Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Início » Estudo Bíblico » Estudo Sobre Fé

Estudo Sobre Fé

A fé segundo o dicionário significa “crença, convicção intensa e persistente em algo abstrato que, para a pessoa que acredita se torna verdade, está ligada a religião”.

Ao redor de todo o mundo as pessoas falam sobre a fé e muitas delas até cantam sobre ela. Na música popular brasileira existe uma canção muito antiga composta e cantada pelo artista Gilberto Gil, que no governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva também comandou o Ministério da Cultura, que celebra: “Anda com fé eu vou que a fé não costuma faiá (falhar)”.

Nos trechos da canção ele declara sua fé em diversas coisas, pois “alguns confiam em carros e outros em cavalos”, como disse o salmista Davi no capítulo 20 verso 07 do livro e aqui nós não estamos dispostos a agredir e ofender a fé das pessoas, sejam elas quais forem, respeitamos e mantemos essa posição, assim como pedimos que tenham a mesma atitude conosco, pois somente queremos declarar a nossa fé que, como diz o salmista no mesmo versículo “nós confiamos no Nome do Senhor, o nosso Deus”, é essa bandeira que levantamos.

Estudo-sobre-fé

Estudo Bíblico Sobre Fé

Entre os anos 400 e 1600 depois de Cristo, ao todo foram 1200 anos, a carta localizada entre Filemon e Tiago no Novo Testamento das Sagradas Escrituras, era conhecida como “Epístola de Paulo aos Hebreus”, contudo nunca houve concordância por parte de teólogos e biblistas se a autoria era mesmo do referido apóstolo.

Chegou um tempo que essas pessoas estudiosas da Palavra ao redor do mundo concordaram que, após inúmeras análises dos escritos originais, o correto seria manter o mistério em relação a sua autoria. Um dos pais da igreja do terceiro século chamado Orígenes costumava dizer: “somente Deus sabe quem escreveu Hebreus”.

Mas o fato é que o autor ou, por que não, autores dessa carta, fez um registro valioso sobre a fé dizendo:

“Ora, a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos e a prova daquilo que não podemos ver. Porquanto foi mediante a fé que os antigos receberam bom testemunho. Pela fé compreenderemos que o Universo foi criado por intermédio da Palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi produzido a partir daquilo que não se fé” (Hebreus 11.1-3).

A mensagem que deseja ser fixada nesses versículos sobre a fé é que, olhando para o grego, a expressão de fé tem o significado de “certeza concreta” ou “uma confiança sem espaço para dúvida”. Na fé não há espaço para “achismos e incertezas”, na fé só há a certeza de que tudo está no controle do Eterno e que Ele é poderoso para fazer “infinitamente mais do que tudo que pedimos ou imaginamos, de acordo com o seu poder que age em nós” (Efésios 3.20).

Os “antigos”, homens e mulheres de fé, como exemplos de literais “crentes” em Deus, nem sempre receberam em vida o que lhes foi prometido (Hebreus 11.13), porém caminharam guardando o seu coração e a confiança no Eterno “reconhecendo que eram peregrinos sobre a terra”, que sua principal segurança estava na aliança com o Senhor e pela fé tiveram seus testemunhos preservados, contados de geração em geração para edificação dos irmãos e receberam do Pai o galardão e o reconhecimento mais valioso de todos.

Deus sempre valorizou, desde o antigo testamento e até os dias de hoje, a fé sincera e absoluta que Nele é posta, pois somente a fé substância a realidade de Deus e por mais que “a humanidade avance em ciências, a melhor resposta para a criação do Universo e o cotidiano de cada um de nós provém da fé em Deus”.

Os Exemplos de Fé…

Abel Abel foi morto por Caim, seu irmão, isso é verdade (Gênesis 4.8). Mas é verdade também que ele foi reconhecido como justo, no momento que Deus aprovou a sua oferta como excelente (Hebreus 11.4). O seu sangue foi derramado, a injustiça aconteceu, porém seu testemunho de fé continua inspirando e ensinando.

Enoque O Enoque foi arrebatado e não experimentou a morte (Gênesis 5.24), por meio da fé, e antes de tudo isso acontecer, segundo o autor de Hebreus, ele havia recebido o testemunho de que tinha agradado a Deus.

NoéNoé está na relação dos que experimentaram e provaram a fé, certeza concreta, em Deus, pois foi orientado a construir uma arca porque estava por vir algo que até então não se tinha notícias (Genesis 6.9-22). E ele assim fez, tudo em conformidade com o que Deus havia ordenado.

Abraão “Então o Senhor veio a Abraão e lhe ordenou: ‘Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, e dirige-te à terra que te indicarei” (Gênesis 12.1). Sair para onde? Só sai porque “eis que farei de ti um grande povo: Eu te abençoarei, engrandecerei teu nome e será tu uma benção” (Gênesis 12.2). Mediante a fé ele obedeceu. Pela fé, ao lado de sua esposa, tiveram um filho, mesmo com idade avançada e ela da mesma forma além de ser estéril (Gênesis 21.1-7) e desse homem sem virilidade nasceu uma descendência tão numerosa como as estrelas do céu e incontável como os grãos de área à beira-mar (Hebreus 11.12).

E o mesmo Abraão entregou Isaque em sacrifico a Deus (Gênesis 22.1-19), ainda que Deus lhe tivesse prometido:

“Por intermédio de Isaque, sua descendência será estabelecida, porquanto, ele acreditou que Deus era suficientemente poderoso para ressuscitá-lo dentre os mortos e, simbolicamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos” (Hebreus 11.18-19).

Estevão Mesmo diante da morte (consumada por apedrejamento) não negociou a sua fé em Cristo Jesus e pregou para os seus acusadores ao ponto de enfurecê-los (Atos 07).

Paulo “Pois vivemos por fé e não pelo que nos é possível ver” (2º Coríntios 5.7), pois não importa o perigo ou as tribulações é certo que nada é suficiente para nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus o nosso Senhor (Romanos 8.33-39), porquanto o viver é Cristo e o morrer é lucro – estamos seguros Nele (Filipenses 1.21).

E “quantos exemplos mais daremos”? (Hebreus 11.32). Tantos poderiam ser citados: José (Hebreus 11.22), Moisés (Hebreus 11.23-30), Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas (Hebreus 11.32).

O Desafio dessa Geração…

“Em verdade, sem fé é impossível agradar a Deus, portanto, para qualquer pessoa que Dele se aproxima é indispensável crer que Ele é real e que recompensa todos quantos se consagram a Ele” (Hebreus 11.6).

A fé que agrada a Deus é a fé em sua pessoa, santa e sublime, está ligada a devoção e no amor de estar com Ele independente do que aconteça, assim como Habacuque declarou: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja uvas nas videiras, mesmo falhando toda a safra de olivas, e as lavouras não produzam mantimentos, as ovelhas sejam sequestradas do aprisco, e o gado morra nos currais, eu todavia me alegrarei no Senhor e exultarei no Deus da minha salvação” (3.17-18). Ontem ou hoje, o justo (justificado em Jesus) é chamado a viver pela fé (Habacuque 2.4).

→ Veja Também:  Versículos de Fé

Conclusão

A conduta de cada crente é a sua verdadeira profissão de fé: mais do que dizer é necessário viver. É necessário dar espaço para que o Amado forje na gente uma moldura de fé irresistível as tempestades da vida.

Deus continua sendo o mesmo. Como um bom Pai, Ele sim se agrada em abençoar os seus filhos, porém a nossa fé não deve estar ligada naquilo que Ele pode e fará por nós, mas como um ato de adoração, a nossa fé deve estar unicamente alicerçada em quem Ele É, soberano sobre tudo e todos, nosso amado.

O maior amor já foi demonstrado (João 3.16), vale apena confiar e descansar, Ele é incomparável (Isaias 64.4).

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Veja como esses jovens conseguiram Memorizar toda a Bíblia


Você Também pode