Início » Estudo Bíblico » Estudo Sobre Esperança

Estudo Sobre Esperança

Esperança é o sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja, confiança que algo almejado irá acontecer, expectativa e espera na realização.

Estudo sobre Esperança

A esperança é como o Fôlego…

A esperança nos mantem vivos. Quem não tem esperança não vive porque não sonha, pois um caminho está atrelado ao outro. Quem não tem esperança não vislumbra o futuro enquanto vive intensamente o presente. Muito triste é o coração de um incrédulo sem esperança no seu futuro.

A esperança não está associada ao que podemos fazer, mas está na segurança e espera de uma intervenção divina em cada situação, além do que entender que o Eterno sempre tem o controle de todas as coisas em suas mãos, como o salmista uma vez declarou:

“Por que estás assim tão triste, ó minha alma? Por que martirizas o meu ser? Põe a tua esperança em Deus! Porquanto ainda o louvarei por tua presença salvadora, ó meu Deus” (42.11).

Aqui o salmista pede ao Senhor uma compreensão quanto a suas adversidades, contudo descobre que não tinha motivo para se abater e se queixar, porquanto o Espírito do Senhor caminhava com ele, controlando todas as circunstâncias de modo que lhe produzissem um coração verdadeiramente sábio e grato e contribuíssem para o seu bem eterno. Assim é conosco também, o Espírito Santo está em nós, em todos os salvos em Jesus, por isso nada está fora de controle ou perdido. Creia, tenha esperança.

Veja Também:

A esperança e a fé…

O cristão sabe que a sua esperança está em Deus e que Ele é fiel para cumprir tudo quanto prometeu, conforme declara aos Hebreus: “Sem duvidar, mantenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porquanto quem fez a Promessa é fiel” (10.23).

Não há como desassociar a fé da esperança, porque devemos “achegar a Deus com um coração sincero e com absoluta certeza de fé…” (Hebreus 10.22), pois sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.6), e a nossa esperança está Nele.

Porque Ele, o Eterno, tem pensamentos de paz a nosso respeito: “Porquanto somente Eu conheço os planos que determinei a vosso respeito, declara o Senhor, planos de fazê-lo prosperar e não de lhes causar dor e prejuízo, planos para dar-nos esperança em um futuro melhor” (Jeremias 29.11). Ele é bom e como um Pai de Amor sabe o que é melhor para cada um de nós.

Conclusão: A eternidade é a esperança do cristão…

Quando Jesus nasceu, o plano de redenção se efetivou e a esperança para a humanidade ganhou rosto e forma. Essa esperança que viva está, Jesus é a esperança, e que durará para sempre para todos os que o receberem.

Ao escrever a carta para as sete igrejas apostólicas do período na carta do Apocalipse, última do Novo Testamento das Sagradas Escrituras, Jesus através do apostolo João, sempre termina falando sobre um galardão/recompensa que vai além desse mundo, Ele está garantindo a eternidade (2.7; 2.10-11; 2.17; 2.26-28; 3.4-5; 3.12 e 3.21) aos “vencedores – que não se dobram ao sistema mundano”. O céu é de verdade e nós estamos rumo a ele, em Jesus, por meio da sua total e forte entrega essa esperança é possível: “Ele assim procedeu para que, justificados mediante sua graça, nos transformássemos em seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna” (Tito 3.7).

→ Versículos de Esperança

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.