Projeto Gospel. Aprenda tudo sobre Teologia!
Início » Perguntas » Quais são os 10 mandamentos?

Quais são os 10 mandamentos?

Todo mundo em algum momento da vida ouviu falar sobre os 10 mandamentos, mas você sabe, de fato, quais são os 10 mandamentos e onde encontra-los?

os-dez-mandamentos

“Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados” (1 João 5: 3)

Os Dez Mandamentos de Moisés

Os 10 mandamentos, são as leis que Deus nos deu através de Moisés, no Monte Sinai, escritos em duas tábuas de pedra (conhecidas também como as tábuas da lei), que foram colocadas dentro da Arca da Aliança. Podemos encontra-los na Bíblia em Êxodo 20:2-17 e Deuteronômio 5:6-21 e são:

  1. O Senhor é o teu único Deus; não terás outros deuses
  2. Não farás para ti nenhum ídolo para adorar
  3. Não tomarás o nome de Deus em vão
  4. Guardarás o sétimo dia para Deus; não trabalharás nesse dia
  5. Honra teu pai e tua mãe
  6. Não matarás
  7. Não adulterarás
  8. Não furtarás
  9. Não darás falso testemunho contra alguém
  10. Não cobiçarás o que pertence a outro

Hoje sabemos que alguns desses mandamentos estão enraizados na sociedade, ouvimos muito, por exemplo, que devemos honrar pai e mãe e não usar o nome de Deus em vão, mas não devemos apenas saber o que são ou onde estão localizados na bíblia, na verdade precisamos leva-los para o nosso dia a dia, assim ficamos mais perto de Deus, seguindo o seu caminho como Ele sempre quis e também dando valor e amando o próximo.

Algumas pessoas dividem os mandamentos entre o amor a Deus e amor ao próximo. Os quatro primeiros mandamentos seriam formar de honrarmos e amarmos Deus, nos aproximando Dele.

O maior Mandamento

Respondeu Jesus: 

Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”. (Mateus 22:37-40)

Nessa passagem Jesus reafirma que o maior mandamento que devemos ter é amar a Deus sobre todas as coisas, por isso, hoje em dia unimos esse mandamento com aquele que antes era considerado o primeiro “O Senhor é o teu único Deus; não terás outros deuses”, assim, sendo único devemos todo o nosso amor a ele, como Jesus veio nos mostrar.

Devemos continuar seguindo os 10 mandamentos?

Muitas leis dadas por Deus que aparecem no Antigo Testamento não são mais válidas, não refletimos mais sobre nossas atitudes pensando nelas, por isso muitos questionam se devemos ou não continuar seguindo os 10 mandamentos. A resposta é simples: sim, devemos. Essas Leis que Moisés nos trouxe são a base para muitas leis que os homens fizeram, como “não matar” e o amor e a caridade pelo próximo e por Deus devem ser a base para todos os nossos dias.

Com esses mandamentos em mente podemos ter uma vida mais próxima de Deus e do que Ele quer de nós, sermos pessoas cada vez melhores e seguindo o caminho do bem a cada dia que passa.

Mais Vistos Nos Últimos Dias

Aprender a Bíblia? Veja Isso

Copyright© 2014-2018 | Projeto Gospel. Todos os direitos reservados

Quer Memorizar centenas de Versículos Bíblicos Com Facilidade?

Clique no Botão Laranja Abaixo e Cadastre Seu Email
para conhecer os detalhes desse Incrível método.