Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Início » Significados Bíblicos » Significado de Apostasia

Significado de Apostasia

“Não vos deixe enganar de forma alguma, por ninguém. Porquanto, antes daquele Dia virá à apostasia e, então, será revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição” – 2 Tessalonicenses 2.3.

As palavras mencionadas acima são de autoria do apóstolo Paulo, que de perseguidor de cristãos tornou-se fiel a Jesus perseguido por causa de sua fé em Deus (Atos 9.20-31).

Aos Tessalonicenses, Paulo afirma novamente que a segunda vinda de Jesus para buscar os salvos é algo digno de toda credibilidade, contudo antes que Aquele Dia maravilhoso e esperado aconteça muitos sinais devem preceder, entre os sinais está à apostasia.

significado-de-apostasia

O que é Apostasia?

A apostasia está literalmente associada à rebelião, termo que significa rebelião contra Deus e tudo o que procede de Deus, tomando uma postura de negar as verdades fundamentais e imutáveis do evangelho manipulando-a ou realmente negando-a por completo. Abrindo mão da fé no Deus Trino e de tudo que procede Dele.

A apostasia pode ser encontrada na bíblia no livro (2 Tessalonicenses, 2:3) Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição.

O Que é Idolatria?

Os Apostatas

Os apostatas conhecem a verdade, mas a rejeitam, distorcem, negam e preferem acreditar em suas próprias teorias disseminando a mentira e conduzindo pessoas, a começar de si próprias, ao erro e ao distanciamento de Deus. Muitos usam teses bem fundamentadas até mesmo buscando base na Palavra de Deus, distorcendo-as, com o objetivo de confundir, induzir ao erro e atrair adeptos seguidores.

Ao logo da história muitos apostatas aparecerão e muitos outros negarão ou negociarão a fé no evangelho, mas no fim aparecerá o maior de todos os apostatas, o filho da perdição.

Conselho para não praticar a Apostasia

“Eu te encorajo solenemente, na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, por ocasião da sua manifestação pessoal e mediante seu Reino: Prega a Palavra, insiste em tempo e fora de tempo, aconselha, repreende, encoraja com toda paciência e sã doutrina. Porquanto, chegará o tempo em que não suportarão o santo ensino, ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, reunirão mestres para si mesmos, de acordo com suas próprias verdades. Tais pessoas se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. Tu, no entanto, sê equilibrado em tudo, suporta os sofrimentos, faze a obra de um evangelista e cumpre teu ministério”.

Palavras inspiradas pelo Espírito Santo escritas pelo apóstolo Paulo em 2 Timóteo 4.1-5. Não deve haver nenhum tipo de intimidação diante de qualquer apostasia velada ou escancarada, pois “se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8.31).

Acréscimo…

Para base de esclarecimentos, o filho da perdição mencionado no versículo escrito por Paulo aos Tessalonicenses é a mesma figura mencionada pelo apóstolo João em Apocalipse 13 quando cita “a besta que surgiu do mar e a besta que surgiu da terra”, ditadores na área politica-administrativa e religiosa que surgiram no período da tribulação e que posteriormente serão derrotados por Jesus sendo lançados no lago de fogo e enxofre, condenados definitivamente (Apocalipse 19.20-21).

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.