Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Início » Significados Bíblicos » O que Significa Santificação? O que a Bíblia Diz sobre Santidade

O que Significa Santificação? O que a Bíblia Diz sobre Santidade

A nossa missão é fazer discípulos como o próprio Jesus orientou, naquela ocasião aos onze companheiros de jornada, tendo em vista que Judas Iscariotes já havia se suicidado enforcado (Mateus 27.5).

Conhecemos a orientação dada por Jesus na “grande comissão” que está relatada em Mateus 28.19-20, vejamos o que diz ali:

“Portanto, ide e fazei com que todos os povos da terra se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a obedecer em tudo quanto vos tenho ordenado. E assim estarei permanentemente convosco, até o fim dos tempos”.

o-que-significa-santificacao

Com o tempo eu aprendi que só faz discípulos quem é discípulo, pois Deus não fará nada através de você sem que antes tenha feito em você mesmo. Tudo o que acontece fora dessa perspectiva é “meia-verdade” e como “meias-verdades” não existem, então é mentira, não passa duma mascara. A obra do discipulado começa em cada um de nós para então ser reproduzida a tantos outros que Ele, o Senhor, colocar em nosso caminho.

Se tornar discípulo de Jesus não é simplesmente mudar de religião, pelo contrário, é um chamado mais profundo. Jesus quer que nos tornemos outro tipo de pessoa, um tipo de pessoa igual a Ele, Jesus chamou-nos para que estivéssemos com Ele, pois somente a proximidade gera intimidade e na intimidade com Jesus somos transformados. Ser discípulo de Jesus é caminhar com Ele bem de perto.

Jesus é santo e o maior exemplo de santidade está Nele, nós conhecemos lendo a Palavra, portanto ser discípulo de Jesus é ser transformado continuamente mais parecido com Ele (santificação), é ser convidado a viver uma vida diferente, uma vida na contra mão do mundo, uma vida de santidade.

O Pr. Ed René Kivitz, no seu livro devocional “Talmidim – O passo a passo de Jesus”, conta-nos uma pequena história: “Os meninos de Israel começavam a estudar a Torá aos 6 anos.

A Torá era a lei de Moisés, o Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia. Os rabinos antigos tinham um ditado para os meninos talmidim: ‘Cubram-se com a poeira dos pés de seu rabino’. Um talmidim deveria seguir seu mestre tão de perto, andando bem atrás dele, a ponto de, ao final do dia, estar coberto com a poeira dos pés do rabino.

O que os rabinos estavam querendo dizer é o seguinte: ‘Observe atentamente, ouça com atenção tudo o que seu mestre diz, não perca nenhum detalhe da vida de seu mestre, porque ele, o seu rabino, é o modelo de homem que você está se tornando’.

Essa é a essência do discipulado de Jesus. Seguir Jesus implica prestar atenção Nele, olhar atentamente para tudo o que Ele faz, ouvir o que Ele diz, perceber os milagres que Ele realiza, imaginar e dar atenção à maneira como Jesus se relaciona com o Pai, como fala com Ele, porque a grande ambição de um discípulo é ser igual ao seu mestre. Essa deve ser a nossa grande ambição: tornarmo-nos pessoas iguais a Jesus. Precisamos deixar que a ‘poeira dos pés de Jesus nos cubra”.

Na prática: O que é santificação e santidade?

Santificação é a obra de Deus que transforma os crentes na semelhança de Cristo, que é efetuada pela graça de Deus através do Espírito Santo, libertando as pessoas do poder do pecado, no momento da regeneração, também conhecida como novo nascimento, (simultânea com a justificação – para todos aqueles que creem e aceitam a dádiva do sacrifício do amado Jesus), tornando possível uma vida de inteira devoção e obediência a Deus.

É necessário um constante esforço pessoal para que essa obra não se perca em nós mesmos porque isso não significa que a pessoa não poderá mais pecar, mas significa que ela no Espírito Santo tem o poder para dizer não ao pecado (ela está liberta do poder do pecado – o pecado não domina mais).

É uma obra de aperfeiçoamento continua na vida do crente que se concluirá quando for Dia Perfeito na glorificação. Na glorificação (volta de Jesus para buscar a sua amada noiva – igreja) seremos transformados plenamente e eternamente à imagem de Jesus, conhecendo-o como somos conhecidos (1ª Coríntios 13.12).

Ser santo é ser parecido com Jesus. A santidade é a manifestação do caráter de Jesus em nós. O fruto do Espírito e seus ensinamentos é o retrato de Jesus e deve ser o nosso alvo (Gálatas 5.22-23), bem como a relação de obras da carne deve ser alvo de nossa luta e rejeição completa, pois o Espírito não compactua de maneira alguma com suas práticas (Gálatas 5.16-21) e há uma clara definição ali: “quem prática essas obras não herdará o Reino de Deus”, simples assim.

Certa vez eu ouvi: é interessante que o verbo do versículo de Gálatas 5:22 está no presente do indicativo: “o fruto do Espírito É”. Uma professora e doutora uma vez explicou que é simples: “Não é passado e nem futuro, É PRESENTE”.

Aqui e agora. Viver no Espírito e andar no Espírito não é só ter uma experiência, mas é ter uma transformação de vida. Certa vez o Dr. Samuel Doctorian pregou uma mensagem sobre o batismo com o Espírito Santo e disse que não há vida do Espírito, nem vida no Espírito, se não houver santidade de coração, se a vida não for reta, se o coração não for consagrado, se a vida não for dedicada.

É preciso que haja uma vida de retidão, de santidade na presença de Deus, pois, do contrário, nada mais é do que exercício de futilidade. Se o Espírito Santo habita em mim, as características do fruto “me pertencem”.

Veja Também

Conclusão 

A principal evidência da conversão é a mudança de vida proporcionada pela ação do Espírito Santo na vida do crente. Todas as manifestações dos dons são legitimas e usadas por Deus para abençoar a vida de pessoas, contudo o maior sinal de que uma pessoa é cheia do Espírito Santo é se a vida de Jesus acontece nela dia após dia.

Olhe para Jesus e busque ser igual a Ele, na santificação sendo aperfeiçoado e na santidade vivendo hoje como Ele ensinou. Ele está disposto a fazer essa obra em nós e nos ajudar em tudo.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Veja como esses jovens conseguiram Memorizar toda a Bíblia


Você Também pode