Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Início » Estudo Bíblico » Estudo Sobre Família

Estudo Sobre Família

Família é projeto de Deus e só é possível entender o conceito familiar em Deus. Deus é família, sempre foi e continua sendo uma comunidade formada por três.

No primeiro capítulo do Gênesis vemos a figura do Pai, do Filho e do Espírito Santo atuando de forma conjunta na declaração: “Façamos o ser humano à nossa imagem, de acordo com a nossa semelhança” (1.26), perceba que a frase está conjugada no plural: façamos e nossa!

Estudo sobre Família

O homem não foi criado para viver sozinho, assim como Deus é família, fomos criados para nos relacionarmos intimamente com o Eterno e ao homem também foi concedida a graça de compartilhar com seus semelhantes. Para o homem Deus criou a mulher (Gênesis 2.21-22) e para ambos fez a seguinte orientação: “Por este motivo é que o homem deixa a guarda de seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher, e eles se tornam uma só carne” (Gênesis 2.24) e é nesse momento que uma família se forma e há a benção de gerar descendentes.

Há uma MPB que diz assim: “Eu ouvi palavras ditas com carinho de que na vida ninguém é feliz sozinho”, ela chama-se “Valeu Amigo” de Lual Real, e apesar de falar sobre amizade, os melhores amigos também devem ser os familiares que compartilham contigo dos seus melhores e dos seus piores momentos.

Sabe de uma coisa, ao falar sobre família: só a sua família sabe quem você é realmente. Só a sua família sabe se você é uma benção porque eles te veem nos seus piores momentos e te suportam quando nenhum outro suportaria. Para eles (primeiramente) você deve ser uma benção. Família é sagrada por Deus e é seu lindo projeto, portanto assim como Ele valoriza a família, valorize-a também.

Família é ministério…

A definição de ministério é “execução de uma tarefa, de uma obra, atividade, trabalho, cargo, função”, resumindo, ministério é serviço. Os ministérios da igreja, por exemplo, funcionam para servir pessoas. Nenhum ministério ou dom deve ser praticado para beneficio próprio, mas sempre buscando abençoar ao nosso próximo.

De tudo o que Deus pode nos pedir como renuncia para segui-lo, uma das únicas coisas que Ele não nos pedirá será nossa família, pois é seu plano perfeito.

Família é ministério porque quando você está fazendo algo para os seus, você está serviço a eles e consequentemente está servindo a Deus. Quando a esposa está passando a camisa do marido, quando o marido está preparando o jantar para a esposa e os filhos, quando os filhos estão ajudando na arrumação da casa, todos estão servindo uns aos outros e todos estão servindo a Deus no ministério primordial: a família.

Conselhos aos Pais e Filhos…

As Sagradas Escrituras declaram em Efésios:

“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, porquanto isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe; este é o primeiro mandamento com promessa, para que vivais bem e tenhas vida longa sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis a ira dos vossos filhos, mas educai-os de acordo com a disciplina e o conselho do Senhor” (6.1-4).

A Palavra de Deus sempre terá o melhor conselho para direcionar pessoas e aqui os pais representam o cuidado de Deus para com os seus filhos, quando cristãos tem a responsabilidade divina de educa-los na Santa Palavra, zelar por seu progresso moral, ético e social.

Os filhos têm como obrigação obedecê-los e respeitá-los, como ao Senhor, bem como os pais devem evitar e eliminar qualquer possibilidade de submeter seus filhos aos constrangimentos, maus tratos e injustiças.

Há uma graça dada por Deus ao seu humano na paternidade, pois Deus é pai e concede ao homem o direito de ser pai e assim repartir com Ele a responsabilidade do amor e cuidado para com filhos.

A mesma graça é dada por Deus às mulheres na maternidade, pois através de uma mulher nasceu o Salvador, Jesus (Lucas 2.1-7), e ela tem a honra de gerar vidas, assim como o próprio Deus um dia criou, ainda no Éden o ser humano. Histórias essas que conhecemos no livro do Gênesis no Antigo Testamento e nos evangelhos no Novo Testamento.

Conselhos ao casal (marido e mulher)…

A Palavra diz: “Maridos, cada um de vós amai a vossa esposa, assim como Cristo amou a Igreja e se sacrificou por ela” (Efésios 5.25) e “Esposas, cada uma de vós respeitai ao vosso marido, porquanto sois submissas ao Senhor” (Efésios 5.22), bem como “Portanto, cada um de vós amar a sua esposa como a si mesmo, e a esposa trate o marido com todo o respeito” (Efésios 5.33). O que deve ser prevalecido aqui é o amor porque não há nada maior do que ele (1º Coríntios 13).

O marido ama a esposa entregando-se por ela ao mesmo tempo em que a esposa também se entrega ao marido doando-se o e estando ao seu lado como sua ajudadora, esse é o segredo da tal submissão, o caminho é mutuo, deve ser construído com todo cuidado estruturado no amor pelos dois.

Veja também:

Fidelidade…

O sexo antes do casamento é pecado, tanto que a bíblia nem cogita essa possibilidade. O sexo fora do casamento também é pecado, bem como o desejo ilícito por outras pessoas que não seja o parceiro que Deus lhe concedeu para caminhar junto (Mateus 5.28).

Seja fiel cumprindo os votos feitos entre vocês. Além do mais, não veja nenhuma forma de pornografia e mantenha sagrado o leito do casamento. Deus abençoa a disposição de fazer o certo.

Um Recado de Alerta…

Satanás deseja destruir as famílias e sempre age sutilmente, portanto proteja a sua primeiramente na oração e posteriormente no cuidado segundo a Palavra de Deus. Deus sempre priorizou família e valorizou o seu projeto, como comentamos, seja como Ele, conte com a ajuda Dele, Ele é contigo.

[Total: 3    Média: 3/5]

Publicidade