Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Início » Significados Bíblicos » O que Significa Atalaia

O que Significa Atalaia

A palavra Atalaia significa “aquele que vigia, sentinela”. E a palavra sentinela significa “soldado armado que guarda um posto, individuo isolado que está de vigia, atua para guardar e velar por algo”.

significado-de-atalaia

Significado de Atalaia – Detalhes

Geralmente atalaia ficava posicionado num local elevado e estratégico com visão ampla sobre o território do qual deveria permanecer vigilante, em especial em suas entradas e saídas, e desse local, portanto seria possível observar o avanço inimigo e possíveis perigos para que os avistando com antecedência pudesse avisar a cidade para que se protegesse e não fosse destruída e pega de surpresa, assim pelo menos uma chance teria.

Outras informações dão conta que um atalaia poderia também ficar espalhados pelas ruas das cidades, contudo mesmo não estando em altas torres de vigia, sua função continuava sendo a de vigiar e guardar o território da qual estava responsável.

A Bíblica destaca essa mesma missão responsável dada a um atalaia: “Em verdade, assim me falou o Eterno: ‘Vai, põe de prontidão um atalaia! Ele permanecerá atento e avisará tudo o que se aproximar” – Isaías 21.6 – ou “Então, de repente, eis que o atalaia bradou como um leão: ‘Dia após dia, meu senhor, eu permaneço em pé e atento no posto de sentinela” – Isaías 21.8. Nesses dois versículos, a posição de um atalaia na época continua sendo exatamente a mencionada até aqui.

Biblicamente o termo atalaia pode ter uso literal ou pode ter uso simbólico, tendo em vista que a Santa Palavra se vale de simbologias para melhor e adequadamente passar a mensagem aos destinatários.

Veja Também

O atalaia de Deus

O profeta Ezequiel é um caso que foi levantado por Deus como atalaia e sentinela sobre a Casa de Israel:

“Quanto a ti, ó estimado filho do homem, Eu te constituí por sentinela e atalaia sobre a Casa de Israel, portanto, ouve a Palavra da minha boca e entrega ao povo o aviso que vieres a receber da minha pessoa” – Ezequiel 33.7 

O profeta deveria alertar o povo de Israel sobre seus caminhos e praticas pecaminosa, se o povo fosse avisado, mas não desse ouvido à voz do atalaia, a responsabilidade e culpabilidade estava sobre o povo e o atalaia estava isento de qualquer culpa, contudo se o atalaia não avisasse segundo a orientação de Deus e algum habitante fosse destruído e ferido de morte por sua negligência, o atalaia seria responsável pelo sangue derramado (Isaías 33.5-6).

Conclusão…

Deus conta com pessoas para realizar a sua obra, não porque pessoas exerçam em si mesmas algum poder, mas porque todo o poder está Nele e por Ele somos revestidos para o santo serviço, sem Ele não pode ser feito (João 15.5).

Um atalaia exercia o papel fundamental de alerta e todo o crente em Jesus deve exercer essa mesma função, não carregando em si mesmos os julgamentos próprios do coração humano, mas com humildade alertar pessoas sobre os seus caminhos na Palavra, sustenta-las em oração e ser boca de Deus que sempre tem a direção correta e conhece o caminho do coração humano antes que venha a total destruição, nesse caso o Grande Dia do Senhor.

Portanto, reparta como um atalaia aquilo que você tem recebido do Eterno.

[Total: 1    Média: 5/5]

Adicionar comentário

Publicidade