Projeto Gospel. Aprenda tudo sobre Teologia!

Historia de moises, quem foi moises?

A grande pergunta é, ” Quem foi Moisés ? Moisés foi um grande líder de Israel, que tirou seu povo da grande escravidão do Egito. Moisés foi concebido por Deus os Dez Mandamentos. E foi aquele que preparou os hebreus para a conquista de Canaã. Acredita-se que foi Moisés que escreveu Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

quem-foi-historia-de-moises

Historia de Moisés – Resumida

A história de Moisés começa no capítulo 2 do livro de Êxodo,ele foi um homem escolhido por Deus para tirar o povo do Egito.

Na época que Moisés nasceu, Faraó,um rei que governava Egito estava com medo de uma revolta pois o povo de Israel só aumentava, por isso ele passou uma ordem, que todos os bebês israelitas homens que nascessem deveria ser mortos. A mãe de Moisés não queria ver seu filho ser morto, assim , colocou ele em um pequeno cesto na beira de um rio com esperança de que alguém o encontrasse.

Aconteceu que a filha de Faraó estava tomando banho no rio e encontrou o cesto, aconteceu que ela ficou com muita dó e resolveu ficar com a criança, mas ela precisava de alguém para amamentar, foi então que Miriam, irmã de Moisés se ofereceu para encontrar alguém que pudesse cuidar do bebê, e sem que a filha de Faraó soubesse, ela trouxe a mãe de Moisés para que pudesse cuidar dele.

Quando Moisés cresceu, foi devolvido a filha de Faraó, que colocou esse nome pois das águas havia sido tirado.

Muita coisa aconteceu na vida Moisés, e ele descobriu que não era filho da filha de Faraó, e se revoltou quando viu um Egípcio  ferindo um Hebreu, assim ele matou esse Egípcio, fazendo com que Faraó ficasse contra ele, então Moisés fugiu para que não fosse morto.

Mas Deus já tinha preparado o destino de Moisés e depois de algum tempo, apareceu para ele na sarça ardente “um tipo de árvore pegando fogo, mas que não queimava”. E então Deus ordenou Moisés a voltar ao Egito e a convencer Faraó a libertar o povo de Israel.

 

 

 

 

Deus sabia que isso não ia ser fácil,então Ele deu a Moisés sinais de que ele não estava só, Deus estaria com ele, e estes sinais serviriam para que o povo e Faraó acreditassem que o que Moisés dizia era verdade.

Chegando à Faraó, Moisés conforme Deus mandou,lançou sua vara no chão e ela se transformou em uma cobra, então Faraó chamou seus feiticeiros, que fizeram o mesmo, mas a cobra de Moisés engoliu as cobras dos feiticeiros. Mas isto não convenceu Faraó, que não acreditou em Moisés e mandou aumentar o castigo sobre o povo de Israel.

Moisés continuou tentando convencer Faraó usando os sinais de Deus, que desta vez lançou pragas sobre o Egito. E só assim o coração de Faraó amoleceu e deixou o povo de Israel sair do Egito, e para comemorar Deus ordenou ao povo de Israel que fosse feita uma festa em forma de culto de agradecimento.

Com tudo isso, Faraó ainda não se rendeu e perseguiu o povo de Israel até cerca-los em frente ao Mar Vermelho. Então, mais uma vez Deus agiu, abrindo o Mar para Seu povo passar e fechando novamente quando o exército de Faraó tentou atravessar, matando todos os seus soldados afogados.

Moisés seguiu a missão de levar o povo de Deus até a terra prometida e muita coisa ainda aconteceu em sua história, como os 10 mandamentos dados por Deus, a rocha que verteu água, o maná que caiu do céu e muito mais.

Comentarios

Comentarios

Artigos relacionados