Início » Significados Bíblicos » O que Significa Misericórdia?

O que Significa Misericórdia?

A palavra misericórdia significa “um sentimento de dor e solidariedade com relação a alguém que sofre uma tragédia pessoa; que caiu em desgraça; compaixão; piedade; ato concreto de manifestação desse sentimento, como o perdão; a indulgência; graça e clemência”, apenas com essa definição já podemos começar a encontrar em nós e em trechos que lembramos da Bíblia o que é, de fato, essa misericórdia e como Deus manifesta ela por nós.

Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade. (Hebreus 4:16)

significado-de-misericordia

Misericórdia de Deus

Jesus disse: “Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso” (Lucas 6:36). Essa é a maior prova  que podemos, sim, sermos misericordiosos, através da compaixão e do amor, assim como Deus é conosco em todos os momentos de nossa vida.

Mas podemos pensar: como exercemos isso no dia a dia? Como Deus fez e faz isso conosco? Com nossas vidas? Como sempre, o nosso maior exemplo é Jesus. Apesar de sermos pecadores e esses pecados terem nos separado de Deus e estarmos com o nosso destino traçado

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 6:23)

Deus teve misericórdia por nós, ou seja, ele nos perdoou, nos amou, mesmo vendo todos os nossos erros e pecados e enviou o seu filho para nos salvar. Jesus, mesmo não tendo cometido nenhum pecado, sofreu por nós e foi por sua misericórdia que fomos salvos pelo sangue de Cristo.

Por isso, podemos pensar que fazer sacrifícios faz sim parte de ter misericórdia, ajudar alguém, mesmo que essa pessoa tenha pecados, mostrando para ela a palavra de nosso Salvador, mostrando o caminho de Deus é seguir os passos de quem nos salvou, de quem sempre está olhando por nós.

Assim como fizeram por nós a tanto tempo, devemos fazer pelo outro no nosso dia a dia. E reconhecer a misericórdia de Cristo e de Deus é uma das formas de nos aproximarmos Deles e de sentirmos como o seu amor por nós é imenso e infinito.

Parábola sobre Misericórdia

Já ficou claro o que é misericórdia pra você? Caso não tenha ficado, existem vários exemplos e menções dessa palavra na Bíblia que podemos usar como exemplo, escolhi uma parábola presente em Lucas. Nessa citação Jesus está respondendo a pergunta de um advogado a respeito de quem é seu vizinho.

“E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.

Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele.” (Lucas 10:30-37)

Através dessa parábola podemos concluir que ter misericórdia é olhar para o outro com um olhar de amor e não esnobá-lo por estar em uma que talvez lhe cause até uma certa repulsa.

No caso, o sacerdote e o levita foram indiferentes, mas o samaritano não. Ao invés de negar ajuda, ele teve compaixão, ajudou-o, preocupou-se com ele e isso, com certeza, fez diferença na vida do viajante.

Reflexão sobre Misericórdia

Ter misericórdia é, acima de tudo, ter compaixão com o outro e pelo outro. É levar a palavra de Deus, os ensinamentos de Jesus através de atos simples e não só palavras.

É, muitas vezes, ser igual o samaritano e ir contra a maré, fazer diferença e ser diferente, desde que isso te aproxime de Deus. É seguir o maior exemplo de misericórdia que Deus nos deu: Jesus. Que possamos ser cada vez mais misericordiosos.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.