Início » Histórias da Bíblia » Historia de Davi, Quem foi Davi?

Historia de Davi, Quem foi Davi?

A historia de Davi é muito conhecida, ele foi o homem escolhido por Deus para liderar seu povo. A história dele começa a ser contada nos capítulos de 1 e 2 Samuel e com certeza ele foi um homem muito usado por Deus.

quem-foi-davi-e-qual-sua-historia

Quem foi Davi?

Davi era o caçula de Jessé, pertencia a tribo de Judá e era neto de Rute e Boaz. Ele nasceu em Belém, e seu pai era um homem muito rico e respeitado na cidade.

De acordo com a Bíblia, Davi era ruivo (1 Samuel 16:12), e ele foi treinado para ser pastor de ovelhas, a Bíblia afirma que Davi exercendo essa profissão, muitas vezes teve que enfrentar ursos e leões.

Davi é citado pela primeira vez na Bíblia quando o profeta Samuel visitou a sua casa. Samuel era responsável por encontrar um substituto para o antigo rei de Israel, e Deus havia falado para Samuel que esse substituto era um dos filhos de Jessé.

Samuel entrevistou todos os irmãos de Davi, e nenhum foi o escolhido por Deus, até que chamaram Davi que estava cuidando das ovelhas para ser entrevistado. Depois de ser apresentado Deus confirmou que ele era o escolhido, e a partir desse dia ele foi ungido pelo Espírito Santo de Deus.

Davi e Golias

Davi havia saído de casa para levar alimento aos seus irmãos, quando viu uma multidão e observou que tinha um gigante chamado Golias que era do povo filisteu desafiando o povo de Israel a lutar, o vencedor determinaria o resultado da batalha.

Essa batalha já durava quarenta dias e ninguém havia sido escolhido para lutar contra o gigante, já que parecia impossível alguém vencê-lo.

Davi se ofereceu para lutar contra o gigante e recebeu a melhor armadura para se proteger, mas recusou pois não conseguia nem andar de tão pesada que era. Depois de recusar a armadura e ir sem proteção nenhuma Davi pegou um estilingue e uma pedra e atirou contra Golias, a pedra acertou na cabeça do gigante que morreu na hora.

Davi venceu essa batalha, e mostrou que Deus estava com ele, por isso ele era forte diante daquele gigante.

Como Fazer um Propósito com Deus?

A inveja de Saul contra Davi

Depois da vitória de Davi contra Golias, ele se tornou amigo de Jônatas, filho do rei Saul, conforme a Bíblia, uma amizade íntegra e sincera (1 Samuel 18:1-4).

Nesse mesmo tempo, Davi se tornou o favorito do povo, faziam músicas em homenagem a Davi, foi quando o rei Saul ficou com inveja e tentou varias vezes matar Davi. Tudo isso pela popularidade que Davi tinha entre o povo.

E isso era verdade, e Jônatas reconheceu que os planos do Senhor incluíam Davi como rei de Israel (1 Samuel 23:16-18)Jônatas até tentou apaziguar a ira e inveja de seu pai contra Davi, mas não deu certo e Davi precisou fugir.

Davi fugiu e encontrou abrigo em Nobe, onde garantiu alimento e abrigo para sua jornada ate a cidade de Gate, e foi nessa cidade que recebeu treinamento para se tornar um guerreiro. Davi foi aos poucos conquistando os clãs de Judá que gostavam do rei Saul enquanto ele estava vivo.

Davi rei de Israel

 

Após a morte do rei Saul e deu seu filho que tinha sido seu substituto, Davi se tornou rei das doze tribos de Israel. Davi construiu seu palácio em Monte de Sião e também várias outras construções muito importantes.

Davi conquistou muitas vitórias contra os edomitas, moabitas, amonitas e vários outros povos. Davi também construiu várias estradas, fortaleceu o comércio e trouxe muita prosperidade para o povo de Israel.

Estudos Bíblicos

Pecado do rei Davi

Foi no tempo de muita prosperidade no reino de Israel que Davi pecou e sentiu as consequências mais pesadas de seu pecado.
Davi praticou adultério com Bete-Seba e conspirou a morte de Urias, esposo da mulher.

Davi se casou com Bete-Seba e se arrependeu verdadeiramente de seu pecado, Deus o perdoou mas não deixou passar as consequências. Bete-Seba engravidou de Davi e deu a luz a Salomão, o herdeiro do trono de Israel.
As consequências puderam ser vistas claramente na sequência da história de Israel.

Davi no novo testamento

O rei Davi foi citado inúmeras vezes na Bíblia, não só no antigo testamento como no novo testamento também.

No livro de Apocalipse por exemplo quando Jesus disse: “Eu sou a raiz e geração de Davi” (Apocalipse 22:16).

A história mais conhecida de quem foi Davi está registrada no livro de Atos , onde está escrito que Davi era um homem conforme o coração de Deus (Atos 13:22).

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.