Início » Histórias da Bíblia » História de Noé – Veja Quem foi e Tudo sobre a Arca de Noé

História de Noé – Veja Quem foi e Tudo sobre a Arca de Noé

Hoje nós conheceremos a história de uma pessoa relevante, carregado de fraquezas como todos os seres humanos, mas que achou graça e misericórdia diante de Deus, homem considerado único justo observado em sua geração, usado de forma pontual e imprescindível no desenvolvimento dos planos do Eterno na época e que teve sua vida relatada e eternizada nas Sagradas Escrituras: Noé é o seu nome.

historia-de-noe

Quem Foi Noé

Noé do hebraico “Noach” significa “descanso”, “repouso”, “de longa vida”. Noé nasceu quando seu pai tinha cento e oitenta e dois anos e recebeu esse nome porque profetizou ele: “Este nos aliviará do nosso árduo trabalho e do sofrimento de nossas mãos, causados pela dureza desta terra que o Senhor amaldiçoou!”. Filho de Lameque e neto de Matusalém, décimo e notável representante da genealogia de Sete, morreu aos novecentos e cinquenta anos deixando três filhos: Sem, Cam e Jafé.

Nos dias de Noé a perversidade humana proveniente da desobediência e do pecado havia crescido muito e todas as motivações estavam inclinadas à prática do mal, foi então que o Senhor entristeceu-se por haver criado os seres humanos e esse sentimento feriu profundamente o seu coração a ponto dele mesmo declarar:

“Farei desaparecer da superfície do solo seres humanos que criei, todos os homens; os grandes animais até os pequenos seres; e as aves do céu. Arrependo-me de havê-los feito!”.

A expressão hebraica traduzida por “arrependimento” está ligada ao doloroso lamento e deseja comunicar a terrível e profunda tristeza que invadiu o intimo de Deus ao ver o ser humano, sua preciosa obra, àquele que recebeu sua imagem e semelhança, àquele que ele disse ter ficado “muito bom” ao tê-lo feito, se perdendo a cada instante mais no pecado.

A Arca de Noé

Num determinado dia, após ter observado todo esse cenário e com esse sentimento permeando o seu coração, Deus foi ao encontro de Noé para dar-lhe uma palavra detalhada de conselhos e orientações que dizia que o próprio Ele mesmo daria fim a todos os seres humanos por causa de tudo o que eles estavam se

arca-de-noépermitindo fazer e juntamente com eles a terra tinha a sua destruição decretada, mas você se lembra de que Noé encontrou graça e misericórdia da parte do Senhor?

Pois bem, Deus pediu a Noé que fizesse uma arca e lhe deu todos os detalhes do material que deveria ser usado, comprimentos, larguras, alturas, entrada, andares, pois disse que mandaria um Dilúvio, muitas e muitas águas, para assim por fim ao que estava debaixo do céu.

Contudo, após Deus ter falado todas as orientações sobre da arca e o que estava por vir, Ele disse que estabeleceria uma Aliança com Noé e assim orientou que a arca estando pronta deveriam entrar Noé, sua esposa, filhos e noras, bem como toda a criação com fôlego de vida, de tudo que é carne dois de cada espécie, macho e fêmea, de cada espécie de aves, animais e de todos os répteis do solo um casal, para os conservares em vida.

E Deus continuava seu discurso pedindo ainda que ele reunisse todos os tipos de alimentos que seria de sustento para todos os seres viventes que estariam na arca no período correspondente ao Dilúvio.

Deus Pede para Noé entrar na Arca

Noé foi obediente a tudo o que Deus havia falado e sete dias antes de começar a chover, Noé foi orientado por Deus a entrar na arca com sua família e as espécies viventes.

Neste momento das espécies puras Deus pediu para tomar sete pares e das espécies impuras um casal apenas, isso se deu pelo tempo que a narrativa bíblica faz sobre o subir das águas e os primeiros sinais de terra seca para que essas espécies se reproduzissem para servir do sacrifício que no tempo Noé ofereceria a Deus e de alimento.

O Diluvio

Passados sete dias desabaram as grandes águas do Dilúvio sobre a terra.

No dia em que Noé completou seiscentos anos um mês e dezessete dias, todas as fontes das grandes profundezas jorraram, as comportas do céu se romperam e a chuva caiu sobre a terra.

Naquele mesmo dia Noé, seus familiares e todas as espécies viventes entraram e se abrigaram na arca, então o Senhor fechou a porta por fora.

o-diluvio

Por quanto tempo durou o diluvio?

O Dilúvio permaneceu sobre a terra por quarenta dias e quarenta noites (períodos extremamente significativos ligados à redenção do povo de Deus foram marcados por quarenta dias).

Então as águas do Diluvio cobriram toda a terra e morreu tudo o que tinha vida, sobrevivendo apenas os que estavam na arca. A enchente prevaleceu sobre a terra durante cento e cinquenta dias.

Deus, o Pai, lembrou-se então de Noé e enviou um forte vento sobre a terra e as águas começaram a baixar até a terra estar bem seca.

Calcula-se que todo esse período durou trezentos e setenta e um dias.

A saber: o “lembrar de Deus” sempre se refere ao momento que o “amor fiel e misericordioso” une-se com o “poder e a intervenção oportuna”.

As águas do diluvio escoaram e Deus pede para Noé sair da Arca.

Depois desses acontecimentos, Deus ordenou que todos os que estavam saíssem da arca para que vivam, sejam fecundos e multipliquem-se sobre a terra.

Ao sair, Noé construiu um altar dedicado ao Senhor para oferecer-lhe animais e aves puros como holocausto, então o Senhor sentiu o aroma agradável da adoração e declarou a si mesmo: “Jamais amaldiçoarei a terra por causa do homem, porquanto seu íntimo é completamente inclinado para o mal, desde o nascimento; e nunca mais destruirei todos os seres nos quais há fôlego da vida, como fiz desta vez; enquanto durar a terra, semeadura e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite, jamais cessarão seus ciclos naturais”.

A Aliança de Deus com Noé

A seguir Deus abençoou a Noé e seus filhos e estabeleceu com eles, todos os descendentes e os seres vivos uma Aliança: “tudo o que existe nunca mais será destruído pelas águas do Dilúvio, não haverá mais outro Dilúvio para devastar a terra”.

arco-iris-da-alicança

E Deus afirmou que o sinal da Aliança eterna que estava sendo instituída naquele momento entre todos é o arco nas nuvens que se tornaria um sinal claro e visível entre Ele e a toda terra.

Portanto, a partir da família de Noé se fez o povoamento de toda a terra.

Noé fica embriagado

A Palavra também registra uma história de que Noé era cultivador e ao plantar a vinha bebeu do vinho que havia feito e embriagou-se. Cam, um dos seus filhos, viu que Noé estava embriagado e nu dentro da tenda que habitava e foi contar aos seus dois irmãos, Sem e Jafé, que o cobriram chegando onde estava Noé andando de costas para não contemplarem a cena de nudez de seu pai.

Noé ao acordar e tomar conhecimento dos fatos, não gostou da atitude Cam e amaldiçoou a sua descendência e ao mesmo ponto que louvou a Deus por Sem dizendo ainda que Jafé iria também compartilhar das bênçãos entregues a Sem.

Tudo isso se deu porque Cam não soube guardar segredo do erro e indecência de Noé expondo-o a uma situação humilhante, vexatória e sua fraqueza aos olhos de todos, ao contrário de seus irmãos que tomaram cuidado ao cobri-lo e poupá-lo.

A história termina dizendo que Noé viveu mais trezentos e cinquenta anos após o Dilúvio até o dia da sua morte.

O que aprendemos com a história de Noé.

Gostou da história? Pois é, Deus tem seus planos e eles se cumprem. No tempo até Jesus, o Redentor absoluto, Deus foi construindo uma história de redenção com a criação. Deus mostra o seu cuidado e amor não desistindo da gente, portanto, apegue-se a Ele. Deus usa e conta com pessoas para escrever a sua magnifica e fiel história, se disponha.

Que o Pai de amor abençoe a sua vida querido leitor.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.