, os que são reconhecidamente inspirados por Ele na Bíblia que todos nós temos acesso. Em frente aos nomes haverá a abreviação dos capítulos, os autores (ou observações de tal), bem como datas (períodos) que entende-se que essas obras foram escritas e/ou publicadas pela primeira vez (o que já dá a ideia do período autoral).

No Antigo Testamento

Gênesis (Gn), Êxodo (Êx), Levítico (Lv), Números (Nm) e Deuteronômio (Dt) – O autor é Moisés, ainda que tenha contado com a ajuda de escribas e amanuenses. O período de 40 anos de peregrinação de Israel pelo deserto, que durou de 1446 a.C. até 1406 a.C., provavelmente foi a ocasião em que Moisés escreveu e/ou ditou a maior parte do que conhecemos também como Torá ou Pentateuco. Podemos, sem medo de errar, arredondar e datar esses escritos e primeiras publicações dessas obras entre 1450 a 1410 a.C.

Josué (Js) – Josué, assim como Moisés, contando com o auxilio de algum amanuense ou secretário na redação final do livro. A parte final da obra que trata do sepultamento de Josué e foi concluída provavelmente por Eleazar, filho de Arão. Por volta de 1400 a 1370 a.C.

Juízes (Jz) – Samuel, com possível auxilio de outros profetas, por volta de 990 a.C.

Rute (Rt) – Samuel, um dos possíveis autores e único nomeado como autor desse livro, por volta de 1000 a.C.

1 Samuel (1Sm) e 2 Samuel (2Sm) – Ainda que leve o nome de Samuel, é possível que ele tenha escrito apenas uma parte dessa obra, talvez o primeiro livro, ainda assim de forma incompleta. Acredita-se que a composição dos livros seja junção de outras obras e relatos compostos por vários autores não nomeados com clareza. Ambos por volta de 930 a.C.

1 Reis (1Rs) e 2 Reis (2Rs) – A tradição judaica atribui os livros ao profeta Jeremias, mas não há concordância exata sobre as autorias e outras informações.

1 Crônicas (1Cr) e 2 Crônicas (2Cr) – Esdras tem sido tradicionalmente indicado como seu compilador autor principal, usando fontes para compor sua obra. Sua primeira publicação ocorreu entre os anos 450 e 425 a.C.

Esdras (Ed) – Esdras, pois antigamente, antes da organização que conhecemos, esse livro formada uma só obra junto com Crônicas e Neemias. Por volta de 456 a.C.

Neemias (Ne) – Esdras, como principal autor, ao menos. Muitos acreditam que grande parte dessa obra foi retirada de um diário pessoal de Neemias. Por volta de 445 a 425 a.C.

Ester (Et) – Sabe-se que o autor era um judeu, porém não conseguindo afirmar o seu nome. Por volta de 450 a.C.

Jó (Jó) – Apesar do livro levar o nome de , não há como afirmar a sua autoria, bem como supor sua data.

Salmos (Sl) –  A maioria dos salmos foram escritos por volta do ano 1000 a.C. e não há um único salmo canônico que tenha sua composição datada depois dos anos 300 a.C. Asafe compôs 12 salmos, os filhos de Corá 11 salmos, Salomão foi o autor de 02, e Moisés e Etã foram autores de um salmo cada. Cerca de 50 salmos não tem autor definido, embora a Septuaginta apresente Ageu e Zacarias como autores de cinco salmos. Davi foi autor ou fonte de inspiração de 73 salmos.

Provérbios (Pv) – Salomão, acredita-se nas datas 715 a 686 a.C.

Eclesiastes (Ec) – Não há uma informação concreta, mas vários trechos do livro conduz a crer que o rei Salomão seja o principal autor e compilador. Há a indicação que a data da primeira publicação do livro deu-se em 935 a.C.

Cântico dos Cânticos (Ct) – Salomão, por volta dos anos 965 a.C.

Isaías (Is) – Isaías, de 700 a 681 a.C. – uma base para conclusão do seu grande livro.

Jeremias (Jr) – O maior livro da Bíblia por conter o maior número de palavras é o de Jeremias. Jeremias é dito como autor de uma obra que deve ter sido publicada pela primeira vez entre os anos de 627 a 585 a.C.

Lamentações (Lm) – Jeremias, por volta dos anos 575 a.C.

Ezequiel (Ez) – Acredita-se que dos originais dessa obra, o próprio profeta que dá nome ao livro foi seu autor. Sua primeira publicação por volta de 592 a 570 a.C.

Daniel (Dn) – Daniel, por volta dos anos 530 a.C.

Oseias (Os) – Oséias, por volta dos anos 710 a.C.

Joel (Jl) – Joel, sem muita base para afirmação. Acredita-se que sua primeira publicação aconteceu em torno de 835 a.C.

Amós (Am) – Amós. Não há uma afirmação concreta, contudo esse profeta era contemporâneo de Oseias e Jonas, portanto sugere-se a leitura desses dois livros para simultaneamente para entender contextos.

Obadias (Ob) – Obadias, por volta dos anos 840 a 586 a.C.

Jonas (Jn) – Jonas, por volta dos anos 750 a 725 a.C.

Miqueias (Mq) – Miqueias, por volta dos anos 700 a.C.

Naum (Na) – Naum, por volta dos anos 663 a 612 a.C.

Habacuque (Hc) – Habacuque, assim como os anteriores, classificados como “profetas menores”, foi o responsável pela escrita original do livro que leva seu nome, por volta dos anos 607 a.C.

Sofonias (Sf) – Sofonias, primeira publicação por volta dos anos 625 a.C.

Ageu (Ag) – Ageu, por volta dos anos 520 a.C.

Zacarias (Zc) – Zacarias, 520 a.C.

Malaquias (Ml) – Malaquias, por volta dos anos 433 a.C.

No Novo Testamento

O Evangelho segundo Mateus (Mt) – Mateus, por volta dos anos 50 e 60 d.C.

O Evangelho segundo Marcos (Mc) – João Marcos, por volta dos anos 50 d.C.

O Evangelho segundo Lucas (Lc) – Lucas, por volta dos anos 59 e 64 d.C.

O Evangelho segundo João (Jo) – João, por volta dos anos 50 a 70 d.C.

Atos dos Apóstolos (At) – Lucas, por volta dos anos 63 d.C.

Romanos (Rm) – Paulo, por volta dos anos 57 d.C.

1 Coríntios (1Co) – Paulo, por volta dos anos 55 d.C.

2 Coríntios (2Co) – Paulo, por volta dos anos 55 d.C.

Gálatas (Gl) – Paulo, por volta dos anos 48 a 58 d.C.

Efésios (Ef) – Paulo, por volta dos anos 60 d.C.

Filipenses (Fp) – Paulo, por volta dos anos 61 d.C.

Colossenses (Cl) – Paulo, por volta dos anos 60 d.C.

1 Tessalonicenses (1Ts) – Paulo, por volta dos anos 51 d.C.

2 Tessalonicenses (2Ts) – Paulo, por volta dos anos 51 a 52 d.C.

1 Timóteo (1Tm) – Paulo, por volta dos anos 64 d.C.

2 Timóteo (2Tm) – Paulo, por volta dos anos 66 d.C.

Tito (Tt) – Paulo, por volta dos anos 64 d.C.

Filemom (Fm) – Paulo, por volta dos anos 61 d.C.

Hebreus (Hb) – Com diz Orígenes, um dos pais da igreja do terceiro século: “somente Deus sabe quem escreveu Hebreus”, por volta dos anos 70 d.C.

Tiago (Tg) – Tiago, irmão biológico de Jesus, por volta dos anos 49 d.C.

1 Pedro (1Pe) – Pedro, por volta dos anos 65 d.C.

2 Pedro (2Pe) – Pedro, por volta dos anos 65 a 68 d.C.

1 João (1Jo) – João, o discípulo amado, por volta dos anos 89 d.C.

2 João (2Jo) – João, o discípulo amado, por volta dos anos 90 d.C.

3 João (3Jo) – João, o discípulo amado, por volta dos anos 90 d.C.

Judas (Jd) – Judas, irmão de Jesus e de Tiago, por volta dos anos 75 d.C.

Apocalipse (Ap) – João, o discípulo amado, por volta dos anos 93 d.C.

Deus abençoe você e lhe dê graça no continuo conhecimento de sua Palavra.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana