Início » Perguntas » Você sabe o que é Discipulado?

Você sabe o que é Discipulado?

Atualmente, discipulado é uma palavra pouco conhecida verdadeiramente e discipular é uma prática cada vez menos comum dentro das igrejas. Mas afinal, o que é discipulado?

o-que-e-discipulado

Discipulado é o método que Jesus utilizou. Ele é o melhor exemplo que temos de discipulador. Jesus andou durante anos cuidando de discípulos e formando cada um deles para viver de acordo com o Senhor.

Formar discípulos é um mandamento do Senhor, e assim como todo mandamento, deve ser seguido: “E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo:

Foi me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.Mateus 28:18-20.

Discipulado vem da palavra discípulo, que tem origem do latim discipulu e significa “aluno, seguidor, estudante”. Então, discipulado é ensinar as palavras do senhor? Não! Não é apenas ensinar um conceito, mas ensinar a viver de acordo com os mandamentos de Cristo.

O discipulado é um relacionamento. É um relacionamento sólido, é a intimidade entre o discipulador, discípulo e Deus. O discipulador vai ensinar que seu discípulo deve perdoar, mas vai, conjuntamente, ser o exemplo desse mandamento acontecendo em sua vida, para que aconteça também na vida do discípulo.

O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.” Filipenses 4:9

O discipulado não é apenas estudar a palavra de Deus, não é evangelizar,

Portanto, o discipulado é a prática em Cristo. É um instrumento de Deus para a edificação do cristão, uma forma linda de viver a plenitude da vida que há em Cristo. O discipulado é o investimento de uma vida na vida de outro para Jesus.J

Dicas para discipular Jovens:

  • Tenha sempre em mente o seu propósito: Formar um discípulo de excelência, que seja e avance nas obras de Deus. Ele também será um discipulador.
  • Seja presente na vida de seus discípulos: Lembre-se que o discipulado é caminhar junto.
  • Conheça tudo o que envolve a vida de seus discípulos: Procure conhecer as questões de vida dele, seja com a família, no trabalho, nos estudos, com os amigos. Assim, vocês podem conversar sobre isso e ele pode contar com você.
  • Procure saber como está a relação de seus discípulos com Deus: É no momento a sós que Deus os transforma. É importante que o seu discípulo tenha o seu tempo a sós com Deus. Se ele está orando sozinho, se está lendo a bíblia.
  • Não julgue: Não crie um ambiente de julgamento, permita que seus discípulos se confessem com você e esteja com eles para que eles possam superar os pecados.
  • Ensine-os a ouvir a voz de Deus: Não dê a resposta, mas os ensine a procurar na bíblia ou em oração, assim, seus discípulos não se tornam dependentes de você, mas de Deus.
  • Ore: Ore com seus discípulos, ore por seus discípulos, incentive-os a orar.
  • Seja exemplo: Pregue com os exemplos, viva de acordo com Jesus.
  • Lembre-se: O discipulado é um relacionamento íntimo e sólido. É o efeito da palavra de Deus, a fé em ação. Frutifique.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.