Projeto Gospel. Aprenda tudo sobre Teologia!

História dos Hebreus

Para podermos contar a historia dos Hebreus é necessário saber que eles são conhecidos como os israelitas ou judeus antepassados do povo Judeu os Hebreus tem uma historia marcada por migrações e pelo monoteísmo.

Existem muitas informações sobre a historia dos Hebreus que estão baseadas na primeira parte do texto da bíblia e o antigo testamento que foi escrito com base na tradição dos hebreus.

historia-dos-hebreus

Há interpretação feita por este povo da origem do mundo e de muitas das normas éticas e morais que deu a toda a sociedade, por isso convém ressaltar que estes textos são mesmo repletos de símbolos e sua interpretação é bem difícil.

A Historia dos Hebreus

Seguindo a historia dos hebreus segundo a tradição o patriarca Abraão fundador de toda a nação hebraica, acabou recebendo de Deus a missão de migrar para Canaã onde é a terra dos cananeus que depois seria conhecida como a palestina onde esta localizada hoje é o estado de Israel.

Logo após passarem por um período na terra dos cananeu os hebreus foram para o Egito onde viveram em 300 e 400 anos e acabaram se tornando escravos, a partir dai a sua historia começa a ganhar um grande destaque partindo do momento em que resolvem sair do Egito tudo sobre a liderança de Moises e voltar a Canaã.

Aproximadamente em 1530 a.c., sobe a liderança de Moises os hebreus teriam fugido da escravidão que sofriam no Egito o que dentro do relato bíblico foi possibilitado pela famosa abertura do mar vermelho.

A população hebraica era organizada em vários clãs patriarcais sendo dividas em tribos seminômades e estas tribos familiares dedicavam-se na criação de gado nas pastagens próximas e oásis espalhados pelo deserto da Arábia.

Pela influencia de suas crenças religiosas os hebreus seguiam uma liderança de homens que eram escolhidos pelo próprio Deus Jeová, pois se consideravam uma nação santa e deveriam expandir a sua população por toda a terra e por este detalhe as suas famílias era muito numerosas e possuíam muitos integrantes.

As mulheres tinham o papel de criar os filhos e manter o lar, enquanto os homens tinham a sua função de administrar a tribos e obter o sustento das famílias.

Logo após a morte de Moises, os hebreus conseguiram chegar a palestina e sobe a liderança de Josué que acaba cruzando o rio Jordão e conseguindo combater os cananeus que naquele momento habitavam a terra prometida.

Assim a historia dos hebreus segue com o povo hebreu habitando e se estabelecendo na palestina, nesta época o povo hebreu estava dividido em 12 tribos, os 12 filhos dos que viviam em clãs compostos pelos patriarcas, seus filhos, mulheres e trabalhadores não livres.

→ Veja Também: Bíblia em Áudio

A união das doze tribos era muito difícil de ser mantida, isso por que os juízes tinham um poder temporários mesmo com uma unidade cultural, havia muita divisão politica entre todas as tribos e desta forma foi preciso estabelecer uma unidade politica e isso foi conseguido através da centralização do poder na mão de um monarca um grande Rei que seria escolhido por Deus para poder governar.

Livro Historia dos Hebreus

Esse livro é muito bom, relata detalhadamente a história dos hebreus, aconselho a todos que querem se aprofundar no conhecimento.

→ CLIQUE AQUI  e adquira o livro hoje mesmo ←

 

 

Evolua Ministerialmente

Copyright© 2014-2017 | Projeto Gospel. Todos os direitos reservados