Início » Histórias da Bíblia » História de Jonas, Quem foi Jonas?

História de Jonas, Quem foi Jonas?

A história de Jonas é muito conhecida, e é contada no Velho Testamento. Muitas pessoas conhecem a parte que Jonas foi engolido pela baleia, mas nesse post você irá conhecer um pouco mais sobre a vida desse profeta.

historia-do-profeta-jonas

Profeta Jonas

Jonas foi um profeta conhecido em Israel e sua história é contada em um livro que leva seu nome no Antigo Testamento. De acordo com a Bíblia, Deus viu que uma cidade chamada Nínive, a capital de Assíria, estava cheia de maldade e iria destruí-la se não houvesse arrependimento. Deus ordenou que Jonas fosse até Nínive para contar sobre a destruição que estava por vir.

A Viagem de Jonas para Nínive

O povo de Assíria era inimigo e ameaçava Israel, por isso Jonas queria ver a cidade destruída. Por isso ele embarcou em um navio que ia em direção contrária de Nínive.

Durante a viagem, Deus mandou uma forte tempestade fazendo com que o barco quase afundasse. Os marinhos oravam para seus deuses enquanto Jonas dormia no porão. O capital chamou Jonas para que ajudasse descobrir o motivo daquela grande tempestade.

Jonas levantou e contou para todos que o motivo daquela tempestade é porque ele tinha desobedecido a Deus, ele estava fugindo de Deus. Jonas disse que aquela tempestade pararia apenas quando ele parasse de fugir e obedecesse a Deus. Então Jonas convenceu os marinheiros de lançarem ele ao mar.

Jonas e a baleia

Quando Jonas foi lançado ao mar a tempestade se acalmou e os marinheiros adoraram a Deus.

“Tomados de grande temor ao Senhor, os homens lhe ofereceram um sacrifício e se comprometeram por meio de votos.” (Jonas 1:16)

Jonas estava no mar quando Deus mandou um grande peixe que engoliu Jonas. Ele passou três dias e três noites dentro da barriga do peixe. Dentro do peixe, Jonas orou a Deus com muita fé e se arrependeu. O peixe vomitou Jonas na praia, e Jonas obedeceu a Deus e foi até Nínive.

quem-foi-o-profeta-jonas

Jonas foi até Nínive

Jonas chegou até Nínive e contou ao povo que a cidade seris destruída dentro de 40 dias. O povo se arrependeu e creu em Deus.  O rei levantou um jejum entre todos e o povo deixou o mal caminho, todos se arrependeram e pararam com atitudes que desagradavam a Deus.

“Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram um jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco.Quando as notícias chegaram ao rei de Nínive, ele se levantou do trono, tirou o manto real, vestiu-se de pano de saco e sentou-se sobre cinza.” (Jonas 3:5-6)

Veja Também: A bíblia Falada

Jonas viu que o povo foi perdoado e que a cidade de Nínive não seria mais destruída, isso deixou Jonas muito aborrecido. Ele ficou tão irritado a ponto de desejar morrer.

A Lição de Deus para Jonas

Deus mais uma vez quis dar uma lição em Jonas e fez crescer uma planta fazendo com que Jonas ficasse em uma deliciosa e fresca sobra, deixando Jonas muito feliz. No dia seguinte Deus destruiu aquela planta fazendo com que Jonas ficasse muito irritado e desejasse novamente a morte. Deus mostrou a Jonas que ele sentia piedade de uma planta mas não sentiu de uma cidade lotada de pessoas.

Assim acaba a história de Jonas, e ele não é mais citado em nenhuma parte do Velho Testamento.
No Novo Testamento Jonas é citado em uma passagem no livro de Mateus, onde Jesus faz uma referência ao período em que Jonas ficou na barriga do peixe e ao arrependimento da cidade de Nínive através de sua pregação.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.