Projeto Gospel. Aprenda tudo sobre Teologia!

História de Jacó, quem foi Jacó?

A história de Jacó é uma das mais conhecidas da Bíblia. Ele é o filho gêmeo mais novo de Isaque e Rebeca, e neto de Abraão. Esses três homens juntos, formam o trio patriarca dos Judeus.

historia-de-jaco-quem-foi

Jacó

O nascimento de Jacó está na Bíblia, no livro de Gênesis 25:21-28. Jacó era filho de Rebeca e Isaque e neto de Sara e Abraão. Sua mãe Rebeca, assim como sua vó Sara, era estéril e esperou durante anos para ter um filho, e seu marido Isaque clamou ao Senhor em oração pela sua esposa. E assim o Senhor ouviu Isaque e lhe deu os gêmeos Jacó e Esaú.

Jacó e Esaú

Naquela época, o primogênito herdava pelo menos o dobro das posses de seu pai, e mais alguns privilégios, entre eles o poder de chefe social e religioso da família.
Esaú nasceu primeiro, o que lhe dava o título de primogênito. Mas antes mesmo do nascimento, Deus, com sua sabedoria e poder já havia determinado que Jacó herdaria a promessa.

Quando Isaque, seu pai estava velho e cego, ele chamou Esaú que era o primogênito para lhe abençoar e lhe transmitir a benção patriarcal, e pediu que Esaú saísse para caçar e fizesse o prato preferido dele.
Quando Esaú saiu, Jacó enganou seu pai, se vestiu como Esaú e foi para tomar a benção, que lhe foi dada.

Ele aproveitou da cegueira de seu pai. E quando Isaque descobriu, não poderia fazer mais nada, a benção não poderia ser retirada.

Os filhos de Jacó

Jacó se apaixonou por Raquel, e trabalhou por 7 anos para poder se casar com ela. No dia do casamento, Labão, pai de Raquel entregou sua outra filha, chamada Lia. Quando Jacó descobriu ficou furioso, mas concordou se casar na outra semana e em troca trabalharia mais 7 anos para Labão.

Jacó no total teve 12 filhos. Com Lia foram 6, Raquel era estéril mas entregou sua serva Bila como concubina, e teve mais 2. Depois Lia por rivalidade entregou a Jacó sua serva Zilpa, com quem teve mais 2.
Por fim, Raquel conseguiu engravidar e teve dois filhos, José e Benjamin.

Raquel morreu no parto de Benjamin, e depois disso, Jacó pegou sua família e se mudou para o Egito. Ele morreu lá e foi sepultado no túmulo de seu avô Abraão e de seu pai Isaque.

Jacó, em toda sua vida levou sua família a adorar somente a Deus, acabando com a idolatria. Ele fez muita coisa errada, mas se concertou com Deus, e sua vida é um exemplo do perdão de Deus.

Aprenda Tudo sobre a bíblia (Formação em Teologia)

Se você tem interesse em aprender a Bíblia e se aprofundar no estudo teológico de uma forma simples, esse MÉTODO foi feito especialmente para você.
Método testado e aprovado por centenas de irmãos que estão sendo abençoados, entendendo muito bem a palavra de Deus após estudar esse método criado pela Universidade da Bíblia.

Clique no link abaixo e tenha acesso a sua formação em teologia e descubra como é bom investir em seu ministério. Chega de ficar parado, de um passo para sua capacitação, seja um Líder, Pastor, Missionário, Diácono, Professor de Escola Dominical, Obreiro ou Membro Formado e embasado na palavra.

" (Oseias 4:6) porque meu povo se perde por falta de conhecimento "

Assista o vídeo agora, clicando na imagem abaixo...e não perca tempo.

<< CLIQUE AQUI >> e confira o Método que recomendo para você ler, entender e aprender a Bíblia Facilmente e sem sofrimento, ainda hoje!!!

Método testado e aprovado por centenas de alunos. Eu testei, aprovei e recomendo para você!

Comentarios

Comentarios