Hoje veremos um pouco sobre o significado de Serafim, pesquisando as Sagradas Escrituras notamos que a palavra “serafim” aparece uma única vez no Antigo Testamento, no histórico relato da visão e chamado de Isaías…
No ano em que faleceu o rei Uzias, eu vi o Eterno sentado sobre um trono alto e exaltado. A aba do seu manto preenchia todo o Templo. Em torno dele posicionavam-se serafins.
O que é um Serafim?
Cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam. E, ao mesmo tempo, clamavam uns aos outros: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, eis que toda a terra está plena da glória do Senhor. Ao som das suas vozes os batentes das portas tremeram e o Templo ficou repleto de fumaça.
Então bradei eu: Ai de mim, não tenho salvação! Porquanto sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos contemplaram o Rei, o Senhor dos Exércitos!
Imediatamente um dos serafins voou até onde eu estava trazendo uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma tenaz.
Com ela tocou a minha boca e declarou-me: Vê, isto tocou os teus lábios, a tua culpa será removida e o teu pecado perdoado.
Em seguida ouvi a voz do Eterno que chamava: Quem hei de enviar? Quem irá por nós? Ao que prontamente respondi: Eis-me aqui, envia-me a mim (Isaías 6.1-8).
Quem são os Serafins?
Baseado na declaração do profeta, entendemos que os serafins são anjos, uma classe dessa criação do Pai.
Os anjos tem como significado a ideia de mensageiros, criados para a adoração e serviço a Deus. Nesse caso, vemos os serafins funcionando nessas funções.
→ Veja Também “Significado de Querubim”
Onde estão os Serafins?
Os serafins estavam voando em torno do trono do Eterno e ali O adoravam declarando a Sua grandeza e santidade (6.3).
O serafim serviu a Deus ao tomar a tenaz e tocar sob os lábios de Isaías, bem como ao declarar da parte do Eterno a mensagem de purificação do profeta, pois Só Ele pode purificar e perdoar os pecados.
As descrições das asas, me parece, em especial as que cobriam o rosto e os pés, trazem o peso da soberania de Deus ao não revelar ao profeta como eram essas partes dos serafins e/ ou ainda a ideia de reverencia e total respeito desses seres ao contemplar a grandeza do trono e da face de Deus, perceba que Isaías também não descreveu tais detalhes, nem o apóstolo João com tamanha exatidão na visão do Apocalipse (capítulos 4 e 5).
Por isso, é isso até aqui que pode-se falar com sabedoria e adequadamente sobre essa classe de anjos criados por Deus, os serafins.