Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Início » Perguntas » Você sabe o que é Discipulado?

Você sabe o que é Discipulado?

Atualmente, discipulado é uma palavra pouco conhecida verdadeiramente e discipular é uma prática cada vez menos comum dentro das igrejas. Mas afinal, o que é discipulado?

o-que-e-discipulado

Discipulado é o método que Jesus utilizou. Ele é o melhor exemplo que temos de discipulador. Jesus andou durante anos cuidando de discípulos e formando cada um deles para viver de acordo com o Senhor.

Formar discípulos é um mandamento do Senhor, e assim como todo mandamento, deve ser seguido: “E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo:

Foi me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.Mateus 28:18-20.

Discipulado vem da palavra discípulo, que tem origem do latim discipulu e significa “aluno, seguidor, estudante”. Então, discipulado é ensinar as palavras do senhor? Não! Não é apenas ensinar um conceito, mas ensinar a viver de acordo com os mandamentos de Cristo.

O discipulado é um relacionamento. É um relacionamento sólido, é a intimidade entre o discipulador, discípulo e Deus. O discipulador vai ensinar que seu discípulo deve perdoar, mas vai, conjuntamente, ser o exemplo desse mandamento acontecendo em sua vida, para que aconteça também na vida do discípulo.

O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.” Filipenses 4:9

O discipulado não é apenas estudar a palavra de Deus, não é evangelizar,

Portanto, o discipulado é a prática em Cristo. É um instrumento de Deus para a edificação do cristão, uma forma linda de viver a plenitude da vida que há em Cristo. O discipulado é o investimento de uma vida na vida de outro para Jesus.J

Dicas para discipular Jovens:

  • Tenha sempre em mente o seu propósito: Formar um discípulo de excelência, que seja e avance nas obras de Deus. Ele também será um discipulador.
  • Seja presente na vida de seus discípulos: Lembre-se que o discipulado é caminhar junto.
  • Conheça tudo o que envolve a vida de seus discípulos: Procure conhecer as questões de vida dele, seja com a família, no trabalho, nos estudos, com os amigos. Assim, vocês podem conversar sobre isso e ele pode contar com você.
  • Procure saber como está a relação de seus discípulos com Deus: É no momento a sós que Deus os transforma. É importante que o seu discípulo tenha o seu tempo a sós com Deus. Se ele está orando sozinho, se está lendo a bíblia.
  • Não julgue: Não crie um ambiente de julgamento, permita que seus discípulos se confessem com você e esteja com eles para que eles possam superar os pecados.
  • Ensine-os a ouvir a voz de Deus: Não dê a resposta, mas os ensine a procurar na bíblia ou em oração, assim, seus discípulos não se tornam dependentes de você, mas de Deus.
  • Ore: Ore com seus discípulos, ore por seus discípulos, incentive-os a orar.
  • Seja exemplo: Pregue com os exemplos, viva de acordo com Jesus.
  • Lembre-se: O discipulado é um relacionamento íntimo e sólido. É o efeito da palavra de Deus, a fé em ação. Frutifique.
[Total: 3    Média: 3.3/5]

2 comentários

  • Olá boa tarde estou muito feliz com o conteúdo deste estudo está mim ajudando demais no nosso projeto de discipulado aqui na nossa igreja quero parabenizar pelo trabalho vou estar orando por você pra está nos trazendo outros estudos de cunho maravilhoso como esse. Deus te abençoe.

Publicidade