Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Início » Histórias da Bíblia » História dos Hebreus

História dos Hebreus

Encontramos a história dos hebreus quando lemos especialmente o Antigo Testamento do cânon bíblico, pois a história deles está exposta ali. Um contexto amplo e complexo. O Antigo Testamento originalmente está escrito em hebraico e a partir dele traduzido às línguas das nações.

historia-dos-hebreus

Quem são os Hebreus?

Quando você ouvir alguém falar sobre o “povo hebreu” entenda que a pessoa está se referindo exatamente a Abraão, José, Moisés, entre outros, pois veja essas menções bíblicas para refrescar a nossa memória:

  1. “Contudo, veio um, que escapara, e deu a noticia a Abrão, o hebreu, este habitava junto aos carvalhais de Manre, o amorreu. Manre e seus irmãos Escol e Aner eram aliados de Abrão” – Gênesis 14.13.
  2. “Então, contou-lhe a sua versão da história: Aquele escravo hebreu que nos trouxeste aproximou-se de mim para me insultar” – Gênesis 39.17 – Palavra da mulher de Potifar sobre José.
  3. “Abrindo-o, viu a criança, era um lindo menino e chorava. Enternecida, declarou: É filho dos hebreus” – Êxodo 2.6 – Referindo à Moisés que foi deixado no Nilo.

A História dos Hebreus…

A história dos hebreus está marcada por fatos importantes na história do povo de Deus. O próprio Deus fez uma aliança com os patriarcas deles: Deus fez uma aliança com Abraão: “Olha para os céus e conta as estrelas, se é que pode contar.Será assim a tua posteridade” (Gênesis 15.5).

Uma aliança que se estende de geração após geração com fidelidade sendo vista e conhecida no decorrer da história. Em tempo, o Deus Eterno até nos nossos dias faz alianças com pessoas normais, assim como Abraão era e conta a sua história através delas.

Olhando para a história, entende-se que Abraão foi o responsável primórdio pela ocupação dos hebreus à região de Canaã, terra em que eles habitavam com outros povos, contudo consta que eles passaram por uma crise de seca e se migraram para o Egito onde foram perseguidos pelos faraós.

Foi nesse período que se conhece o milagre da abertura do mar para o povo hebreu passar e assim escapar da perseguição do Faraó mostrando mais uma vez a fidelidade do Deus Eterno para com o seu povo.

O Moisés liderou o exilio do povo das mãos dos egípcios, sim o menino hebreu resgatado ÀS margens do Rio Nilo num momento em que a ordem de Faraó era para que fossem mortos os meninos nascidos no seu tempo.

Após esse período, vemos na história que os hebreus se organizaram em tribos, as doze tribos, que eram liderados pelos seus patriarcas pós conquista da terra prometida. Foi nesse tempo em que a figura dos juízes aparecem na história, entre as figuras mais conhecidas entre os juízes está a de Debora.

Na sequencia apareceram os reis, entre as figuras mais conhecidas está de o Davi. Foi pelos reis que o Templo em Jerusalém foi construído, Salomão.

Por fim, após períodos de guerras entre povos e vitórias dos hebreus, houve uma perda e consequente cativeiro por Nabucodonosor que depois resultou na soltura e retorno as terras de origem. Este é o resumo da história dos hebreus.

[Total: 2    Média: 4.5/5]

Adicionar comentário

Aprender a Bíblia? Veja Isso

GRATUITO