Início » Histórias da Bíblia » História de Pedro, Quem era Pedro na Bíblia?

História de Pedro, Quem era Pedro na Bíblia?

Pedro era um dos doze discípulos de Jesus. Na Bíblia também é chamado de Simão, Simeão ou Cefas. Nesse post vamos ver um pouco mais sobre a historia de Pedro.

historia-de-pedro

Quem era Pedro na Bíblia

Como já foi citado, Pedro também era chamado por outros nomes. É possível que seu nome original seja Simeão, como foi utilizado em alguns textos do livro de Atos.

Quando Jesus se encontrou com Pedro, o chamou de Cefas, cujo significado é “rocha”. O motivo que Jesus chamou Pedro assim, é que mais pra frente ele seria firme como uma rocha ao invés de ser inconstante.
E assim, Pedro era chamado por essas variedades de nomes, Paulo por exemplo o chamava de Cefas, Marcos o chamava de Simão e João o chamava de Simão Pedro.

Pedro era um pescador e tinha um pequeno negócio com seu irmão André e mais dois amigos, João e Tiago. Um tempo depois, Jesus chamou Pedro para ser um de seus doze discípulos, Pedro aceitou e deixou tudo de lado para seguir apenas Jesus.

Apóstolo Pedro

Pedro se destacava como discípulo por sempre falar a verdade, ele era entusiasmado e amava Jesus sobre todas as coisas. Ele tinha a personalidade de um líder, mas ainda não era “maduro” o suficiente.
Ele era o amigo mais íntimo de Jesus, viu acontecimentos que muitos não viram, com por exemplo a filha de Jairo ressuscitar. Ele não era apenas um discípulo, ele era melhor amigo de Jesus.

Pedro quis proteger Jesus quando foi preso, e nunca entendeu o motivo de Jesus ter que morrer. Pedro já quis morrer no lugar de Jesus a todo custo. Mas Jesus nunca deixou Pedro ser violento.

“Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. (O nome daquele servo era Malco.) Jesus, porém, ordenou a Pedro: “Guarde a espada! Acaso não haverei de beber o cálice que o Pai me deu?” (João 18:10-11)

Pedro nega Jesus

Mesmo Pedro amando tanto Jesus e tentando protegê-lo, Jesus avisou que seria negado por ele:

31 Então Jesus lhes disse: “Ainda esta noite todos vocês me abandonarão … 
33 Pedro respondeu: “Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei!”
34 Respondeu Jesus: “Asseguro que ainda esta noite, antes que o galo cante, três vezes você me negará”.
35 Mas Pedro declarou: “Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei”. E todos os outros discípulos disseram o mesmo. Mateus 26:31,33-35

Nessa passagem vemos que Jesus sabia que Pedro o negaria por três vezes ainda antes do amanhecer, mas Pedro como amava Jesus não acreditou que seria capaz de fazer isso.

Infelizmente, quando Jesus foi preso, Pedro perdeu completamente a coragem, ficou com medo de ser preso junto, e quando perguntaram se ele estava junto com Jesus, Pedro negou, e negou isso três vezes.
Logo depois Pedro se arrependeu e sofreu muito. “Saindo dali, chorou amargamente.” Lucas 22:62

apostolo-pedro

→ Veja mais sobre a Pesca Maravilhosa

Pedro, o Líder

Depois que Jesus ressuscitou, mais tarde Jesus aparece para ele na praia. Pedro como tinha se arrependido, disse três vezes que amava Jesus. A partir desse dia, Pedro foi um homem diferente.

Pedro pregou para milhares de pessoas no Dia de Pentecostes, e 3000 se converteram naquele dia. Ele começou  a falar com coragem sobre a palavra de Deus. Pedro com toda sua ousadia e também com o espírito santo, foi muito usado para fundar o início da igreja.

Pedro pregou para muitas pessoas, no começo pregava apenas para os Judeus, mas com o tempo Jesus disse que o evangelho era para todos e Pedro teve que deixar seu preconceito de lado e pregar para todas as pessoas. Mesmo tendo perigo de morrer, Pedro não parou de pregar.

Conforme foi passando o tempo, Pedro amadureceu muito e deixou muitas atitudes desagradáveis de lado. Por isso, ele é um exemplo de humildade, superação e coragem. Ele foi um homem muito usado para levar a palavra de Deus.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.