Projeto Gospel. Aprenda tudo sobre Teologia!

Quem foi Josué? – Veja a História de Josué

Quem foi Josué? Imagine que você é um jovem de aproximadamente 40 anos e que terá que substituir o maior líder da história do seu povo. Essa era a missão de Josué que foi escolhido por Moisés para sucedê-lo e liderar o povo em uma das suas grandes conquistas.

historia-de-Josué

História de Josué

Josué faz parte da nova geração de israelitas que conquistaram a terra prometida, pois a geração anterior a dele vagou no deserto até morrer em função da sua desobediência.

Filho de Num, da Tribo de Efraim, Josué foi ajudante de Moisés. Quando Moisés subiu ao monte Sinai para receber os Dez Mandamentos, Josué foi com ele. Josué também passava muito tempo no tabernáculo do Senhor (Êxodo 33:11). Assim, Josué aprendeu com Moisés como ser um bom líder e se tornou um adorador fiel a Deus.

Josué também se destacou desde cedo como líder militar. Na primeira batalha dos israelitas depois de saírem do Egito, Josué liderou o exército. No deserto, Josué teve uma grande vitória contra os amalequitas (Êxodo 17:11-13).

Quando chegaram à fronteira de Canaã, Josué foi um dos doze espiões escolhidos para observar a terra. Apenas Josué e Calebe creram que Deus lhes podia dar a terra, derrotando os povos fortes que viviam lá (Números 14:6-8). Por isso, todos os outros israelitas adultos morreram durante os 40 anos no deserto. Mas Josué e Calebe entraram na terra prometida.

Quando Moisés estava perto da morte, ele declarou Josué como seu sucessor. Ele impôs suas mãos sobre Josué, que ficou cheio do Espírito Santo de Deus, e todo o povo de Israel o reconheceu como seu líder (Deuteronômio 34:9).

A morte de Moisés

Depois da morte de Moisés, Josué liderou o povo na conquista de Canaã. A primeira grande conquista foi Jericó. Deus parou as águas do rio Jordão e Josué e todo o povo atravessaram em terra seca (Josué 3:15-16). Depois, durante sete dias, os israelitas marcharam em redor de Jericó. No sétimo dia, os muros de Jericó caíram e os israelitas destruíram a cidade.

Vendo o sucesso de Josué, um grupo de reis amorreus se uniu para lutar contra ele. Durante a batalha, Josué orou a Deus e o sol parou no seu lugar durante quase um dia inteiro! Nesse dia, os israelitas tiveram uma grande vitória (Josué 10:12-14).

Depois de muitas guerras e muitas vitórias, Josué reuniu o povo e dividiu a terra entre as tribos de Israel. Cada tribo ficou responsável por eliminar os inimigos restantes de seu território. Josué advertiu o povo a se manter sempre fiel a Deus e renovou a aliança.

Já velho, com 110 anos, Josué morreu

Além de tudo que comumente aprendemos com a história de Josué como “ser forte e corajoso” podemos ver que sua liderança em momento algum se chocou a de Moisés. Josué entendia que não era um líder como Moisés, mas que estava ali com um propósito então por isso deu o seu melhor naquilo que tinha de melhor que era sua organização, estratégia e coragem para realizar e tudo sendo instruído por Deus e com muito temor a Deus.

→ Veja também: Parábola do Bom Samaritano

E foi exatamente isso que ele fez. Em algumas situações tentamos superar aqueles a quem nós sucedemos e esquecemos de dar o que nós temos de melhor por entender que a liderança anterior é o modelo a ser seguido. Que possamos ter a bravura e coragem de Josué para ser um líder melhor naquilo que temos de melhor.

Copyright© 2014-2017 | Projeto Gospel. Todos os direitos reservados