Início » Histórias da Bíblia » Faraó Morreu no Mar Vermelho ou Não?

Faraó Morreu no Mar Vermelho ou Não?

Para começarmos é necessário saber que recebemos muitas perguntas sobre se o Faraó Morreu no mar vermelho ou não, esta grande dúvida, mas para termos uma resposta bíblica precisamos analisar os fatos escritos na bíblia, portanto vamos ver o desfecho mais a seguir.

O texto principal que fala sobre a perseguição do povo israelita e a travessia do mar vermelho esta baseada e relatada no texto de Êxodo 14: 1-30 onde conseguimos perceber que nesta narrativa o Faraó sai juntamente com o seu exercito escolhido de 600 carros em perseguição aos israelitas.

Assim fica muito claro que o Faraó acabou saindo liderando o seu exercito em toda esta perseguição cujo seu objetivo era de trazer os israelitas novamente a prisão a escravidão, mas será que Faraó Morreu no Mar Vermelho ou não?

farao-morreu-no-mar-vermelho-ou-nao

Segundo a História

O texto em Êxodo não nos fala com muita precisão se o Faraó objetivamente entrou no mar vermelho atrás do povo de Israel, mas assim diz

“Os egípcios que os perseguiam entraram atrás dele, todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavalarianos, até ao meio do mar” (Êxodo 14:23).

Também não conseguimos ter uma menção muito objetiva de que claramente o Faraó tenha mesmo sido engolido pelas águas quando desabaram sobre os egípcios em Êxodo 14:28 diz assim

”E, voltando as águas, cobriram os carros e os cavalarianos de todo o exercito de Faraó, que os haviam seguido no mar; nem ainda um deles ficou”.

Se considerarmos o fato isoladamente a narrativa em Êxodo não consegue nos dar elementos concretos para que possamos afirmar com toda a certeza que o Faraó tenha mesmo morrido na travessia do mar vermelho.

Mas causa muito estranheza pelo fato dele vir com todo o seu exercito e em no momento mais esperado por todos os egípcios que era de poder perseguir de perto e capturara novamente o povo Israelita, o Faraó para de liderar o seu exercito simplesmente por todo o caminho.

Era muito comum mesmo os Reis e Faraós liderarem os seus exércitos neste tipo de campanha para guerra, mas ao mesmo tempo causa uma grande estranheza Moises não conseguir registrar a morte do seu principal inimigo e inimigo do povo de Deus naquele momento.

→ Veja Também: O que é pentecostes?

Será que por não ter visto se o Faraó foi realmente tragado pelas águas, isto é uma possibilidade no cântico de Moisés registrado em Êxodo 15 também não consegue relatar a morte do Faraó “Lançou no mar os carros de Faraó e o seu exercito; e os seus capitães afogaram-se no mar vermelho”.

Já por outro lado podemos considerar que em outro texto bíblico já fala sobre a vitória do povo Israelita sobre os egípcios na menção nos

“Mas precipitou no mar vermelho a Faraó e ao seu exercito, por que a sua misericórdia dura para sempre”. Salmos 136:15

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Redes Sociais

Recomendação da Semana