Início » Estudo Bíblico » Estudo Sobre Esperança

Estudo Sobre Esperança

Esperança é o sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja, confiança que algo almejado irá acontecer, expectativa e espera na realização.

Estudo sobre Esperança

A esperança é como o Fôlego…

A esperança nos mantem vivos. Quem não tem esperança não vive porque não sonha, pois um caminho está atrelado ao outro. Quem não tem esperança não vislumbra o futuro enquanto vive intensamente o presente. Muito triste é o coração de um incrédulo sem esperança no seu futuro.

A esperança não está associada ao que podemos fazer, mas está na segurança e espera de uma intervenção divina em cada situação, além do que entender que o Eterno sempre tem o controle de todas as coisas em suas mãos, como o salmista uma vez declarou:

“Por que estás assim tão triste, ó minha alma? Por que martirizas o meu ser? Põe a tua esperança em Deus! Porquanto ainda o louvarei por tua presença salvadora, ó meu Deus” (42.11).

Aqui o salmista pede ao Senhor uma compreensão quanto a suas adversidades, contudo descobre que não tinha motivo para se abater e se queixar, porquanto o Espírito do Senhor caminhava com ele, controlando todas as circunstâncias de modo que lhe produzissem um coração verdadeiramente sábio e grato e contribuíssem para o seu bem eterno. Assim é conosco também, o Espírito Santo está em nós, em todos os salvos em Jesus, por isso nada está fora de controle ou perdido. Creia, tenha esperança.

Veja Também:

A esperança e a fé…

O cristão sabe que a sua esperança está em Deus e que Ele é fiel para cumprir tudo quanto prometeu, conforme declara aos Hebreus: “Sem duvidar, mantenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porquanto quem fez a Promessa é fiel” (10.23).

Não há como desassociar a fé da esperança, porque devemos “achegar a Deus com um coração sincero e com absoluta certeza de fé…” (Hebreus 10.22), pois sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.6), e a nossa esperança está Nele.

Porque Ele, o Eterno, tem pensamentos de paz a nosso respeito: “Porquanto somente Eu conheço os planos que determinei a vosso respeito, declara o Senhor, planos de fazê-lo prosperar e não de lhes causar dor e prejuízo, planos para dar-nos esperança em um futuro melhor” (Jeremias 29.11). Ele é bom e como um Pai de Amor sabe o que é melhor para cada um de nós.

Conclusão: A eternidade é a esperança do cristão…

Quando Jesus nasceu, o plano de redenção se efetivou e a esperança para a humanidade ganhou rosto e forma. Essa esperança que viva está, Jesus é a esperança, e que durará para sempre para todos os que o receberem.

Ao escrever a carta para as sete igrejas apostólicas do período na carta do Apocalipse, última do Novo Testamento das Sagradas Escrituras, Jesus através do apostolo João, sempre termina falando sobre um galardão/recompensa que vai além desse mundo, Ele está garantindo a eternidade (2.7; 2.10-11; 2.17; 2.26-28; 3.4-5; 3.12 e 3.21) aos “vencedores – que não se dobram ao sistema mundano”. O céu é de verdade e nós estamos rumo a ele, em Jesus, por meio da sua total e forte entrega essa esperança é possível: “Ele assim procedeu para que, justificados mediante sua graça, nos transformássemos em seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna” (Tito 3.7).

→ Versículos de Esperança

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.