Projeto Gospel. Aprenda tudo sobre Teologia!

História de Samuel da Bíblia – Entenda quem foi Samuel

Samuel além de um grande profeta foi o último juiz de Israel, um país que ele liderou como um chefe. Samuel sempre foi um homem obediente e fiel á Deus mas também passou por grandes desafios. Para aprender melhor sobre a história e o exemplo de vida desse grande profeta leia o post completo.

profeta-samuel-historia

Samuel foi escolhido por Deus antes mesmo de nascer. Sua mãe, Ana era uma mulher muito triste pois não podia ter filhos. Um dia ele foi até o templo e orou prometendo a Deus que se ela tivesse um filho ela entregaria ele completamente e dedicaria sua vida para criá-lo nos caminhos de Deus. O sacerdote Eli disse á Ana que Deus iria realizar o desejo do seu coração.
Ana foi embora e logo depois ficou gravida, e escolheu o nome de Samuel. E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.” Samuel 1:20

História do Profeta Samuel

Quando Samuel desmamou foi levado e entregue ao templo, onde passou toda sua infância servindo ao Senhor.  Uma noite quando Samuel ainda era um menino Deus o chamou pela primeira vez, mas depois de três vezes que Deus o chamou Samuel ainda pensava que a voz era de Eli. Foi ai que Eli viu que era Deus chamando o menino. Na quarta vez Samuel respondeu e Deus falou que traria um julgamento sobre a família de Eli, pois seus filhos eram muito maus.

Logo depois, os filisteus confrontaram o povo de Israel e os filhos de Eli foram todos mortos. Quando Eli ficou sabendo caiu da cadeira e quebrou o pescoço vindo a morrer. “Então respondeu o que trazia as notícias, e disse: Israel fugiu de diante dos filisteus, e houve também grande matança entre o povo; e, além disso, também teus dois filhos, Hofni e Finéias, morreram, e a arca de Deus foi tomada.
E sucedeu que, fazendo ele menção da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, ao lado da porta, e quebrou-se-lhe o pescoço e morreu; porquanto o homem era velho e pesado; e tinha ele julgado Israel quarenta anos.” 1 Samuel 4: 17 e 18

Samuel como Juiz de Israel

Samuel já um homem adulto, convocou o povo de Israel para lutar contra os Filisteus. Deus ficou ao lado de Samuel o tempo todo, e os Filisteus foram derrotados. Foi quando Samuel recebeu o reconhecimento de juiz de Israel e passou a viajar por todo o país para resolver questões políticas.

Quando Samuel ficou idoso ele colocou seus filhos para liderarem Israel, mas eles faziam muitas coisas erradas, e o povo vendo isso pediu que um Rei governasse o país. Samuel se entristeceu pois não estavam reconhecendo Deus como Rei, mas queriam um novo para que governasse Israel.
Samuel orou e pediu orientação à Deus, foi quando Deus mandou que Samuel elegesse um novo rei para Israel

Primeiro rei de Israel

Um dia, Deus falou para Samuel que Saul deveria ser reconhecido como rei. Então Samuel o reconheceu em privado. Logo depois, Saul teve uma vitória militar e então Samuel chamou todo o povo de Israel e em uma cerimônia oficial todos reconheceram Saul como rei. Samuel já muito velho se despediu do povo e decidiu não liderar mais aquele país.

Um tempo depois Saul se desviou dos caminhos de Deus, e Deus o rejeitou como rei, mandando Samuel eleger outro como rei de Israel. Samuel foi até a casa de um homem chamado Jessé, e Deus lhe disse que Davi, filho mais novo de Jessé deveria ser o novo rei.

Por várias vezes Saul tentou matar Davi por estar sentindo inveja do grande líder que Davi se tornou. Davi passou um bom tempo como fugitivo e se tornou rei muitos anos depois que Samuel morreu.

Quando Samuel morreu, o povo de Israel se entristeceu.“Samuel morreu, e todo o Israel se reuniu e o pranteou; e o sepultaram onde tinha vivido, em Ramá…” 1 Samuel 25:1
Samuel foi o último juiz de Israel e foi muito importante por realizar grandes feitos naquele país. Samuel foi fiel a Deus, creu o tempo todo, e Deus esteve sempre ao seu lado e o usou para realizar grandes coisas.

Adicionar comentário

Copyright© 2014-2017 | Projeto Gospel. Todos os direitos reservados