Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Início » Significados Bíblicos » O Significado de Longanimidade

O Significado de Longanimidade

Nos anos 2.000, o Ministério de Louvor Diante do Trono gravou uma música com o título “Coração Igual ao Teu”, a letra fazia essas declarações:

“Se tu olhares, Senhor, pra dentro de mim nada encontrarás de bom, mas um desejo eu tenho de ser transformado, preciso tanto do teu perdão, dá-me um novo coração. Dá-me um coração igual ao Teu, meu mestre, dá-me um coração igual ao teu, coração disposto a obedecer, cumprir todo o teu querer, dá-me um coração igual ao Teu.Ensina-me a amar o meu irmão, a olhar com teus olhos, perdoar com o Teu perdão, enche-me com Teu Espírito, endireita os meus caminhos, ó Deus, dá-me um novo coração. Dá-me um coração igual ao Teu, meu mestre, dá-me um coração igual ao Teu, coração disposto a obedecer, cumprir todo o Teu querer, dá um coração igual ao Teu”.

significado-de-longanimidade

O desejo de Jesus é que seus discípulos se tornem a cada dia mais semelhantes a Ele e ser como Jesus foi é ser longânime, pois essa é uma das características d’Ele, por sinal é uma das virtudes do Fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.22-23), é operado pela interversão d’Ele em nós e na força d’Ele é possível viver nesse estado e manifestação – ser um ser longânime.

O que significa Longanimidade?

O termo é uma virtude de suportar com firmeza contrariedades em beneficio do outro, magnanimidade, generosidade, paciência e resignação com que se suportam contrariedades.

No que diz respeito à virtude do Fruto do Espírito, em algumas versões a palavra longanimidade dá lugar a palavra “paciência” que estão associadas pela própria definição.

Longanimidade em Detalhes

Falar de longanimidade nos nossos dias é um desafio e tê-la é uma dádiva, contudo podemos contar com a ajuda do Espírito Santo que faz com que ela aconteça em nós (os que dão espaço e lugar em seu coração para Ele agir).

Longanimidade é uma das marcas da santidade em nós, é uma das marcas do Espírito Santo em nós.

Outro dia ouvi um pastor dizendo: “O fruto do Espírito é o temperamento de Jesus em nós” – Pr. Marcos Fernando de Oliveira, Igreja do Nazareno Jardim Amanda II, e a longanimidade era uma das características do mestre que tudo suportou em nosso lugar.

Na prática, essa longanimidade pode ter alguns caminhos para nos ajudar:

1 – A longanimidade não é simplesmente a habilidade de esperar e suportar, mas é a habilidade de manter uma boa atitude enquanto espera e suporta as contrariedades no puro amor. O salmista declarou assim: “Aquieta-te diante do Senhor e aguardo por Ele com paciência”Salmo 37.7 – É a linha do estar sujeito no sentido de um silêncio submisso à vontade de Deus, não emburrado ou murmurante, mas sim esperançoso quanto à iminente intervenção de Deus. Seja longânime, Ele continua cuidando de tudo.

2 – É a longanimidade em relação aos mais fracos na fé também, pois já pensou que aquele que é considerado um “vacilão” por você ainda não alcançou a mesma graça da compreensão que você já alcançou? Se assim for, a responsabilidade é mais sua do que dele.

Ame aquele que te ama e aquele que não te ama ainda também como toda a longanimidade que Cristo nos amou aguardando uma santa mudança, bem como demonstre Jesus para os que estão em sua volta direta ou indiretamente, no seu dia a dia mesmo, não desanime de fazer o bem, pois, se você não desistir, você colherá os frutos no tempo certo –

“E não nos desfaleçamos de fazer o bem, pois, se não desistirmos, colheremos no tempo certo” – Gálatas 6.9.

Que a longanimidade seja aperfeiçoada em você pelo Espírito Santo de Deus.

[Total: 1    Média: 5/5]

Adicionar comentário

Aprender a Bíblia? Veja Isso