Início » Significados Bíblicos » Significado de Gloria a Deus

Significado de Gloria a Deus

Segundo o dicionário, glória significa honra, fama que se alcança pelas virtudes, talentos, boas ações e por características excepcionais, algo ou alguém muito conhecido, que é razão de orgulho e de louvor, beatitude celeste, bem-aventurança, céu, excesso de grandeza, beleza, magnificência, louvor que se oferece a alguém, homenagem e exaltação.

significado-gloria-a-Deus

Glória a Deus

Uau! Deus não se define, contudo é também tudo o que a palavra “glória” representa. Nós reconhecemos que tudo vem de Deus e que sem Ele tudo o que há nunca existiria. Ele tem o controle de todas as coisas em suas mãos e o único que pode dar uma palavra de “Sim e Não”, inclusive apenas Ele sabe quando o Filho voltará para buscar a igreja na terra (Mateus 24.36) e assim será o “fim de tudo”. Ele É e se basta em Si mesmo.

Quando damos e expressamos “glória a Deus”, estamos reconhecendo a sua grandeza e o seu poder, bem como a sua bondade e misericórdia bem características de um Deus de amor (1ª João 4.8b).

Dar glória a Deus é dizer: “Toda honra e louvor entregamos e damos a Deus! Exaltado e grande Tu é, Senhor! Majestade e formosura lhe pertencem!”. Além do mais, é uma expressão de reconhecimento da nossa finitude e do tamanho que Ele é. É também uma expressão de amor, pois só honramos quem admiramos e o que é admirado por nós é também amado, há um afeto, uma afeição na relação.

Glória a Deus: Jesus nasceu! Deus é fiel

Na Bíblia existem alguns trechos com a expressão de “glória a Deus”, uma delas está no evangelho de Lucas. Ali o evangelista Lucas nos conta que no tempo do nascimento de Jesus, em Belém da Judéia, havia nas proximidades pastores que estavam nos campos e que durante a noite cuidavam dos seus rebanhos.

E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu a eles e a glória do Senhor reluzindo os envolveu; e todos ficaram apavorados. Todavia, o anjo disse aos pastores:

“Não temais, eis que vos trago boas noticias de grande alegria, e que são para todas as pessoas – Jesus havia nascido – Hoje, na cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é o Messias, o Senhor! Isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido envolto em panos e deitado sobre uma manjedoura”. E no mesmo instante, surgiu uma grande multidão do exército celestial que se juntou ao anjo e louvavam a Deus entoando: “Glória a Deus nos mais altos céus, e paz na terra às pessoas que recebem a sua graça!” – Lucas 2.8-14.

Nesse instante grande coral de anjos cantou cântico de louvor e honra a Deus. Os anjos exaltam a majestade e grandeza de Deus, por isso lhe rendem glória: “Gloria in exelsis Dios” – primeiras palavras desse hino de louvor em latim registrado na Vulgata, pois afinal, nasceu o Salvador do mundo, cumprindo assim as profecias dos antepassados sobre o nascimento daquele que seria chamado Conselheiro-Maravilhoso, Deus Todo-Poderoso, Pai-Eterno, Sar-Shalom, Príncipe da Paz. (Isaías 9.6-7). O coral existe e sempre existirá. Os anjos louvam e exaltam a Deus dia e noite dando-lhe glória e honra exaltando o seu magnifico poder (Isaías 6.1.3).

Glória a Deus: Um gesto de agradecimento!

O evangelista Lucas também nos conta que certa vez a caminho de Jerusalém estava Jesus passando pela divisa entre Samaria e a Galileia. Neste lugar estavam dez leprosos que ao avistarem Jesus gritaram: “Jesus, Mestre! Tem piedade de nós!” (Lucas 17.13), Jesus os curou e um dos dez, observando que havia sido curado, retornou, louvando a Deus em alta voz, e prostrando-se com rosto em terra aos pés de Jesus, muito lhe agradeceu e Jesus questionou:

“Não foram purificados todos os dez? Onde se encontram os outros nove? Não se achou nenhum outro que voltasse para render glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” (Lucas 17.17-18).

O samaritano voltou com o coração agradecido, onde estavam os outros? Será que eles representam também o povo que rejeitou o Seu? (João 1.11). É triste perceber que muitas vezes buscamos a Deus apenas por aquilo que Ele pode nos oferecer e quando por generosidade Ele nos agracia, nós nos esquecemos.

Que o nosso coração nunca se esqueça das bênçãos que Ele tem nos dado e que nem as próximas gerações se esqueçam da bondade Dele que alcançou essa e outras nações da terra.

Veja Também

A Glória é de Deus!

O evangelista Lucas escreveu assim: “Mas, considerando que Herodes não ofereceu glória a Deus, no mesmo instante um anjo do Senhor o feriu, e ele morreu comido de vermes” (Atos 12.23).

Nessa ocasião, Herodes, estava vestindo trajes majestosos, assentado no trono, proclamava um discurso ao povo, então a multidão começou a gritar: “Eis que é um deus e não um simples mortal que nos fala!” (Atos 12.22) – Deus zela pela glória que somente a Ele pertence e castiga severamente o homem arrogante e presunçoso.

O maior castigo é a sua resistência (Tiago 4.6) – morte espiritual, pois o que é pior: morrer fisicamente ou morrer espiritualmente? Isaías 42.8 declara: “Eu sou Yahweh, o Senhor, este é o meu Nome! Não dividirei a minha glória a nenhum outro ser, tampouco entregarei o meu louvor às imagens esculpidas”.

A glória é de Deus. E nunca esqueça que Deus é bom e fiel: “Mesmo considerando tudo isso, não duvidou nem foi incrédulo quanto ao que Deus lhe prometera; mas, pela , se fortaleceu, oferecendo glória a Deus” (Romanos 4.20).

Abraão demonstrou que a fé simples e a sincera disposição do coração do cristão em dar glória a Deus é o caminho do relacionamento com Deus. Portanto, dê glórias a Deus por tudo quanto Ele É. Amém.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Redes Sociais