Início » Significados Bíblicos » Significado de Querubim

Significado de Querubim

Nesse artigo você vai entender um pouco sobre o significado de querubim segundo a bíblia … Os querubins são uma classe de anjos que assim como os demais são criados para o serviço e à adoração a Deus.

Os querubins, esses anjos assim denominados, aparecem destacados logo no inicio dos registros bíblicos nessa atuação: “Deus baniu Adão e Eva e no lado leste do jardim do Éden estabeleceu seus querubins e uma espada flamejante que se movia em todas as direções, evitando assim que alguém tivesse acesso à árvore da vida” (Gênesis 3.24).

A figura do querubim aparece também não muito tempo depois, no segundo livro do Antigo Testamento, nas orientações dadas por Deus sobre a Arca da Aliança, bem como sobre o Templo Santo de Deus: “Confeccionaram o véu de linho fino trançado e de fios de lã azul-celeste, púrpura-escarlate e carmesim. Fizeram-no bordado com figuras de querubins” (Êxodo 36.35).

E “Igualmente faze dois querubins de ouro, de ouro batido o farás, nas duas extremidades do propiciatório, faze-me um dos querubins em uma extremidade e o outro na outra: farás os querubins formando um só corpo com o propiciatório, nas duas extremidades.

Os querubins terão as asas estendidas para cima e protegerão o propiciatório com suas asas, um voltado para o outro. As faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório. Porás o propiciatório em cima da Arca; e dentro dela depositarás as Tábuas da Aliança que Eu te darei.

Ali, sobre a tampa, que é o propiciatório, no meio dos dois querubins que se encontram sobre a Arca, Eu me encontrarei contigo no tempo certo, e falarei a ti de cima do tampo, dentre os dois querubins que estão sobre a Arca que contém o Testemunho da Aliança, a respeito de tudo o que te ordenei para os filhos de Israel” (Êxodo 25.18-22).

significado-de-querubim

Quem são os Querubins?

Segundo estudos, os querubins são tidos como seres categorizados em poder logo abaixo dos serafins (serafins: expressão que aparece para anjos na visão do trono e chamado relatado pelo profeta Isaías no capítulo seis do livro que leva o seu nome).

Missão dos Querubins

Ao que parece os querubins recebem a importante missão de proteger e guardar tudo quanto é santo e precioso para Deus. No Gênesis vemos que aos querubins foi dada a importante tarefa de proteger a árvore da vida.

Os “humanos” só terão novamente acesso à árvore da vida pela rendição e remissão em Jesus. As figuras dos querubins aparecem como os guardiões o Templo de Deus, tendo a sua forma bordadas no véu que impedia o acesso público ao recinto santo, bem como estavam esculpidos na tampa da Arca da Aliança, símbolo máxima da presença de Deus e essa posição não mudou, pois o apóstolo João contempla os querubins zelando pelo trono celestial.

Em algumas partes bíblicas os querubins estão na mesma posição de guarda, mas também estão adorando a Deus, como faz parte do “ser anjo.

Como é um Querubim?

Os querubins foram revelados por visão, contudo em ao menos duas passagens eles são denominados como “os seres viventes”, como é o caso da visão para o profeta Ezequiel (destaco 1.6-10, 10.14) e ao apostolo João no Apocalipse (como comentamos acima sobre a visão do trono):

“No centro, circuncidando o trono, havia quatros seres viventes cobertos de olhos, tanto na frente como nas costas. O primeiro aparentava um leão, o segundo era semelhante a um touro, o terceiro tinha um semblante como o de homem, o quarto parecia uma águia em pleno voo. Cada um deles tinha seis asas e eram repletos de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas. Dia e noite proclamavam: Santo, santo, santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, Aquele que era, que é e que há de vir” (Apocalipse 4.6-8).

Perceba também que ambos tentam descrever os querubins como estavam vendo e é possível verificar que ambos são bem semelhantes nos seus relatos.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.