Início » Significados Bíblicos » Significado de Nefilins

Significado de Nefilins

A expressão original hebraica transliterada significa “caídos” ou “depravados”.

Nefilins na Bíblia

O termo “nefilins” é primeiramente conhecido porque aparece logo nos primeiros capítulos do Gênesis, no antigo testamento do cânon bíblico: “Ora, naquela época, e também algum tempo depois, havia nefilins na terra, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos. Esses gigantes foram os heróis dos tempos antigos, homens rudes e famosos” (6.4).

O que é “nefilins”?

Os “nefilins” eram pessoas de avantajado porte e grande força física, por isso numa outra referência a eles no antigo testamento (há apenas duas – Gênesis e Números), o termo está ligado a “gigantes”: “Lá também vimos gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos, a nós e a eles, gafanhotos” (Números 13.33). Enaque ou Anaque se refere a uma tribo de gigantes (os nefilins ou enaquins, antigos habitantes de Hebrom).

Os nefilins

Estudiosos do tema entendem que o gigante Golias, derrotado por Davi (1º Samuel 17.32-54), era um descendente “nefilins”.

Essas pessoas, na época, emprestavam suas habilidades bélicas aos monarcas da época e aos olhos do povo eram tidos como heróis, eram famosos. Eles eram considerados também com muita habilidade militar.

No entanto, aos olhos de Deus, essas pessoas, os “nefilins”, eram ímpios, violentos e perversos, portanto, pecadores “caídos”, por aí se entende o significado da palavra.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.