Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Início » Histórias da Bíblia » História de Jeremias, quem foi Jeremias?

História de Jeremias, quem foi Jeremias?

Jeremias foi um dos profetas mais importantes do Antigo Testamento. Ele foi muito maltratado e desprezado por transmitir a palavra de Deus, mas mesmo assim não perdeu sua , continuou ouvindo a voz de Deus e suas profecias se cumpriram.

história-do-profeta-jeremias

Jeremias nasceu na cidade de Anatote e era filho de Hilquias, ele viveu em uma das épocas mais conturbadas para o Oriente Médio.

Jeremias era apenas um sacerdote até que um dia Deus falou com ele e disse que o teria escolhido como profeta, ele ficou um pouco assustado, porém Deus garantiu que estaria ao seu lado o tempo todo.

Profeta Jeremias

Jeremias foi escolhido como profeta, Deus o chamou dizendo:

“Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.” (Jeremias 1:5)

Ele ficou um pouco assustado, mas Deus garantiu que colocaria as palavras certas para Jeremias e que o acompanharia sempre durante os anos de aflição que estaria por vir.

Jeremias teve uma vida difícil. Deus mandou que ele não se casasse e nem tivesse filhos, já que as crianças da época sofreriam muito. Além disso, ele não podia ir em festas, funerais e por isso foi muito solitário.
Como Jeremias proclamava algumas mensagens que iam contra as leis de Judá, ele sofreu muito, foi preso várias vezes e muito zombado e até amaldiçoado.

Através das escrituras de seu escriba, Jeremias tinha uma personalidade forte, era honesto, muito observador e gentil. Apesar de todo sofrimento, era um homem otimista e de oração.
Ele superou muitas fases de sua vida, mas houve um momento que de tanto sofrimento, angústia, ele ficou muito deprimido e até quis morrer. Mas passou esse sentimento e ele continuou confiando em Deus, e Ele lhe deu força para continuar.

O ministério de Jeremias

Quando Jeremias começou seu ministério, as pessoas estavam com os corações cheios de idolatrias e o rei Josias tentava de tudo para fazer o povo voltar a adorar a Deus. Pela falta de adoração, Deus iria mandar um castigo para esse povo, e usou Jeremias para avisá-los. Nessa época, o rei Josias morreu e Jeremias escreveu lamentando sobre o ocorrido.

“Jeremias compôs um cântico de lamento em homenagem a Josias, e até hoje todos os cantores e cantoras homenageiam Josias com cânticos de lamento. Estes se tornaram uma tradição em Israel e estão escritos na coletânea de lamentações.” 2 crônicas 35:25

Jeremias continuou avisando sobre o castigo durante o reinado de três reis, mas diferentes de Josias, esses reis não acreditavam em Jeremias. Esses reis eram cheios de idolatria e não temiam a Deus, por isso viam Jeremias como uma ameaça, passaram a não gostar dele.

Jeremias viu muitas profecias se cumprirem. Viu quando Nabucodonosor invadiu e destruiu Jerusalém (Jeremias 52:12-14).  Viu também o castigo que foi enviado a seu país e sofreu muito. Mesmo depois do povo ver as profecias se cumprirem, o povo continuava a ignorar os avisos de Jeremias.

Mas Jeremias não desistiu, continuou a pregar a palavra de Deus e chamar o povo para o arrependimento e perdão de seus pecados. Jeremias continuou a profetizar muitas coisas sobre o povo, profetizou que depois de 70 anos o povo seria restaurado.

Profetizou também que Deus iria estabelecer uma nova aliança no coração daquelas pessoas, e essas profecias mais uma vez se cumpriram.

[Total: 11    Média: 3.6/5]

Adicionar comentário

Publicidade