Início » Significados Bíblicos » O Significado de Longanimidade

O Significado de Longanimidade

Nos anos 2.000, o Ministério de Louvor Diante do Trono gravou uma música com o título “Coração Igual ao Teu”, a letra fazia essas declarações:

“Se tu olhares, Senhor, pra dentro de mim nada encontrarás de bom, mas um desejo eu tenho de ser transformado, preciso tanto do teu perdão, dá-me um novo coração. Dá-me um coração igual ao Teu, meu mestre, dá-me um coração igual ao teu, coração disposto a obedecer, cumprir todo o teu querer, dá-me um coração igual ao Teu.Ensina-me a amar o meu irmão, a olhar com teus olhos, perdoar com o Teu perdão, enche-me com Teu Espírito, endireita os meus caminhos, ó Deus, dá-me um novo coração. Dá-me um coração igual ao Teu, meu mestre, dá-me um coração igual ao Teu, coração disposto a obedecer, cumprir todo o Teu querer, dá um coração igual ao Teu”.

significado-de-longanimidade

O desejo de Jesus é que seus discípulos se tornem a cada dia mais semelhantes a Ele e ser como Jesus foi é ser longânime, pois essa é uma das características d’Ele, por sinal é uma das virtudes do Fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.22-23), é operado pela interversão d’Ele em nós e na força d’Ele é possível viver nesse estado e manifestação – ser um ser longânime.

O que significa Longanimidade?

O termo é uma virtude de suportar com firmeza contrariedades em beneficio do outro, magnanimidade, generosidade, paciência e resignação com que se suportam contrariedades.

No que diz respeito à virtude do Fruto do Espírito, em algumas versões a palavra longanimidade dá lugar a palavra “paciência” que estão associadas pela própria definição.

Longanimidade em Detalhes

Falar de longanimidade nos nossos dias é um desafio e tê-la é uma dádiva, contudo podemos contar com a ajuda do Espírito Santo que faz com que ela aconteça em nós (os que dão espaço e lugar em seu coração para Ele agir).

Longanimidade é uma das marcas da santidade em nós, é uma das marcas do Espírito Santo em nós.

Outro dia ouvi um pastor dizendo: “O fruto do Espírito é o temperamento de Jesus em nós” – Pr. Marcos Fernando de Oliveira, Igreja do Nazareno Jardim Amanda II, e a longanimidade era uma das características do mestre que tudo suportou em nosso lugar.

Na prática, essa longanimidade pode ter alguns caminhos para nos ajudar:

1 – A longanimidade não é simplesmente a habilidade de esperar e suportar, mas é a habilidade de manter uma boa atitude enquanto espera e suporta as contrariedades no puro amor. O salmista declarou assim: “Aquieta-te diante do Senhor e aguardo por Ele com paciência”Salmo 37.7 – É a linha do estar sujeito no sentido de um silêncio submisso à vontade de Deus, não emburrado ou murmurante, mas sim esperançoso quanto à iminente intervenção de Deus. Seja longânime, Ele continua cuidando de tudo.

2 – É a longanimidade em relação aos mais fracos na fé também, pois já pensou que aquele que é considerado um “vacilão” por você ainda não alcançou a mesma graça da compreensão que você já alcançou? Se assim for, a responsabilidade é mais sua do que dele.

Ame aquele que te ama e aquele que não te ama ainda também como toda a longanimidade que Cristo nos amou aguardando uma santa mudança, bem como demonstre Jesus para os que estão em sua volta direta ou indiretamente, no seu dia a dia mesmo, não desanime de fazer o bem, pois, se você não desistir, você colherá os frutos no tempo certo –

“E não nos desfaleçamos de fazer o bem, pois, se não desistirmos, colheremos no tempo certo” – Gálatas 6.9.

Que a longanimidade seja aperfeiçoada em você pelo Espírito Santo de Deus.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.