Início » Significados Bíblicos » Significado de Serafim

Significado de Serafim

Hoje veremos um pouco sobre o significado de Serafim, pesquisando as Sagradas Escrituras notamos que a palavra “serafim” aparece uma única vez no Antigo Testamento, no histórico relato da visão e chamado de Isaías…

No ano em que faleceu o rei Uzias, eu vi o Eterno sentado sobre um trono alto e exaltado. A aba do seu manto preenchia todo o Templo. Em torno dele posicionavam-se serafins.

significado-de-serafim

O que é um Serafim?

Cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam. E, ao mesmo tempo, clamavam uns aos outros: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, eis que toda a terra está plena da glória do Senhor. Ao som das suas vozes os batentes das portas tremeram e o Templo ficou repleto de fumaça.

Então bradei eu: Ai de mim, não tenho salvação! Porquanto sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos contemplaram o Rei, o Senhor dos Exércitos!

Imediatamente um dos serafins voou até onde eu estava trazendo uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma tenaz.

Com ela tocou a minha boca e declarou-me: Vê, isto tocou os teus lábios, a tua culpa será removida e o teu pecado perdoado.

Em seguida ouvi a voz do Eterno que chamava: Quem hei de enviar? Quem irá por nós? Ao que prontamente respondi: Eis-me aqui, envia-me a mim (Isaías 6.1-8).

Quem são os Serafins?

Baseado na declaração do profeta, entendemos que os serafins são anjos, uma classe dessa criação do Pai.

Os anjos tem como significado a ideia de mensageiros, criados para a adoração e serviço a Deus. Nesse caso, vemos os serafins funcionando nessas funções.
→ Veja Também “Significado de Querubim

Onde estão os Serafins?

Os serafins estavam voando em torno do trono do Eterno e ali O adoravam declarando a Sua grandeza e santidade (6.3).

O serafim serviu a Deus ao tomar a tenaz e tocar sob os lábios de Isaías, bem como ao declarar da parte do Eterno a mensagem de purificação do profeta, pois Só Ele pode purificar e perdoar os pecados.

As descrições das asas, me parece, em especial as que cobriam o rosto e os pés, trazem o peso da soberania de Deus ao não revelar ao profeta como eram essas partes dos serafins e/ ou ainda a ideia de reverencia e total respeito desses seres ao contemplar a grandeza do trono e da face de Deus, perceba que Isaías também não descreveu tais detalhes, nem o apóstolo João com tamanha exatidão na visão do Apocalipse (capítulos 4 e 5).

Por isso, é isso até aqui que pode-se falar com sabedoria e adequadamente sobre essa classe de anjos criados por Deus, os serafins.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana