Início » Hebraico Bíblico » O que é torá?

O que é torá?

Você sabe realmente o que é a Torá? Onde surgiu? Quais são os livros que a compõe? Existe alguma relação entre a Torá e a Bíblia? Se você alguma vez se propôs a estudar o Antigo Testamento já deve ter visto ou ouvido sobre Torá. Conhecer a Torá é de extrema importância para quem quer se aprofundar na Bíblia.

A Torá é algo essencial na cultura judaica. Também é uma parte importantíssima da Bíblia Sagrada. Conhecer melhor esse texto fará com que você entenda melhor o muitas das tradições do Antigo Testamento. Consequentemente você entenderá melhor a tradição judaica e cristã.

Nesse artigo falaremos sobre o que é a Torá, sua origem, sua importância na cultura judaica, a estrutura e conteúdo. Quer conhecer melhor os segredos por trás desse fabuloso texto? Continue lendo.

o-que-é-tora

O que Realmente é Torá

A Torá é o conjunto dos 5 primeiros livros da Bíblia Hebraica. Os cristãos chamam esses 5 livros iniciais de pentateuco. Esses livros são compostos por Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômio. A palavra Torá significa “Lei”. Os judeus dão esse nome, pois são nesses livros que se encontram os Dez mandamentos e as leis mosaicas.

Nesse texto estão presentes as narrativas mais importantes da cultura judaica e da tradição cristã. Ele é o ponto de partida para se compreender toda a tradição do antigo testamento e dos judeus. Além de ser base da cosmovisão cristã do mundo. Nesses livros encontramos conteúdos de grande valor para a visão de mundo judaico-cristã.

  • Criação do mundo,
  • A origem do povo de Deus,
  • As primeiras referências à adoração e culto a Deus,
  • A divisão do povo hebreu em tribos,
  • As leis civis e religiosas,
  • A formação da estrutura da nação judaica,
  • Estrutura religiosa dos judeus,
  • Divisão territorial e econômica dos tribos.

Por isso a Torá vem antes dos outros livros da Bíblia Hebraica. Ele fundamenta conceitos sociais, políticos, religiosos e sociais. Tudo que se sabe do Deus cristão, de Israel e do judaísmo, tem origem na Torá. Entendendo essa importância, só resta conhecer melhor a origem desse texto.

Origem da Torá

A tradição judaica e a tradição cristã entende a Torá como uma obra da autoria de Moisés. Porém essa afirmação da tradição vem com algumas questões controversas. É facilmente compreensível Moisés escrever os textos de Êxodo até certa parte de Deuteronômio. Porém o problema é quando se trata de Gênesis. Algumas questões problemáticas surgem como:

  • Como Moisés saberia os fatos históricos anteriores a ele com tanta propriedade?
  • Como Moisés sabe como foi a criação?
  • Como ele saberia relato como a queda dos filhos de Deus? (Gênesis 6)
  • Como ele relatou a própria morte?

Devido a essas e outras questões é que existem diversos estudos sobre a real origem do Pentateuco. Esses vários estudos representam várias linhas de pesquisas, cada uma delas entende uma origem diferente para a Torá, ou de como Moisés teve acesso as informações narradas em Génesis.

A primeira linha e a mais popularmente conhecida é a da transmissão direta.  Nessa linha é ensinado que as histórias foram passadas de pai para filho. De adão para Sete, de sete para seu primogênito até Noé, Noé passou para Sem até chegar em Abraão e de Abraão até chegar em Moisés. E que a sua morte foi escrita por Josué.

Outra linha de estudo entende que as informações eram parte da tradição oral. Era parte dos contos e narrativas presente entre os povos semitas. Acreditam que o redator (segundo a tradição judaico-cristã Moisés) tenha reunido todas essas narrativas o que deu origem ao primeiro livro da Torá.

Existem ainda algumas linhas de pesquisa que desacreditam que Moisés seja o autor da Torá. Como por exemplo a hipótese documentária, teoria deuteronomista e da redação final. Eles acreditam que a Torá foi escrita bem depois da morte de Moisés.

A tradição judaico-cristã ainda defende o pentateuco como obra de Moisés. Portanto até que haja provas consistentes sobre a real origem pentateuco, não é errado chamar Moisés de autor da torá.

 O que é a Torá para os Judeus

Para os judeus a Torá é mais do que apenas um conjunto de livros religiosos. Não são apenas os primeiros livros das Escrituras. Para eles a Torá é mais que uma lei. Essa coletânea formada pelos 5 livros iniciais da Bíblia é para o povo judeu um registro de sua identidade.

Tudo que caracteriza os judeus vem do que está escrito na Torá. Sua, nação, religião, cultura, história, filosofia… Isso é tão marcante que, o ponto central do conflito dos sacerdotes, escribas e fariseus com Jesus foram as questões com a torá.

Na Torá encontramos conceitos teológicos e elementos essenciais para cultura judaica, para o judaísmo e até mesmo para o cristianismo. Alguns desses conceitos são primordiais para identidade e crença do povo judeu, como:

  • O “Ruah Santo” de Deus (Gênesis 2.7)
  • Povo escolhido por Deus (Gênesis 12)
  • Terra prometida (Gênesis 12.1)
  • Definição de Deus (Êxodo 3.14)
  • Páscoa (Êxodo 12)
  • Dez mandamentos (Êxodo 20)
  • Expiação (Levíticos 23; Números 29)
  • Santificação (Levítico 20.8)
  • Principais rituais
  • Festas religiosas

Não se pode falar de povo judeu e judaísmo sem falar da Torá. São nesses livros que começa a história de Deus com o povo de Israel. E segundo a cosmovisão judaico-cristã a relação de Deus com humanidade. Agora você conhecerá a estrutura e o conteúdo central de cada livro da Torá

Livros da Tora

Como já foi dito, a Torá é composta pelos primeiros 5 livros da bíblia. Esse livros estão ordenados de forma que proporcione uma compreensão cronológica e teológica dos acontecimentos e conteúdo.

Gênesis primeiro Livro da Torá

Gênesis em hebraico é Bereshit – בְּרֵאשִׁ֖ית – que significa princípio ou início. É o primeiro livro da Torá e da Bíblia hebraica. Como o nome já diz, nesse livro estão escrito o princípio de tudo. Ele narra o início da terra, da humanidade, dos povos, das línguas (torre de babel), do povo de Israel e a divisão e benção das tribos. Narra também a história dos patriarcas de Adão até José.

Êxodo segundo Livro da Torá

Êxodo em hebraico é Shemōṯ – וְאֵ֗לֶּה- que significa “nomes”. É o segundo livro da Torá. Nele é narrado a libertação do povo de Deus da escravidão no Egito. Gênesis acaba com a ida de Israel (Jacó) e seus filhos para o Egito. Êxodo inicia com a opressão e escravidão do povo. Nesse livro é contada a história de Moisés e sua chamada para libertar o povo de Deus. Também é narrado os primeiros momentos da jornada do povo pelo Deserto, que duraria 40 anos.

Levíticos terceiro Livro da Torá

Levítico em Hebraico é Vayikrá – וַיִּקְרָ֖א- que significa “chamado”. É o terceiro livro da torá. Esse o livro que descreve o chamado do sacerdotes e levitas para o serviço do Senhor. Também nesse livro estão descritos as regras e costumes religiosos, como também alguns códigos civis.

Números quarto Livro da Torá

Número em hebraico é Bemiḏbar – וַיְדַבֵּ֨ר- que significa “no deserto”. É o quarto livro da Torá. Ele narra a trajetória do povo desde o recebimento das leis no Monte Sinai. Também é uma espécie de censo onde são contabilizados o povo e seu crescimento desde que saíram do Egito.

Deuteronômio último Livro da Torá

Deuteronômio em hebraico é Devārīm – הַדְּבָרִ֗ים- que significa “palavras”. Também conhecido como “segunda lei”, o que dá origem ao nome deuteronômio em português. É o quinto e último livro da Torá. Nele estão as últimas instruções para o povo antes da morte de Moisés e da tomada da terra prometida.

Todas essas informações só comprovam o quanto a Torá é importante para a tradição judaico-cristã. Seja por ser o início da Bíblia, por trazer a história de um grande profeta como Moisés, por ser fundamental na formação da identidade do povo judeu e também por seu precioso conteúdo que revela a relação de Deus com a humanidade.

A inegável o valor desses livro não só para os judeus, mas para todos que creem no Deus de Israel.

Quer Aprender Hebraico Bíblico? Veja isso

Se você realmente gostaria de aprender hebraico mas não tem muito recurso financeiro, nem tempo para ir a uma escola.

Recentemente foi Lançado o Curso Hebraico Bíblico (TSADE) um método que ensina hebraico bíblico a todos que desejam aumentar seu conhecimento bíblico. Nesse curso você aprende o idioma que a bíblia foi escrita. Para saber mais clique no botão abaixo e comece aprender hebraico hoje.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.