Início » Hebraico Bíblico » Jesus em Hebraico

Jesus em Hebraico

ATENÇÃO - Sempre desejou aprofundar seus conhecimentos em Teologia? Programa Teologia Para TODOS Inscrições Abertas

Você sabe a origem do nome de Jesus? Você sabia que o nome jesus era muito comum na entre os judeus? Você sabe a origem do nome Jesus em hebraico?

Não há dúvida que o nome de Jesus é o mais lido na bíblia sagrada. Para o cristianismo Jesus é mais que um nome, é uma revelação divina. Porém o nome Jesus não é um nome diferenciado. Pelo contrário era um nome muito popular entre os judeus, pois ele já estava presente na bíblia hebraica.

Nesse artigo falaremos sobre como é o nome de jesus em hebraico, explicaremos seu significado e falaremos sobre como ele aparece no antigo testamento. Continue lendo e aprenda mais sobre esse nome tão importante para fé cristã.

Jesus-em-Hebraico

Nome Jesus em Hebraico Bíblico

  • O nome Jesus em hebraico é Yehoshua (יְהוֹשֻׁ֖עַ)

O nome Jesus em hebraico (yehoshua) é mesmo é traduzido no antigo testamento como Joshua ou Josué. Jesus vem da palavra Jesous ou Iesous que é a transliteração grega de Yeshua, que é a forma abreviada de yehoshua.

Dez homens recebem esse nome, inclusive uma localidade na bíblia tem esse nome também. Por ser um nome bastante frequente na bíblia hebraica, e também por ser o nome de um grande herói hebreu, ele ficou muito popular sendo muito usado pelo povo judeu (Colossenses 4.11; Lucas 3.29).

Hebraico Bíblico

Significado do nome Jesus em Hebraico Bíblico

O nome de Jesus em hebraico está ligado a salvação. A forma abreviada yeshua significa literalmente “Ele deve salvar. A forma original yehoshua significa “javé é a salvação”. Podemos então traduzir o nome de Jesus no hebraico como “Aquele que traz a salvação”.

Por se tratar de um nome próprio não existe tanta dificuldade de se entender o sentido desse termo no texto da bíblia hebraica. Porém você deve estar atento para saber a quem a ao que o texto está se referindo, já que esse é um nome muito comum e usado no texto hebraico.

Uso do nome jesus no antigo testamento

Sobre o nome Jesus no antigo testamento não existe usos variados, já que é um nome próprio. Porém é preciso saber que na bíblia hebraica em nenhum momento o nome vai ser transliterado por Jesus. Jesus é um nome grego e o antigo testamento foi escrito em hebraico. Portanto o nome Jesus em hebraico vai ser reescrito como Josué ou Josua.

Agora você vai conhecer que usava o nome Jesus (Yehoshua) no Antigo Testamento.

Josué, Filho de Num

  • Discípulo e sucessor de Moises, grande general e líder dos Hebreus. Existe um livro na bíblia hebraica dedicado só a sua história e sua relação com Deus. A primeira menção a ele é em Êxodo.

Êxodo 33:11 – E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.

Outros Josué

·         Habitante de Bete-Semes que hospedou a arca da aliança depois que os filisteus devolveram.

1 Samuel 6:18 – “[…] A grande pedra, sobre a qual puseram a arca do Senhor, ainda está até ao dia de hoje no campo de Josué, o bete-semita.”.

·         Sumo sacerdote depois da restauração do templo depois do exilio babilônico e filho de Jeozadaque.

Ageu 2:2 – Fala agora a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e ao restante do povo, dizendo:

  • Governador de Jerusalém na época do rei Josias.

2 Reis 23:8 – “[…]e derrubou os altos que estavam às portas, junto à entrada da porta de Josué, o governador da cidade, que estava à esquerda daquele que entrava pela porta da cidade.[…]

Local ou região de Israel

  • Apesar de não ter sido transliterado como Josué ou Joshua, o Jesuá vem do nome hebraico Yehoshua.

Neemias 11:26 – E em Jesuá, e em Molada, e em Bete-Pelete,

O nome Jesus não foi criado em um momento único. Ele faz parte da história de Israel e de sua relação com Deus.  Jesus que é o próprio Deus, usou um nome tão comum, porém com um significado que traduzia sua missão aqui na terra. Acredito que você pode perceber ai como Deus coloca a grandeza em recipientes simples.

Nesse texto você viu o nome Jesus em hebraico. Também conheceu seu significado e foi apresentado a alguns personagens bíblicos que carregaram esse nome consigo ante do messias de Deus. Com esse conteúdo você pode potencializar suas mensagens e sua leitura dos evangelhos.

Aprender Hebraico Bíblico e Cultura Judaica?

Que tal aprender a Bíblia no idioma que ela foi Escrita? Aprenda tudo sobre a cultura Judaica, conheça o Curso de Hebraico Bíblico Tsade.

Material completo que Levara você a falar hebraico e aumentar seu conhecimento Bíblico.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.