Início » Estudo Bíblico » Estudo Sobre Fé

Estudo Sobre Fé

A fé segundo o dicionário significa “crença, convicção intensa e persistente em algo abstrato que, para a pessoa que acredita se torna verdade, está ligada a religião”.

Ao redor de todo o mundo as pessoas falam sobre a fé e muitas delas até cantam sobre ela. Na música popular brasileira existe uma canção muito antiga composta e cantada pelo artista Gilberto Gil, que no governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva também comandou o Ministério da Cultura, que celebra: “Anda com fé eu vou que a fé não costuma faiá (falhar)”.

Nos trechos da canção ele declara sua fé em diversas coisas, pois “alguns confiam em carros e outros em cavalos”, como disse o salmista Davi no capítulo 20 verso 07 do livro e aqui nós não estamos dispostos a agredir e ofender a fé das pessoas, sejam elas quais forem, respeitamos e mantemos essa posição, assim como pedimos que tenham a mesma atitude conosco, pois somente queremos declarar a nossa fé que, como diz o salmista no mesmo versículo “nós confiamos no Nome do Senhor, o nosso Deus”, é essa bandeira que levantamos.

Estudo-sobre-fé

Estudo Bíblico Sobre Fé

Entre os anos 400 e 1600 depois de Cristo, ao todo foram 1200 anos, a carta localizada entre Filemon e Tiago no Novo Testamento das Sagradas Escrituras, era conhecida como “Epístola de Paulo aos Hebreus”, contudo nunca houve concordância por parte de teólogos e biblistas se a autoria era mesmo do referido apóstolo.

Chegou um tempo que essas pessoas estudiosas da Palavra ao redor do mundo concordaram que, após inúmeras análises dos escritos originais, o correto seria manter o mistério em relação a sua autoria. Um dos pais da igreja do terceiro século chamado Orígenes costumava dizer: “somente Deus sabe quem escreveu Hebreus”.

Mas o fato é que o autor ou, por que não, autores dessa carta, fez um registro valioso sobre a fé dizendo:

“Ora, a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos e a prova daquilo que não podemos ver. Porquanto foi mediante a fé que os antigos receberam bom testemunho. Pela fé compreenderemos que o Universo foi criado por intermédio da Palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi produzido a partir daquilo que não se fé” (Hebreus 11.1-3).

A mensagem que deseja ser fixada nesses versículos sobre a fé é que, olhando para o grego, a expressão de fé tem o significado de “certeza concreta” ou “uma confiança sem espaço para dúvida”. Na fé não há espaço para “achismos e incertezas”, na fé só há a certeza de que tudo está no controle do Eterno e que Ele é poderoso para fazer “infinitamente mais do que tudo que pedimos ou imaginamos, de acordo com o seu poder que age em nós” (Efésios 3.20).

Os “antigos”, homens e mulheres de fé, como exemplos de literais “crentes” em Deus, nem sempre receberam em vida o que lhes foi prometido (Hebreus 11.13), porém caminharam guardando o seu coração e a confiança no Eterno “reconhecendo que eram peregrinos sobre a terra”, que sua principal segurança estava na aliança com o Senhor e pela fé tiveram seus testemunhos preservados, contados de geração em geração para edificação dos irmãos e receberam do Pai o galardão e o reconhecimento mais valioso de todos.

Deus sempre valorizou, desde o antigo testamento e até os dias de hoje, a fé sincera e absoluta que Nele é posta, pois somente a fé substância a realidade de Deus e por mais que “a humanidade avance em ciências, a melhor resposta para a criação do Universo e o cotidiano de cada um de nós provém da fé em Deus”.

Os Exemplos de Fé…

Abel Abel foi morto por Caim, seu irmão, isso é verdade (Gênesis 4.8). Mas é verdade também que ele foi reconhecido como justo, no momento que Deus aprovou a sua oferta como excelente (Hebreus 11.4). O seu sangue foi derramado, a injustiça aconteceu, porém seu testemunho de fé continua inspirando e ensinando.

Enoque O Enoque foi arrebatado e não experimentou a morte (Gênesis 5.24), por meio da fé, e antes de tudo isso acontecer, segundo o autor de Hebreus, ele havia recebido o testemunho de que tinha agradado a Deus.

NoéNoé está na relação dos que experimentaram e provaram a fé, certeza concreta, em Deus, pois foi orientado a construir uma arca porque estava por vir algo que até então não se tinha notícias (Genesis 6.9-22). E ele assim fez, tudo em conformidade com o que Deus havia ordenado.

Abraão “Então o Senhor veio a Abraão e lhe ordenou: ‘Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, e dirige-te à terra que te indicarei” (Gênesis 12.1). Sair para onde? Só sai porque “eis que farei de ti um grande povo: Eu te abençoarei, engrandecerei teu nome e será tu uma benção” (Gênesis 12.2). Mediante a fé ele obedeceu. Pela fé, ao lado de sua esposa, tiveram um filho, mesmo com idade avançada e ela da mesma forma além de ser estéril (Gênesis 21.1-7) e desse homem sem virilidade nasceu uma descendência tão numerosa como as estrelas do céu e incontável como os grãos de área à beira-mar (Hebreus 11.12).

E o mesmo Abraão entregou Isaque em sacrifico a Deus (Gênesis 22.1-19), ainda que Deus lhe tivesse prometido:

“Por intermédio de Isaque, sua descendência será estabelecida, porquanto, ele acreditou que Deus era suficientemente poderoso para ressuscitá-lo dentre os mortos e, simbolicamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos” (Hebreus 11.18-19).

Estevão Mesmo diante da morte (consumada por apedrejamento) não negociou a sua fé em Cristo Jesus e pregou para os seus acusadores ao ponto de enfurecê-los (Atos 07).

Paulo “Pois vivemos por fé e não pelo que nos é possível ver” (2º Coríntios 5.7), pois não importa o perigo ou as tribulações é certo que nada é suficiente para nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus o nosso Senhor (Romanos 8.33-39), porquanto o viver é Cristo e o morrer é lucro – estamos seguros Nele (Filipenses 1.21).

E “quantos exemplos mais daremos”? (Hebreus 11.32). Tantos poderiam ser citados: José (Hebreus 11.22), Moisés (Hebreus 11.23-30), Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas (Hebreus 11.32).

O Desafio dessa Geração…

“Em verdade, sem fé é impossível agradar a Deus, portanto, para qualquer pessoa que Dele se aproxima é indispensável crer que Ele é real e que recompensa todos quantos se consagram a Ele” (Hebreus 11.6).

A fé que agrada a Deus é a fé em sua pessoa, santa e sublime, está ligada a devoção e no amor de estar com Ele independente do que aconteça, assim como Habacuque declarou: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja uvas nas videiras, mesmo falhando toda a safra de olivas, e as lavouras não produzam mantimentos, as ovelhas sejam sequestradas do aprisco, e o gado morra nos currais, eu todavia me alegrarei no Senhor e exultarei no Deus da minha salvação” (3.17-18). Ontem ou hoje, o justo (justificado em Jesus) é chamado a viver pela fé (Habacuque 2.4).

→ Veja Também:  Versículos de Fé

Conclusão

A conduta de cada crente é a sua verdadeira profissão de fé: mais do que dizer é necessário viver. É necessário dar espaço para que o Amado forje na gente uma moldura de fé irresistível as tempestades da vida.

Deus continua sendo o mesmo. Como um bom Pai, Ele sim se agrada em abençoar os seus filhos, porém a nossa fé não deve estar ligada naquilo que Ele pode e fará por nós, mas como um ato de adoração, a nossa fé deve estar unicamente alicerçada em quem Ele É, soberano sobre tudo e todos, nosso amado.

O maior amor já foi demonstrado (João 3.16), vale apena confiar e descansar, Ele é incomparável (Isaias 64.4).

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.