Início » Significados Bíblicos » O que é uma Sarça Ardente e o que Significa?

O que é uma Sarça Ardente e o que Significa?

A passagem da sarça ardente é muito conhecida entre os cristãos e provavelmente você já viu sua representação em algum filme bíblico.

Para quem não conhece, a sarça ardente era o arbusto que queimava, mas não era consumido pelo fogo. Moisés presenciou a cena enquanto era chamado por Deus para liderar o povo de Israel em busca da libertação da escravidão no Egito.

sarca-ardente-significa

O que é uma Sarça na Bíblia?

Vinda do termo hebraico seneh, sarça como contamos acima é um arbusto. Pela passagem bíblica não é possível dizer qual era sua espécie exatamente, mas considerando a região em que ocorreu o fato, e por etimologicamente a palavra derivar de “espetar” é possível que a sarça seja um arbusto espinhoso, da família das acácias.

Significado Bíblico da Sarça Ardente

A palavra sarça aparece apenas duas vezes na bíblia e em ambos os casos faz referência ao episódio da convocação de Moisés.

São elas:

“E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui” (Êxodo 3:2-4).

“Com os melhores frutos da terra e a sua plenitude, e com o favor daquele que apareceu na sarça ardente. Que tudo isso repouse sobre a cabeça de José, sobre a fronte do escolhido
entre os seus irmãos” (Deuteronômio 33:16).

Moisés e a Sarça Ardente

O grande personagem bíblico ligado a sarça é Moisés. No capítulo 3 de Êxodo é possível encontrar a história que conta que o homem estava cuidando do rebanho de seu sogro até chegar ao monte Horebe, conhecido como o monte de Deus.

Em um certo momento, o anjo do Senhor aparece a Moisés numa chama de fogo no meio da sarça. O homem notou que apesar das chamas o arbusto não se consumia, o que chamou sua atenção e fez com que caminha-se até ela.

Aproximando-se da sarça ardente, Deus chama pelo nome de Moisés e pede que ele tire as sandálias, porque está em um local santo.

Deus revela-se para Moisés, que assustado, esconde o rosto com medo de olhar diretamente para o Senhor. Mas Deus fala com Moisés e conta ao homem que ele foi escolhido para libertar e conduzir o povo de Israel à Terra Prometida.

Curiosidades sobre a Sarça Ardente

Em Êxodo a passagem conta que o Anjo do Senhor apareceu a Moisés, mas a expressão designa o próprio Deus. Algumas vezes no Velho Testamento o termo é usado para referenciar o Senhor.

Também é importante ressaltar que na maioria das vezes que o fogo é utilizado em escrituras, simboliza a presença de Deus, o que reforça ainda mais a afirmação acima.

A sarça ardente representa a autossuficiência de Deus, porque o arbusto não era consumido porque o fogo que estava ali não necessitava de combustível para queimar, a sarça é viva por si mesma, simbolizando a santidade inacessível de Deus.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Redes Sociais

Recomendação da Semana