Início » Curiosidades Bíblicas » Como é o Céu?

Como é o Céu?

É engraçado como alguns sentem saudades de um lugar que ainda não conheceram plenamente. Há muitas pessoas que dizem “eu tenho saudade do céu”. Quando elas falam isso elas estão dizendo que querem muito mais de Deus e conhece-lo totalmente, assim como somos conhecidos, e conhecer tudo o que para seus filhos Ele tem preparado.

O céu, sem delongas, é e perfeita presença do Pai numa santa e extrema comunhão que ninguém ainda pode imaginar garantida para todos os salvos a partir da morte física ou segunda vinda de Cristo.

O céu, lugar da plena comunhão com o Pai, é onde todos os salvos pela graça (Efésios 2.8-9) desejam um dia estar. A “terra” é uma passagem para quem já descobriu a sua verdadeira identidade de filho de Deus (João 1.12).

Quando nós olhamos para a Bíblia notamos que existem vários sentidos para definir a palavra céu, uma mesma palavra com vários sentidos porque vai muito além do que nós podemos concluir. Aqui nós olharemos para figuras que representam o céu segundo a Bíblia, sem resumi-lo ou diminuí-lo, mas para dar ideias que buscam representar o significado de céu, além do “espaço aéreo em que as aves podem voar ou de como firmamento dos luzeiros e das estrelas”

como-é-o-céu

Como é o Céu Segundo a Bíblia

1 – O seio de Abraão: Jesus contou-nos a “Parábola do rico avarento e Lázaro” (Lucas 16.19-31) e ali aparece essa expressão que quer dizer estar guardado, protegido e para sempre consolado, como foi o caso de Lázaro, que segundo Jesus, morreu e foi levado para o “seio de Abraão”. É a ideia do lugar seguro onde irão todos os salvos que morrem “aqui” e aguardam a ressurreição pela segunda vinda de Jesus a se unir com todos os santos em Jesus.

2 – Paraíso: Ligado ao jardim do Éden, de onde vieram os nossos pais, uma representação do paraíso celestial. Quando Jesus estava na cruz, Ele concedeu perdão e salvação a um dos malfeitores que crucificado ao seu lado se arrependeu: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23.43). Refere-se a um lugar de plena felicidade e repouso, entre a morte e a ressurreição. Literalmente a ideia de Paraíso, assim como no inicio de tudo.

3 – Tabernáculo – O tabernáculo era o centro da comunhão com Deus e com o seu povo no Antigo Testamento e chegará o dia em que, finalmente, eternamente, para sempre, essa convivência será perfeita: “Eis o tabernáculo de Deus com os homens, Deus habitará com eles. Eles serão o povo de Deus, e Deus mesmo estará com ele” (Apocalipse 21.3).

4 – O céu como verdadeira pátria do crente: O cristão será sempre um peregrino em busca da pátria celestial. “Todos estes ainda viviam pela fé quando morreram. Eles não receberam as promessas, viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria. Se estivessem pensando naquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar. Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, uma pátria celestial” (Hebreus 11,13-14). É a ideia de voltar para verdadeira casa.

5 – Cidade – O céu é projetado sob a figura de uma gloriosa cidade. A cidade escolhida para representação é Jerusalém. A Jerusalém celeste, a cidade santa, é o céu como cidade, a cidade que nenhum vicio contaminará, nela não haverá assalto, nem qualquer tipo de violência (Apocalipse 21.1-2).

6 – O céu também é descrito na Bíblia como grande casa – “Na casa de meu pai há muitas moradas, se não fosse assim, Eu o teria dito a vós. Portanto, vou para lá preparar lugar” (João 14.2). Uma casa eterna.

7 – O céu também é visto na figura de família – A grande família de Deus, um dia estarão todos reunidos num santo lugar totalmente restaurado, hoje já tem outra parte da família que já está “morando no céu” (seguros em Deus). “Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mateus 12.50).

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.