Início » Significados Bíblicos » O que significa Alfa e Omega na bíblia?

O que significa Alfa e Omega na bíblia?

Você já deve ter ouvido a expressão “alfa e ômega”. Para nós entendermos melhor algumas expressões é necessário buscarmos na história, a língua falada e até na geografia da época.
Nesse caso, iremos buscar mais a fundo sobre essa expressão pela língua que era falada na época e a qual foi escrita o Novo testamento.

alfa-e-omega-significado

Alfa e Ômega

Alfa e Ômega são duas letras do alfabeto Grego (língua falada na época). O mais interessante é que Alfa (A- a) é a primeira letra do alfabeto e Ômega ( Ω / ω) é a última. Isso é muito importante para começarmos a entender melhor a expressão Bíblica.

Quando essa expressão aparece na Bíblia, como por exemplo nesse trecho: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro (Apocalipse 22:13) , significa que Deus está nos mostrando a Sua eternidade, está dizendo que Ele é o princípio de tudo (Alfa),e irá terminar tudo (Ômega), ou seja, o criador de todas as coisas e o consumador que tem todo controle de todas as coisas em suas mãos.

Em outras palavras, Alfa e Ômega significa que Ele é o Senhor do passado, do presente e do futuro. 

“Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso”.  (Apocalipse 1:8)

Além disso, a expressão Alfa e Ômega destaca o poder de Deus sobre a vida, a morte e a ressurreição e sua soberania no julgamento final.

Uma coisa interessante é que nos trechos em que aparece essa expressão, é sempre antecipado por “Eu sou” , igual quando Jesus disse a Moisés em Êxodo 3:14 Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou…”. E no Novo Testamento Jesus utiliza as mesmas palavras quando afirma: “… antes de Abraão nascer, eu sou”

Veja também: Melhor bíblia de estudos

Princípio e fim

Como já vimos, Deus é chamado de Alfa e Ômega no livro de apocalipse, isso porque toda revelação começa e termina com Ele. Ele é o princípio de tudo e o fim de tudo, o Criador e Concluidor de toda a vida, Ele é a fonte da vida.

Por isso se ficarmos ansiosos de como será no final da vida, para onde iremos quando morremos, temos que lembrar que o mesmo Deus que começou o mundo como Alfa, estará la no final como o Ômega.

Sabendo que Ele está no controle completo de nossas vidas, nos dá o conforto e segurança nos momentos de dificuldades e provações.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana