Projeto Gospel. Aprenda tudo sobre Teologia!

História de Ezequiel, quem foi Ezequiel?

A história do profeta Ezequiel começa sendo um dos homens levantados por Deus para poder profetizar na época do exílio do povo judeu na Babilônia, o nome Ezequiel significa Deus forte ou Deus tonar forte. Veja abaixo sua história e tudo sobre sua vida.

historia-de-ezequiel-quem-foi

Quem Foi Ezequiel na Bíblia

Ezequiel foi o filho de Buzi que pertencia a família sacerdotal ou seja, Ezequiel era um sacerdote e na verdade não se sabe sobre quem foi o profeta Ezequiel, além das informações que são encontradas no livro que leva o nome no antigo testamento.

O profeta Ezequiel foi levado cativo ao exílio para a Babilônia em 597 a.c logo após o rei Nabucodonosor ter tomado toda a Jerusalém, nesta ocasião foram deportados o rei de Judá, Joaquim e toda a sua família real, os cidadãos mais habilidosos e todos os cidadãos mais proeminentes este texto esta em (2 Rs 24:14).

Na historia de Ezequiel o profeta era casado, mas porem a sua esposa acabou falecendo repentinamente durante  o cativeiro, pouco antes da cidade de Jerusalém ser destruída por toda a ofensiva do império Babilônico e não é feita menção nenhuma sobre qualquer possíveis filhos.

Mesmo a morte súbita de sua esposa foi mesmo anunciada por Deus, e o profeta foi mesmo proibido pelo senhor Deus a se lamentar pelo acontecimento e bem como realizar qualquer rito de passagem em luto a sua esposa, no texto de (Ez 25:15,16).

Veja Também: Significado de Circuncisão

Esta proibição serviu mesmo como um sinal do que os habitantes da cidade de Jerusalém fariam em breve, podemos ver isso no texto de (Ez 24:16-27).

Qual o Ministério do Profeta Ezequiel

Logo após ter sido levado como cativo o profeta Ezequiel se estabeleceu junto ao rio quebrar na vila de Tel-Abibe perto de Nipur, logo após os cinco anos vivendo no exilio Ezequiel acabou recebendo a sua chamada profética, ele vivia em sua própria casa onde os anciãos vinham para consultá-lo.

É muito possível que o ministério do profeta Ezequiel tenha começado logo aos 30 anos de idade e caso isso seja realmente verdade ele tinha cerca de 25 e 26 anos quando foi deportado para a Babilônia.

Mesmo na historia de Ezequiel ele se mostrar muito familiarizado com os preceitos da religião Judaica e com o templo de Salomão não existe qualquer evidencia de que ele tenha desempenhado algum papel sacerdotal em Jerusalém antes mesmo de ser levado para a Babilônia.

Veja Também : Quem foi Daniel

Na verdade geralmente os sacerdotes começavam a exercer as suas funções no templo com a idade de 30 anos e conforme falamos logo acima o profeta Ezequiel foi exilado muito antes de alcançar esta idade.

Desta forma quando o profeta Ezequiel acabou completando os 30 anos estavam vivendo mais de mil quilômetros de distancia da sua terra natal no ano em que deveria começar os seus serviços como sacerdote.

Deus o chamou soberanamente para se tornar um dos grandes profetas do antigo testamento e durante todo este período em que o profeta Ezequiel profetizou o templo estava em ruínas.

banner-curso-de-memorizacao-da-biblia

Clique Aqui e conheça o Revolucionário Método de Memorização da Bíblia que está ajudando milhares de pessoas!

Com esse método, você vai aprender a memorizar qualquer parte da Bíblia de uma forma simples e rápida. Você memorizará mais Versículos em 1 semana do que em toda a sua vida!
Você vai amar ler e falar sobre a Bíblia após aprender e aplicar esse método exclusivo de Memorização da Bíblia. Clique no banner acima e confira em detalhes como esse método vai transformar a sua leitura bíblica a partir de hoje.

.

Comentarios

Comentarios