Início » Significados Bíblicos » Sê Forte e Corajoso

Sê Forte e Corajoso

A expressão “sê forte e corajoso” está no Antigo Testamento do cânon bíblico no livro de Josué quando o Senhor Deus lhe disse:

“Sê forte e destemido, porque farás este povo herdar a terra que a seus pais jurei dar-lhes. Tão somente sê de fato firme e corajoso, para teres o zelo de agir de acordo com todos os mandamentos da Torá, Lei, que te ordenou Moisés, meu servo.

Não te apartes dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que tenhas sucesso em todas as tuas realizações. Que o livro da Torá, Lei, esteja sempre nos teus lábios: medita nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de agir em conformidade com tudo que nele está escrito.

Deste modo serás vitorioso em todas as tuas empreitadas e alcançarás bom êxito. Ora, não te ordenei: Sê forte e corajoso? Não temas e não te apavores, porquanto o Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes!” (1.6-9).

sê-forte-e-corajoso

Josué “Sê Forte e Corajoso”

Moisés e Josué eram parceiros e ambos estavam rumo à terra prometida que o Senhor havia prometido ao seu povo que por tempos estava peregrinando, contudo Moisés morreu sem adentrar à terra prometida, Canaã.

O livro de Josué no Antigo Testamento inicia-se recordando aos leitores sobre a morte de Moisés e informando que logo após esses fatos, o Senhor falou com Josué dizendo: “Moisés, meu servo, morreu; agora, levante-te! Atravessa este Jordão, tu e todo este povo, para entrar na terra que estou prestes a entregar nas mãos dos israelitas. Todo lugar que a planta dos vossos pés pisarem Eu vos dou, como prometi a Moisés. Desde o deserto e o Líbano até o grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande, o Mediterrâneo, no oeste. Ninguém te poderá resistir durante toda a tua vida, assim como estive com Moisés, estarei contigo: jamais te abandonarei, nem te desampararei! Sê forte…” (1.1-5).

Sê forte e corajoso explicação

O Senhor foi fiel e cumpriu a sua Palavra no tempo. A promessa a Josué foi clara: “não te abandonarei e não te desampararei” e assim ele precisava ser forte e corajoso em tudo o que o Senhor lhe ordenará, além do mais obediente à Sua Palavra.

Josué foi bem sucedido e feliz porque foi obediente a tudo o que Senhor lhe falou porque o resultado da obediência alegre e submissa ao Senhor não pode ser outra, à não ser o “bom sucesso” e a consequente felicidade.

O Senhor estava incentivando e encorajando Josué, mas também aconselhando-o a meditar na Palavra dia e noite como o segredo do sucesso espiritual. Para obedecer e necessário conhecer.

O conselho

O salmista também irá declarar: “Abençoado com felicidade é o homem que não segue o conselho dos ímpios, não se deixa influenciar pela conduta dos pecadores, nem se assenta na reunião dos zombadores. Ao contrário: sua plena satisfação está na lei do Senhor e não sua lei medita, dia e noite” (Salmos 1.1-2).

A Palavra de Deus tem como um dos objetivos nos poupar de muitos males quando nela meditamos e praticamos com alegria e submissão.

A Palavra do Senhor veio a Josué dizendo-o para ser forte e corajoso seguindo tudo o que o Senhor mesmo lhe falava, bem como seguindo o livro da Lei.

Por isso, o conselho também é “seja forte e corajoso” em tudo o que o Senhor te dizer, mas a sua fala nunca irá contra a sua Palavra, a Bíblia, portanto é necessário andar alicerçado e assim não há como algo dar errado, pois Ele mesmo é fiel à Sua própria orientação.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.