Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada

Início » Hebraico Bíblico » Jesus em Hebraico

Jesus em Hebraico

Você sabe a origem do nome de Jesus? Você sabia que o nome jesus era muito comum na entre os judeus? Você sabe a origem do nome Jesus em hebraico?

Não há dúvida que o nome de Jesus é o mais lido na bíblia sagrada. Para o cristianismo Jesus é mais que um nome, é uma revelação divina. Porém o nome Jesus não é um nome diferenciado. Pelo contrário era um nome muito popular entre os judeus, pois ele já estava presente na bíblia hebraica.

Nesse artigo falaremos sobre como é o nome de jesus em hebraico, explicaremos seu significado e falaremos sobre como ele aparece no antigo testamento. Continue lendo e aprenda mais sobre esse nome tão importante para fé cristã.

Jesus-em-Hebraico

Nome Jesus em Hebraico Bíblico

  • O nome Jesus em hebraico é Yehoshua (יְהוֹשֻׁ֖עַ)

O nome Jesus em hebraico (yehoshua) é mesmo é traduzido no antigo testamento como Joshua ou Josué. Jesus vem da palavra Jesous ou Iesous que é a transliteração grega de Yeshua, que é a forma abreviada de yehoshua.

Dez homens recebem esse nome, inclusive uma localidade na bíblia tem esse nome também. Por ser um nome bastante frequente na bíblia hebraica, e também por ser o nome de um grande herói hebreu, ele ficou muito popular sendo muito usado pelo povo judeu (Colossenses 4.11; Lucas 3.29).

Hebraico Bíblico

Significado do nome Jesus em Hebraico Bíblico

O nome de Jesus em hebraico está ligado a salvação. A forma abreviada yeshua significa literalmente “Ele deve salvar. A forma original yehoshua significa “javé é a salvação”. Podemos então traduzir o nome de Jesus no hebraico como “Aquele que traz a salvação”.

Por se tratar de um nome próprio não existe tanta dificuldade de se entender o sentido desse termo no texto da bíblia hebraica. Porém você deve estar atento para saber a quem a ao que o texto está se referindo, já que esse é um nome muito comum e usado no texto hebraico.

Uso do nome jesus no antigo testamento

Sobre o nome Jesus no antigo testamento não existe usos variados, já que é um nome próprio. Porém é preciso saber que na bíblia hebraica em nenhum momento o nome vai ser transliterado por Jesus. Jesus é um nome grego e o antigo testamento foi escrito em hebraico. Portanto o nome Jesus em hebraico vai ser reescrito como Josué ou Josua.

Agora você vai conhecer que usava o nome Jesus (Yehoshua) no Antigo Testamento.

Josué, Filho de Num

  • Discípulo e sucessor de Moises, grande general e líder dos Hebreus. Existe um livro na bíblia hebraica dedicado só a sua história e sua relação com Deus. A primeira menção a ele é em Êxodo.

Êxodo 33:11 – E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.

Outros Josué

·         Habitante de Bete-Semes que hospedou a arca da aliança depois que os filisteus devolveram.

1 Samuel 6:18 – “[…] A grande pedra, sobre a qual puseram a arca do Senhor, ainda está até ao dia de hoje no campo de Josué, o bete-semita.”.

·         Sumo sacerdote depois da restauração do templo depois do exilio babilônico e filho de Jeozadaque.

Ageu 2:2 – Fala agora a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e ao restante do povo, dizendo:

  • Governador de Jerusalém na época do rei Josias.

2 Reis 23:8 – “[…]e derrubou os altos que estavam às portas, junto à entrada da porta de Josué, o governador da cidade, que estava à esquerda daquele que entrava pela porta da cidade.[…]

Local ou região de Israel

  • Apesar de não ter sido transliterado como Josué ou Joshua, o Jesuá vem do nome hebraico Yehoshua.

Neemias 11:26 – E em Jesuá, e em Molada, e em Bete-Pelete,

O nome Jesus não foi criado em um momento único. Ele faz parte da história de Israel e de sua relação com Deus.  Jesus que é o próprio Deus, usou um nome tão comum, porém com um significado que traduzia sua missão aqui na terra. Acredito que você pode perceber ai como Deus coloca a grandeza em recipientes simples.

Nesse texto você viu o nome Jesus em hebraico. Também conheceu seu significado e foi apresentado a alguns personagens bíblicos que carregaram esse nome consigo ante do messias de Deus. Com esse conteúdo você pode potencializar suas mensagens e sua leitura dos evangelhos.

Aprender Hebraico Bíblico e Cultura Judaica?

Que tal aprender a Bíblia no idioma que ela foi Escrita? Aprenda tudo sobre a cultura Judaica, conheça o Curso de Hebraico Bíblico Tsade.

Material completo que Levara você a falar hebraico e aumentar seu conhecimento Bíblico.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana