Início » Hebraico Bíblico » Festas Judaicas

Festas Judaicas

As festas são um dos elementos mais importantes da cultura Judaica. Isso porque esses eventos têm um grande simbolismo religioso e histórico para os hebreus.  As principais festas judaicas determinam todo ciclo do calendário do povo judeu, elas estão fundamentadas em textos bíblicos e livros importantes para a tradição judaica.

Nesse artigo apresentaremos as principais festas da cultura judaica, quando elas acontecem, seu significado religioso, o que é comemorado e como eles celebram essas festas.

festas-judaicas

Conhecer essas festas é importante, pois nos esclarece um pouco mais sobre a religiosidade do povo judeu e sua relação com Deus. Então vamos conhecer essas festas!

Ano Novo Judaico

A primeira das festas judaicas é o Rosh Hashanah, que é o ano novo dos judeus. Ela geralmente acontece entre setembro e outubro.

É uma referência ao ato da criação. O toque do shofar que é feito na sinagoga marca o início de um período de 10 dias de autoexame da consciência e busca por arrependimento (Levíticos 23.24-27). Costuma-se comer maçãs mergulhadas no mel e desejar um feliz ano aos outros.

Dia da Expiação

Outra festa importante no calendário religioso dos judeus é o Dia da Expiação, ou Yom Kippur. Acontece bem depois da penitência iniciada no ano novo, e é considerada uma das festas judaicas mais sagradas do ano.

Nesse período são feitas preces, jejuns e confissão pública dos pecados. Na tradição bíblica esse era o período que o sumo-sacerdote fazia um sacrifício e entrava no Santo dos Santos do Templo (Levíticos 16).

Festa dos Tabernáculos

Passados Cinco dias ao Dia da Expiação se inicia a Festa dos Tabernáculos, ou sukkot. É uma das três festas judaicas relacionadas à colheita e dura uma semana. Veja Também Palavras em Hebraico

Nessa festa os judeus constroem tendas lembrando o tabernáculo, nos quintais ou próximo à sinagoga, comem e às vezes até dormem nesses locais. É uma festa de lembrança da providência de Deus na peregrinação pelo Deserto (Levítico 23 e Deuteronômio 16)

Veja Também
→ O livro de Enoque, Anjos caídos e a Tradição Judaica

Festa das Luzes

A festa das luzes, ou Hanukkah, acontece mais ou menos no período do Natal. Essa é a Única das festas judaicas citadas aqui que não tem referência no Antigo Testamento. O Hanukkah é uma comemoração em memória a vitória dos Macabeus e a consagração do Templo no ano de 164 antes de Cristo.

É chamada de Festa das Luzes, pois ela dura oito dias e a cada dia os judeus acendem uma das velas do candelabro de sete braços, até que no oitavo dia todas estejam acesas.

Festa de Purim

A celebração dos Purim acontece entre fevereiro e março. Esse é o período em que é relembrada a história de Ester. Essa festa judaica é uma comemoração pelo livramento do dia que Haman lançou sorte (daí o nome Purim) para destruir o povo Judeu.

Na sinagoga o livro de Ester é lido de forma peculiar, toda vez que se lê o nome de Haman os homens fazem barulho com reco-reco e batendo os pés. É um período onde os judeus saem para visitar, vestir roupas extravagantes e comer doces especiais.

Páscoa Judaica

Das festas judaicas essa é a mais conhecida. A Páscoa, ou Pesach, coincide com a Páscoa Cristã, porém o significado e a comemoração são diferentes.  Para os hebreus é a libertação do seu povo da escravidão egípcia (Êxodo 12).

É uma festa judaica muito especial, onde se comem comidas tradicionais, e se usam pratos especiais e se deixa um lugar vazio na mesa para a chegada do profeta Elias (Deuteronômio 16).

Festa de Pentecostes

O Pentecostes acontece cinquenta dias depois do segundo dia da páscoa. É um período em que se comemora a entrega das Leis de Deus a Moisés no monte Sinai. Os Dez mandamentos são lidos e os judeus meditam nessas leis. Essa também é a festa judaica das primícias, por isso a sinagoga é enfeitada com flores e plantas e se come alimentos a base de leite (Êxodo 23.14-17; 34.18-23).

Podemos perceber através dessas comemorações que o povo judeu tem um calendário religioso que traça sua relação com Deus e com a história de seu povo. As festas judaicas são parte da tradição, cultura e religiosidade do povo que foi escolhido para que as promessas de Deus fossem cumpridas.

Quer Aprender Hebraico Bíblico? Veja isso

Se você realmente gostaria de aprender hebraico mas não tem muito recurso financeiro, nem tempo para ir a uma escola.

Recentemente foi Lançado o Curso Hebraico Bíblico (TSADE) um método que ensina hebraico bíblico a todos que desejam aumentar seu conhecimento bíblico. Nesse curso você aprende o idioma que a bíblia foi escrita. Para saber mais clique no botão abaixo e comece aprender hebraico hoje.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.