Como muitos teólogos afirmam: “pouco se sabe a respeito do profeta de Deus chamado Miqueias”. Mas nesse post vamos entender um pouco mais sobre a história de miqueias.
Quem foi Miqueias?
Indice
Miqueias é um nome hebraico que significa “Quem é como o Senhor”, natural da cidade de Moresete-Gate, uma vila da Palestina (Miquéias 1.1), por isso conhecido também como “morastita”.
Miqueias pregou a mensagem do Eterno durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá (Miqueias 1.1).
Ele pregou a mensagem entre os anos 750 e 686 antes de Cristo. O Miqueias era contemporâneo de Isaias (1.1) e Oseias (1.1).
O livro que leva o nome do profeta Miqueias, entende-se que foi publicado pela primeira vez por volta dos anos 700 antes de Cristo.
Miqueias pregou ao povo simples de Judá, tido como um homem de profunda sensibilidade e que não ficava alheio ao sofrimento dos moradores das pequenas cidades e aldeias da região.
A mensagem de Miqueias era composta de sentenças punitivas, mas também de grandes promessas de esperança de dias melhores, sendo assim, o tema principal é o castigo do Eterno seguido pelo seu socorro oportuno.
O profeta Miqueias
O profeta Miqueias enfatiza que o Senhor abomina a idolatria, não folga com a injustiça, não se alegra com a rebelião humana, tão pouco recebe a ritualismo vazio, porém se agrada e tem prazer em oferecer perdão ao pecador que se achega a Ele arrependido.
O profeta declara também que Sião será extremamente abençoado no futuro, mais do que nos tempos passados.
Conclusão sobre a História de Miqueias
Como não poderia deixar de ser para todos aqueles que são chamados como profetas do Senhor, o Miquéias pregou no seu tempo a mensagem que do alto lhe foi repartida, tanto com o teor da severidade quanto no teor da misericórdia, bem como se colocou sensível à voz de Deus e ao coração do próximo, marcas do verdadeiro cristão (cristão: nome que só foi adotado na nova aliança – Novo Testamento).