Início » Significados Bíblicos » O que Significa Santificação? O que a Bíblia Diz sobre Santidade

O que Significa Santificação? O que a Bíblia Diz sobre Santidade

A nossa missão é fazer discípulos como o próprio Jesus orientou, naquela ocasião aos onze companheiros de jornada, tendo em vista que Judas Iscariotes já havia se suicidado enforcado (Mateus 27.5).

Conhecemos a orientação dada por Jesus na “grande comissão” que está relatada em Mateus 28.19-20, vejamos o que diz ali:

“Portanto, ide e fazei com que todos os povos da terra se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a obedecer em tudo quanto vos tenho ordenado. E assim estarei permanentemente convosco, até o fim dos tempos”.

o-que-significa-santificacao

Com o tempo eu aprendi que só faz discípulos quem é discípulo, pois Deus não fará nada através de você sem que antes tenha feito em você mesmo. Tudo o que acontece fora dessa perspectiva é “meia-verdade” e como “meias-verdades” não existem, então é mentira, não passa duma mascara. A obra do discipulado começa em cada um de nós para então ser reproduzida a tantos outros que Ele, o Senhor, colocar em nosso caminho.

Se tornar discípulo de Jesus não é simplesmente mudar de religião, pelo contrário, é um chamado mais profundo. Jesus quer que nos tornemos outro tipo de pessoa, um tipo de pessoa igual a Ele, Jesus chamou-nos para que estivéssemos com Ele, pois somente a proximidade gera intimidade e na intimidade com Jesus somos transformados. Ser discípulo de Jesus é caminhar com Ele bem de perto.

Jesus é santo e o maior exemplo de santidade está Nele, nós conhecemos lendo a Palavra, portanto ser discípulo de Jesus é ser transformado continuamente mais parecido com Ele (santificação), é ser convidado a viver uma vida diferente, uma vida na contra mão do mundo, uma vida de santidade.

O Pr. Ed René Kivitz, no seu livro devocional “Talmidim – O passo a passo de Jesus”, conta-nos uma pequena história: “Os meninos de Israel começavam a estudar a Torá aos 6 anos.

A Torá era a lei de Moisés, o Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia. Os rabinos antigos tinham um ditado para os meninos talmidim: ‘Cubram-se com a poeira dos pés de seu rabino’. Um talmidim deveria seguir seu mestre tão de perto, andando bem atrás dele, a ponto de, ao final do dia, estar coberto com a poeira dos pés do rabino.

O que os rabinos estavam querendo dizer é o seguinte: ‘Observe atentamente, ouça com atenção tudo o que seu mestre diz, não perca nenhum detalhe da vida de seu mestre, porque ele, o seu rabino, é o modelo de homem que você está se tornando’.

Essa é a essência do discipulado de Jesus. Seguir Jesus implica prestar atenção Nele, olhar atentamente para tudo o que Ele faz, ouvir o que Ele diz, perceber os milagres que Ele realiza, imaginar e dar atenção à maneira como Jesus se relaciona com o Pai, como fala com Ele, porque a grande ambição de um discípulo é ser igual ao seu mestre. Essa deve ser a nossa grande ambição: tornarmo-nos pessoas iguais a Jesus. Precisamos deixar que a ‘poeira dos pés de Jesus nos cubra”.

Na prática: O que é santificação e santidade?

Santificação é a obra de Deus que transforma os crentes na semelhança de Cristo, que é efetuada pela graça de Deus através do Espírito Santo, libertando as pessoas do poder do pecado, no momento da regeneração, também conhecida como novo nascimento, (simultânea com a justificação – para todos aqueles que creem e aceitam a dádiva do sacrifício do amado Jesus), tornando possível uma vida de inteira devoção e obediência a Deus.

É necessário um constante esforço pessoal para que essa obra não se perca em nós mesmos porque isso não significa que a pessoa não poderá mais pecar, mas significa que ela no Espírito Santo tem o poder para dizer não ao pecado (ela está liberta do poder do pecado – o pecado não domina mais).

É uma obra de aperfeiçoamento continua na vida do crente que se concluirá quando for Dia Perfeito na glorificação. Na glorificação (volta de Jesus para buscar a sua amada noiva – igreja) seremos transformados plenamente e eternamente à imagem de Jesus, conhecendo-o como somos conhecidos (1ª Coríntios 13.12).

Ser santo é ser parecido com Jesus. A santidade é a manifestação do caráter de Jesus em nós. O fruto do Espírito e seus ensinamentos é o retrato de Jesus e deve ser o nosso alvo (Gálatas 5.22-23), bem como a relação de obras da carne deve ser alvo de nossa luta e rejeição completa, pois o Espírito não compactua de maneira alguma com suas práticas (Gálatas 5.16-21) e há uma clara definição ali: “quem prática essas obras não herdará o Reino de Deus”, simples assim.

Certa vez eu ouvi: é interessante que o verbo do versículo de Gálatas 5:22 está no presente do indicativo: “o fruto do Espírito É”. Uma professora e doutora uma vez explicou que é simples: “Não é passado e nem futuro, É PRESENTE”.

Aqui e agora. Viver no Espírito e andar no Espírito não é só ter uma experiência, mas é ter uma transformação de vida. Certa vez o Dr. Samuel Doctorian pregou uma mensagem sobre o batismo com o Espírito Santo e disse que não há vida do Espírito, nem vida no Espírito, se não houver santidade de coração, se a vida não for reta, se o coração não for consagrado, se a vida não for dedicada.

É preciso que haja uma vida de retidão, de santidade na presença de Deus, pois, do contrário, nada mais é do que exercício de futilidade. Se o Espírito Santo habita em mim, as características do fruto “me pertencem”.

Veja Também

Conclusão 

A principal evidência da conversão é a mudança de vida proporcionada pela ação do Espírito Santo na vida do crente. Todas as manifestações dos dons são legitimas e usadas por Deus para abençoar a vida de pessoas, contudo o maior sinal de que uma pessoa é cheia do Espírito Santo é se a vida de Jesus acontece nela dia após dia.

Olhe para Jesus e busque ser igual a Ele, na santificação sendo aperfeiçoado e na santidade vivendo hoje como Ele ensinou. Ele está disposto a fazer essa obra em nós e nos ajudar em tudo.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.