Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
NEEMIAS
Início » Histórias da Bíblia » História de Neemias, quem foi Neemias?

História de Neemias, quem foi Neemias?

Neemias foi um governador de Jerusalém responsável por ações muito importantes. Todos seus feitos é contado na Bíblia no livro de Neemias.

historia-de-neemias

Como você já sabe, Neemias foi um grande governador de Jerusalém, e teve algumas ações muito importantes como reconstruir os muros da cidade,lutar pela reforma social e também motivar o povo a obedecer a Deus.

Neemias reconstrói os muros de Jerusalém

Neemias ficou sabendo através de seu irmão, que Jerusalém estava sofrendo muito com a miséria e que os muros continuavam derrubados. Neemias orou e jejuou pelo povo, depois pediu permissão ao rei para ir até Jerusalém e reconstruir os muros daquela cidade.

Aprenda aqui: Como jejuar e como orar

O rei, além de permitir que Neemias fosse, lhe deu tudo o que ele precisava para a construção. Neemias chegando a Jerusalém observou o muro caído e montou um plano de construção, ele mostrou esse plano aos Israelitas.

Todos concordaram com o plano de Neemias, e dividiram o povo em grupos. Cada grupo ficou responsável pela construção de uma parte do muro, assim construíram em pouco tempo.

Neemias passou por desafios

Neemias passou por grandes desafios,um deles foi que 3 pessoas não concordaram com o que estava acontecendo. Essas 3 pessoas eram : Sambalate, Gesén e Tobias, eles eram de outros povos e não queriam que os Israelitas se tornassem independentes. No começo eles zombavam do trabalho feito, mas depois com ódio decidiram se aliar para atacar Jerusalém.

Neemias sabendo sobre o possível ataque, preparou o povo para lutar e colocou vigias no muro. Os três homens souberam que os Israelitas estavam preparados e desistiram de lutar.

Eles perceberam que Neemias era a “força” por trás daquela obra, por isso tentaram intimidá-lo mas Neemias não teve medo e nem fugiu. Tentaram difamá-lo inventando histórias sobre ele, montaram até emboscadas para Neemias morrer, mas ele nunca caiu.

Um outro desafio que Neemias enfrentou foi a desigualdade social. Os Israelitas mais ricos estavam abusando dos mais pobres, cobrando juros altíssimos e até levando alguns como escravos. Diferente dos outros governadores, Neemias viveu de forma modesta e fez os ricos devolverem tudo o que tinham tirado dos pobres.

Final da construção

O muro terminou de ser construído em mais ou menos 52 dias e para celebrar, Neemias juntou todo o povo e leu e lhes explicou a palavra de Deus. O povo se arrependeu de seus pecados e pediu perdão a Deus. Juntos decidiram adorar somente a Deus e tirar toda idolatria de seus corações.

Houve uma grande festa em comemoração da reconstrução do muro, e o povo abençoou com muitas contribuições para o trabalho no templo.

Neemias ainda governou Jerusalém por um bom tempo, aproximadamente 12 anos, depois voltou para o rei da Pérsia. Depois de um tempo, ele voltou para Jerusalém e realizou mais reformas pois o povo tinha se desviado. Neemias dedicou sua vida o tempo todo para Deus e nunca tolerou injustiça entre os povos.

Neemias foi um homem de exemplo, íntegro, honesto e sempre disposto a ajudar. Ele sempre foi um homem de oração e por isso Deus sempre o abençoou em todo trabalho realizado. Mesmo com tantos desafios, ele nunca perdeu sua fé, sua humildade e bondade. Ele foi um grande líder.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Cadastre-se e Receba


3 Aulas Gratuitas para aprender Hebraico bíblico e Cultura judaica