Início » Hebraico Bíblico » Deus em Hebraico

Deus em Hebraico

Como se escreve Deus na bíblia hebraica? Qual palavra é usada para se referir a Deus bíblia? Existe quantos nomes para Deus? Deus tem um nome? Se você já se fez essas perguntas, este artigo irá te ajudar a responde-las.

Deus é uma das palavras que mais lemos na bíblia. Ela na tradição bíblica é aplicada ao Deus em hebraico para o Criador. Porém o uso para a palavra Deus no antigo testamento é muito mais ampla do que parece. Por tanto é importante qual o significado de Deus em hebraico, bem como sua utilização ao longo da bíblia hebraica.

Nesse texto você encontrará como a escrita e significado da palavra Deus em hebraico bíblico, os diversos sentidos da palavra Deus na bíblia hebraica e sua aplicação na bíblia hebraica.

Deus-em-hebraico

Palavra Deus em Hebraico Bíblico

  • Palavra em hebraico para Deus é eloah ou Elohim (אֱלוֹהַּ)

Esse termo (eloah) é geralmente traduzido em português como Deus. Mas também pode ser traduzido por deuses, em referência ás divindades dos povos diferente dos hebreus. Não se sabe ao certo, mais acreditasse que o termo “el” ou “elah”, que inicia a palavra, tenha como significado original “poderoso” ou “forte”.

Alguns cristãos dizem que esse termo também é traduzido no plural, pois faz referência a trindade da teologia cristã (Pai, Filho e Espirito Santo). Porém mesmo assim a fé cristã entende a existência de apenas um Deus.

Traduções para Deus em Hebraico Bíblico

A tradução é basicamente Deus ou Poderoso, mais também diversas vezes esse termo é traduzido como senhor. Porém seu sentido pode mudar de acordo com o contexto. Em alguns versículos esse termo pode fazer referência ao Deus dos hebreus ou ao deus ou deuses de outros povos. Pode também ser usado para se referir a autoridades como governantes ou juízes, ou até anjos.

Para os judeus só existe um único Deus ou Poderoso, e por tanto em alguns momentos eles negam a existência de outros deuses (Isaias 43:10). Em outros momentos reconhecem a existência de outros deuses, porém os consideram menos poderosos ou inferiores em relação ao seu Deus Criador (Êxodo 15.11-12).

Uso para a palavra Deus na Bíblia Hebraica

A palavra hebraica para deus (eloah ou elohim), é o primeiro termo usado para se referir a Deus na bíblia (Genesis 1.1). Seu uso e aplicação varia de acordo com o contexto. Em muitas passagens se utiliza a forma abreviada de Elohim (El) como prefixo para características de Deus. (El-shaddai, El- Elyion)

Você agora verá exemplos dos diferentes usos para a palavra Deus em hebraico bíblico.

Deus de Israel, Criador

  • Primeira referência a Deus na Bíblia

Gênesis 1:1“No princípio criou Deus o céu e a terra.”

  • Referência ao Deus verdadeiro, e prefixo para características de Deus

Deuteronômio 7:9“Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel […]” – A primeira palavra Deus nesse versículo é YHWH (Traduzido muitas vezes por Javé ou Jeová)

Outros deuses

  • Referência a um deus estrangeiro

1 Samuel 5:7“[…] pois a sua mão é dura sobre nós, e sobre Dagom, nosso deus.”

  • Referência a outros deuses de forma generalizada

Êxodo 20:3“Não terás outros deuses diante de mim.”

Referência a Anjos

  • Os filhos Deus é uma referência direta a anjos ou seres sobrenaturais.

Gênesis 6:2 – “Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas[…]”

Jó 1:6“E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.”

Governantes, Juízes ou Autoridades

  • Esse termo é usado para se referir a governantes ou líderes que são representantes de Deus na terra

Êxodo 21:6 – “Então seu senhor o levará aos juízes, […]”

Esse são só alguns exemplos pois a palavra eloah aparece 60 vezes na bíblia hebraica. A palavra elohim aparece mais de 250 vezes. Assim existem ainda vários textos que podem servir de análise sobre os usos variados do termo.

Nesse texto você aprendeu sobre a palavra deus em hebraico bíblico. Viu seus usos e traduções. Ao ler a bíblia hebraica no original, deve-se lembrar que a não diferenciação do sentido da palavra como no português. Portanto é preciso estar atento ao contexto para saber em que sentido as palavras elohim ou eloah estão sendo empregadas.

Aprender Hebraico Bíblico e Cultura Judaica?

Que tal aprender a Bíblia no idioma que ela foi Escrita? Aprenda tudo sobre a cultura Judaica, conheça o Curso de Hebraico Bíblico Tsade.

Material completo que Levara você a falar hebraico e aumentar seu conhecimento Bíblico.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Redes Sociais

Recomendação da Semana