Início » Dinâmicas » Dinâmicas Motivacionais

Dinâmicas Motivacionais

Trabalha com grupos e procura uma dinâmica motivacional? Quer fazer as pessoas enxergarem o melhor da vida com uma atividade interativa? Aprenda aqui algumas dinâmicas de motivação práticas e eficazes.

É sempre bom levar uma mensagem alegre e positiva. Uma reflexão sobre as o que realmente é importante na vida. Para isso nada melhor que usar dinâmicas motivacionais. Elas além de divertidas e levantar o astral, ajudam na assimilação de uma mensagem de forma mais eficiente.

Aqui você irá aprender duas dinâmicas motivacionais para grupos. Continue lendo e descubra como trazer mensagens positivas em forma de brincadeira.

dinâmicas-motivacionais

Dinâmica Motivacional 1 – Proteja seu Sonho

Temas

Foco, determinação, amizade, empatia.

Material

Balões de ar (bexigas), palito de dente.

Quantidade de pessoas

Ilimitado.

Idade

Qualquer idade.

Duração

Depende de quantas pessoas participara. Para um grupo de 10 a 15 pessoas a duração é de em torno de 10 a 15 minutos.

Aplicação

  1. Dê uma bexiga a cada integrante e peça que eles encham e amarre a ponta.
  2. Depois faça um discurso pedindo que eles olhem para o balão e pense neles como o seu maior sonho.
  3. Dê um palito de dente a cada integrante
  4. Logo depois diga que agora eles terão que proteger seu sonho, pois que terminar com o balão intacto ganhará. Faça parecer uma competição.
  5. Dê um tempo para que eles reajam, eles vão começar a estourar o balão um do outro. Você pode preestabelecer um tempo como 5 minutos.
  6. Após o tempo acabar, peça que todos sentem em círculo. Você irá perguntar por que eles estouraram o balão um do outro. Você explicará que a orientação era proteger o sonho, e que se todos tivessem feito isso, todos terminariam com seus sonhos intactos.

Reflexão

Leve-os a pensarem porque para alcançar seus sonhos muitas pessoas veem a necessidade de destruir os dos outros? Pode refletir também sobre a importância em focar em seus próprios projetos e deixar de se preocupar se os projetos dos outros vão dar errado. Você pode fechar a reflexão falando que é mais fácil conquistar os objetivos ou sonhos ajudando um ao outro, ao invés de agir como inimigos.

Dinâmica Motivacional 2 – Vencendo o medo

Temas

Determinação, coragem, enfrentar desafios.

Material

Caixa, papéis picotados, chocolate, um bilhete e aparelho para reproduzir som.

Quantidade de pessoas

Ilimitado.

Idade

Qualquer idade.

Duração

Depende de quantas pessoas participara. Para um grupo de 10 a 15 pessoas a duração é de em torno de 5 a 10 minutos.

Aplicação

  1. Você irá colocar o chocolate na caixa com um bilhete preso a ele com a seguinte mensagem: COMA TODO O CHOCOLATE SOZINHO. Cobrirá com o papel picotado de forma que ao abrir a caixa não dê para perceber o que tem dentro e fechará a caixa.
  2. Ao mostrar a caixa para o grupo, que não deve saber o que tem nela, você criará um suspense. Dirá que tem um desafio muito difícil dentro da caixa.
  3. Organize o grupo em um círculo, comece a tocar a música e peça que passe a caixa. Avise que quando a música parar quem ficar com a caixa na mão será obrigado a cumprir o desafio.
  4. Quando a música parar, peça que o participante que ficou com a caixa abra bem devagar. Ele vai ver os papéis, crie um suspense até que você peça que ele pegue o desafio.
  5. Avise que ele não pode dividir o doce.

Reflexão

Pergunte aos participantes o que eles sentiram durante a dinâmica. Se tiver um quadro, escreva os sentimentos negativos citados por eles. Leve os participantes a refletirem, quantos desafios na vida deixamos de enfrentar por causa do medo ou outro sentimento negativo. Converse com eles que todo grande desafio guarda em si uma grande recompensa. Pode falar dos desafios que Deus dá.

Essas dinâmicas motivacionais podem ajudar muitas pessoas a refletirem sobre a vida. Também trazem uma mensagem de fé, coragem e esperança em relação a vida. Sempre que puder use uma dinâmica motivacional com seu grupo ou alunos. Você estará transformando a vida deles de forma divertida e simples.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.