Projeto Gospel. Aprenda tudo sobre Teologia!
Início » Histórias » Quem eram os Levitas?

Quem eram os Levitas?

As doze tribos de Israel referiam-se aos descendentes da família de Jacó. Um dos filhos de Jacó chamava-se Levi, sua mãe se chamava Lia, conforme registro bíblico:

“Concebeu ainda outra vez e deu à luz um filho e declarou: ‘Agora, finalmente, meu marido me dará toda a atenção, porquanto já lhe dei três filhos’, por esse motivo lhe deu o nome de Levi” (Gênesis 29.34).

os-levitas-da-tribo-de-levi

Os filhos de Levi foram Gérson, Coate e Merari (1º Crônicas 6.1). Quando você ouvir ou ler sobre “os levitas”, estes estarão, portanto se referindo aos descendentes de Levi, da tribo de Levi.

Os levitas eram uma antiga tribo guerreira: “Simeão e Levi são irmãos, suas espadas são armas de violência, que minha alma não entre em seu conselho e que meu coração não participe da sua assembleia, porque em sua ira mataram homens, e a seu bel-prazer aleijaram bois, cortando o tendão; Maldita seja sua cólera, tão tremenda, e sua ira, exageradamente cruel. Eu os dividirei pelas terras de Jacó e os espalharei no meio do seu próprio povo” (Gênesis 49.5-7), e foram transformados em casta sacerdotal:

Levi afirmou em relação a seu pai e sua mãe: ‘Não vos conheço, sois idolatras, e não reconheceu seus irmãos e não concedeu com os filhos que preferiram a idolatria, porém soube guardar a tua Palavra e observar a tua Aliança.

Portanto, os levitas são merecedores de ensinar os seus juízos a Jacó e a tua Torá, a Israel. Eles te oferecem o melhor incenso e holocaustos perfeitos ao teu altar” (Deuteronômio 33.9-10).

O que Faziam os Levitas?

As famílias da tribo de Levi, os levitas, receberam a importante missão de cuidar e permanecer a serviço do Tabernáculo, conforme registro bíblico: “As famílias da tribo de Lei, porém, não foram recenseadas juntamente com as outras, porquanto o Senhor havia ordenado a Moisés: ‘Não registrareis, contudo, a tribo de Levi e não a recenseareis no meio dos filhos de Israel; Mas estabelece, tu mesmo, os levitas, para o serviço do Tabernáculo que guarda as tábuas da Aliança, de todos os seus utensílios, e de tudo o que lhe pertence.

Eles transportarão o Tabernáculo e todos os seus utensílios, exercerão nela seu ministério e acamparão ao redor do Tabernáculo, a Habitação do Testemunho. Quando o Tabernáculo se mudar, os levitas o desarmarão, quando o Tabernáculo tiver de parar, os levitas o armarão.

Qualquer profano que se aproximar dele será sumariamente condenado à morte. Os filhos de Israel acamparão cada um em suas próprias tendas, junto de seu próprio estandarte de família, segundo seus exércitos.

Os levitas, porém, acamparão ao redor do Tabernáculo. Desse modo a ira divina não cairá sobre toda a comunidade de Israel. Os israelitas fizeram tudo exatamente como Deus ordenara a Moisés” (Números 1.47-54).

Funções dos Levitas

Sendo assim, as funções dos levitas eram: Zelavam por todas as coisas santíssimas, encarregados da Arca e tudo o que dizia respeito aos objetos usados no serviço do Santuário, transporte das cortinas do Tabernáculo, carregavam as armações de madeira do Tabernáculo.

No livro de Números, quando Davi se tornou idoso, proclamou seu filho Salomão rei sobre Israel e reuniu todos os chefes e líderes de Israel, bem como os sacerdotes e os levitas, realizando recenseamentos dos levitas e lhes organizando para a seguinte missão:

“Cooperar com os descendentes de Arão em todos os trabalhos no Templo do Senhor. Encarregavam-se dos pátios, das salas laterais, da purificação de todos os objetos sagrados e das demais tarefas necessárias à manutenção da Casa de Deus.

Estavam encarregados do pão consagrado, da farinha das ofertas de cereal, dos bolos sem fermento, de assar o pão e misturar a massa, e de todos os pesos e medidas.

Também deveriam estar preparados para render graças e louvores a Deus, o Senhor, todas as manhãs, ao raiar do dia, e em todas as tardes, ao pôr do sol e oferecer continuamente diante do Senhor todos os holocaustos que eram queimados no sábado, Shabbath, nas festas da Lua Nova e nas festas com datas fixas.

Deviam servir regularmente diante de Deus conforme as normas e as escalas determinadas para os turnos e serviço dos diversos grupos de trabalho. Dessa maneira os levitas ficaram responsáveis pela administração da Tenda do Encontro, o Santuário e, pela assistência aos seus irmãos, os descendentes de Arão, bem como por toda a obra e serviço religioso realizado na Casa do Senhor” (1º Crônicas 23.28-32).

As funções dos levitas também eram: Supervisionar os trabalhos de construção e administração (1º Crônicas 23.4), Escribas e Juízes (1º Crônicas 23.4), Porteiros (1º Crônicas 23.5), Ministros de louvor a Deus com instrumentos musicais (1º Crônicas 23.5).

Conclusão do Estudo sobre levitas

É um erro chamar de levitas aqueles que são responsáveis pela a arte na área da música nas igrejas que pelo seu ministério a conduzem a adoração a Deus, tendo em vista que hoje entendemos que os levitas tem uma origem (provenientes de um lugar e pertencentes a uma descendência).

Sim, os levitas no Templo eram responsáveis por essa adoração – música (como também vemos em 1º Crônicas 6.31-48), porém TAMBÉM eram responsáveis por outros ministérios de serviço e não única e exclusivamente nesse serviço a Deus e ao Reino.

Mais Vistos Nos Últimos Dias

Aprender a Bíblia? Veja Isso

Copyright© 2014-2018 | Projeto Gospel. Todos os direitos reservados

Quer Memorizar centenas de Versículos Bíblicos Com Facilidade?

Clique no Botão Laranja Abaixo e Cadastre Seu Email
para conhecer os detalhes desse Incrível método.