Início » Hebraico Bíblico » Deus em Hebraico

Deus em Hebraico

Como se escreve Deus na bíblia hebraica? Qual palavra é usada para se referir a Deus bíblia? Existe quantos nomes para Deus? Deus tem um nome? Se você já se fez essas perguntas, este artigo irá te ajudar a responde-las.

Deus é uma das palavras que mais lemos na bíblia. Ela na tradição bíblica é aplicada ao Deus em hebraico para o Criador. Porém o uso para a palavra Deus no antigo testamento é muito mais ampla do que parece. Por tanto é importante qual o significado de Deus em hebraico, bem como sua utilização ao longo da bíblia hebraica.

Nesse texto você encontrará como a escrita e significado da palavra Deus em hebraico bíblico, os diversos sentidos da palavra Deus na bíblia hebraica e sua aplicação na bíblia hebraica.

Deus-em-hebraico

Palavra Deus em Hebraico Bíblico

  • Palavra em hebraico para Deus é eloah ou Elohim (אֱלוֹהַּ)

Esse termo (eloah) é geralmente traduzido em português como Deus. Mas também pode ser traduzido por deuses, em referência ás divindades dos povos diferente dos hebreus. Não se sabe ao certo, mais acreditasse que o termo “el” ou “elah”, que inicia a palavra, tenha como significado original “poderoso” ou “forte”.

Alguns cristãos dizem que esse termo também é traduzido no plural, pois faz referência a trindade da teologia cristã (Pai, Filho e Espirito Santo). Porém mesmo assim a fé cristã entende a existência de apenas um Deus.

Traduções para Deus em Hebraico Bíblico

A tradução é basicamente Deus ou Poderoso, mais também diversas vezes esse termo é traduzido como senhor. Porém seu sentido pode mudar de acordo com o contexto. Em alguns versículos esse termo pode fazer referência ao Deus dos hebreus ou ao deus ou deuses de outros povos. Pode também ser usado para se referir a autoridades como governantes ou juízes, ou até anjos.

Para os judeus só existe um único Deus ou Poderoso, e por tanto em alguns momentos eles negam a existência de outros deuses (Isaias 43:10). Em outros momentos reconhecem a existência de outros deuses, porém os consideram menos poderosos ou inferiores em relação ao seu Deus Criador (Êxodo 15.11-12).

Uso para a palavra Deus na Bíblia Hebraica

A palavra hebraica para deus (eloah ou elohim), é o primeiro termo usado para se referir a Deus na bíblia (Genesis 1.1). Seu uso e aplicação varia de acordo com o contexto. Em muitas passagens se utiliza a forma abreviada de Elohim (El) como prefixo para características de Deus. (El-shaddai, El- Elyion)

Você agora verá exemplos dos diferentes usos para a palavra Deus em hebraico bíblico.

Deus de Israel, Criador

  • Primeira referência a Deus na Bíblia

Gênesis 1:1“No princípio criou Deus o céu e a terra.”

  • Referência ao Deus verdadeiro, e prefixo para características de Deus

Deuteronômio 7:9“Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel […]” – A primeira palavra Deus nesse versículo é YHWH (Traduzido muitas vezes por Javé ou Jeová)

Outros deuses

  • Referência a um deus estrangeiro

1 Samuel 5:7“[…] pois a sua mão é dura sobre nós, e sobre Dagom, nosso deus.”

  • Referência a outros deuses de forma generalizada

Êxodo 20:3“Não terás outros deuses diante de mim.”

Referência a Anjos

  • Os filhos Deus é uma referência direta a anjos ou seres sobrenaturais.

Gênesis 6:2 – “Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas[…]”

Jó 1:6“E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.”

Governantes, Juízes ou Autoridades

  • Esse termo é usado para se referir a governantes ou líderes que são representantes de Deus na terra

Êxodo 21:6 – “Então seu senhor o levará aos juízes, […]”

Esse são só alguns exemplos pois a palavra eloah aparece 60 vezes na bíblia hebraica. A palavra elohim aparece mais de 250 vezes. Assim existem ainda vários textos que podem servir de análise sobre os usos variados do termo.

Nesse texto você aprendeu sobre a palavra deus em hebraico bíblico. Viu seus usos e traduções. Ao ler a bíblia hebraica no original, deve-se lembrar que a não diferenciação do sentido da palavra como no português. Portanto é preciso estar atento ao contexto para saber em que sentido as palavras elohim ou eloah estão sendo empregadas.

Aprender Hebraico Bíblico e Cultura Judaica?

Que tal aprender a Bíblia no idioma que ela foi Escrita? Aprenda tudo sobre a cultura Judaica, conheça o Curso de Hebraico Bíblico Tsade.

Material completo que Levara você a falar hebraico e aumentar seu conhecimento Bíblico.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.