Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Início » Significados Bíblicos » O que significa Alfa e Omega na bíblia?

O que significa Alfa e Omega na bíblia?

Você já deve ter ouvido a expressão “alfa e ômega”. Para nós entendermos melhor algumas expressões é necessário buscarmos na história, a língua falada e até na geografia da época.
Nesse caso, iremos buscar mais a fundo sobre essa expressão pela língua que era falada na época e a qual foi escrita o Novo testamento.

alfa-e-omega-significado

Alfa e Ômega

Alfa e Ômega são duas letras do alfabeto Grego (língua falada na época). O mais interessante é que Alfa (A- a) é a primeira letra do alfabeto e Ômega ( Ω / ω) é a última. Isso é muito importante para começarmos a entender melhor a expressão Bíblica.

Quando essa expressão aparece na Bíblia, como por exemplo nesse trecho: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro (Apocalipse 22:13) , significa que Deus está nos mostrando a Sua eternidade, está dizendo que Ele é o princípio de tudo (Alfa),e irá terminar tudo (Ômega), ou seja, o criador de todas as coisas e o consumador que tem todo controle de todas as coisas em suas mãos.

Em outras palavras, Alfa e Ômega significa que Ele é o Senhor do passado, do presente e do futuro. 

“Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso”.  (Apocalipse 1:8)

Além disso, a expressão Alfa e Ômega destaca o poder de Deus sobre a vida, a morte e a ressurreição e sua soberania no julgamento final.

Uma coisa interessante é que nos trechos em que aparece essa expressão, é sempre antecipado por “Eu sou” , igual quando Jesus disse a Moisés em Êxodo 3:14 Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou…”. E no Novo Testamento Jesus utiliza as mesmas palavras quando afirma: “… antes de Abraão nascer, eu sou”

Veja também: Melhor bíblia de estudos

Princípio e fim

Como já vimos, Deus é chamado de Alfa e Ômega no livro de apocalipse, isso porque toda revelação começa e termina com Ele. Ele é o princípio de tudo e o fim de tudo, o Criador e Concluidor de toda a vida, Ele é a fonte da vida.

Por isso se ficarmos ansiosos de como será no final da vida, para onde iremos quando morremos, temos que lembrar que o mesmo Deus que começou o mundo como Alfa, estará la no final como o Ômega.

Sabendo que Ele está no controle completo de nossas vidas, nos dá o conforto e segurança nos momentos de dificuldades e provações.