Projeto Gospel. Aprenda tudo sobre Teologia!

Faraó Morreu no mar vermelho ou não?

Para começarmos é necessário saber que recebemos muitas perguntas sobre se o Faraó Morreu no mar vermelho ou não, esta grande dúvida, mas para termos uma resposta bíblica precisamos analisar os fatos escritos na bíblia, portanto vamos ver o desfecho mais a seguir.

O texto principal que fala sobre a perseguição do povo israelita e a travessia do mar vermelho esta baseada e relatada no texto de Êxodo 14: 1-30 onde conseguimos perceber que nesta narrativa o Faraó sai juntamente com o seu exercito escolhido de 600 carros em perseguição aos israelitas.

Assim fica muito claro que o Faraó acabou saindo liderando o seu exercito em toda esta perseguição cujo seu objetivo era de trazer os israelitas novamente a prisão a escravidão, mas será que Faraó Morreu no Mar Vermelho ou não?

farao-morreu-no-mar-vermelho-ou-nao

Segundo a História

O texto em Êxodo não nos fala com muita precisão se o Faraó objetivamente entrou no mar vermelho atrás do povo de Israel, mas assim diz

Os egípcios que os perseguiam entraram atrás dele, todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavalarianos, até ao meio do mar” (Êxodo 14:23).

Também não conseguimos ter uma menção muito objetiva de que claramente o Faraó tenha mesmo sido engolido pelas águas quando desabaram sobre os egípcios em Êxodo 14:28 diz assim

E, voltando as águas, cobriram os carros e os cavalarianos de todo o exercito de Faraó, que os haviam seguido no mar; nem ainda um deles ficou”.

Se considerarmos o fato isoladamente a narrativa em Êxodo não consegue nos dar elementos concretos para que possamos afirmar com toda a certeza que o Faraó tenha mesmo morrido na travessia do mar vermelho.

Mas causa muito estranheza pelo fato dele vir com todo o seu exercito e em no momento mais esperado por todos os egípcios que era de poder perseguir de perto e capturara novamente o povo Israelita, o Faraó para de liderar o seu exercito simplesmente por todo o caminho.

Era muito comum mesmo os Reis e Faraós liderarem os seus exércitos neste tipo de campanha para guerra, mas ao mesmo tempo causa uma grande estranheza Moises não conseguir registrar a morte do seu principal inimigo e inimigo do povo de Deus naquele momento.

→ Veja Também: O que é pentecostes?

Será que por não ter visto se o Faraó foi realmente tragado pelas águas, isto é uma possibilidade no cântico de Moisés registrado em Êxodo 15 também não consegue relatar a morte do Faraó “Lançou no mar os carros de Faraó e o seu exercito; e os seus capitães afogaram-se no mar vermelho”.

Já por outro lado podemos considerar que em outro texto bíblico já fala sobre a vitória do povo Israelita sobre os egípcios na menção nos

Mas precipitou no mar vermelho a Faraó e ao seu exercito, por que a sua misericórdia dura para sempre”. Salmos 136:15

Adicionar comentário

Quer Memorizar a Bíblia?

Veja como você pode Memorizar Milhares de Versículos Bíblicos. Clique Aqui e conheça esse método.

Mais Vistos Nos Últimos Dias

Copyright© 2014-2018 | Projeto Gospel. Todos os direitos reservados