Início » Perguntas » Por que Jesus era Chamado Filho de Davi?

Por que Jesus era Chamado Filho de Davi?

Então … Por que Jesus era chamado filho de Davi? abaixo vamos entender um pouco mais sobre o termo Jesus filho de Davi e muito mais …

jesus-filho-de-davi

Significado de Filho de Davi

Quando Jesus veio ao mundo, Ele veio na condição de 100% homem e 100% Deus. Ele é Deus, na pessoa do Filho, desde a eternidade (João 1.1-3), mas Ele também veio na condição de homem, sem pecado, gerado por Maria pela ação do Espírito Santo (Lucas 1.26-38), como ocasião e aplicação nós vemos o Jesus homem sendo tentado (Mateus 4.1-11) e a Palavra garante que Deus não pode ser tentado (Tiago 1.13), ou seja, Ele foi tentado na sua forma de homem.

Quando há a referência de Jesus como “o Filho de Davi” se está referindo a sua condição humana como descendente de Davi e herdeiro da promessa de Davi: “Acerca de seu Filho, que, humanamente, nasceu da descendência de Davi” (Romanos 1.3).

A linhagem Real de Cristo, Filho de Davi

O Davi nasceu cerca de 1.016 anos antes de Cristo, por isso precisamos olhar a sua “árvore genealógica” que afirma: “Livro da genealogia de Jesus Cristo, Filho de Davi, Filho de Abraão… Jessé gerou o rei Davi, e o rei Davi gerou Salomão, daquela que foi mulher de Urias… Matã gerou Jacó, Jacó gerou José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, denominado o Cristo” (Mateus 1.1-17).

O anjo do Senhor apareceu em sonho a José e na sua fala também mostrou-nos a sua linhagem familiar a Davi: “Mas, enquanto meditava sobre isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anho do Senhor, dizendo: ‘José, filho de Davi, não temas receber Maria como sua mulher, pois o que nela está gerado é do Espírito Santo’” (Mateus 1.20).

Portanto, o “filho de Davi” está apontando para a linhagem, de tempo em tempo, de Jesus Cristo.

Jesus, filho de Davi

A vinda e a vida de Jesus, o filho de Davi, eram evidente cumprimento das palavras e promessas já registradas no Antigo Testamento: “Contudo, jamais retirarei dele o meu amor, como retirei de Saul, a quem tirei do seu Caminho. A tua casa e a tua realeza, todavia, subsistirão para sempre na minha presença, e o seu trono se estabelecerá pela eternidade” (2º Samuel 7.13,16).

Quanto ao trono de Davi, que significa o comando do mundo, foi profetizado no Antigo Testamento que seria entregue por Deus ao Messias, da descendência de Davi, e jamais teria fim.

Portanto, quando alguém se referia a Jesus como Filho de Davi estava reconhecendo a sua natureza messiânica e tudo o que isso representa, pois “um menino nos nasceu, um filho nos foi concedido, e o governo está sobre os seus ombros. Ele será chamado Conselheiro-Maravilhoso, Deus Todo Poderoso, Pai Eterno, Sar-Shalom, Príncipe da Paz. Ele será descendente do rei Davi, o seu poder como rei se multiplicará sobremaneira, e haverá plena paz em todo o seu Reino. As bases do seu governo serão a verdade e a justiça, desde agora e para sempre, o zelo do Eterno, Senhor dos Exércitos, fará com que tudo isso se realize” (Isaías 9.6-7).

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.