Início » Hebraico Bíblico » Senhor em Hebraico

Senhor em Hebraico

Você já percebeu que o termo mais usado para se referir a Deus na Bíblia é Senhor? Você sabe o que essa palavra significa na bíblia hebraica? Já viu ou ouviu a palavra Senhor em Hebraico? Se está curioso para saber mais sobre esse termo tão usado para se referir a Deus, continue lendo esse artigo.

A palavra Senhor é uma forma de tratamento muito usada para se referir a autoridades, pessoas mais velhas, ou quando se quer tratar alguém formalmente. Na Bíblia esse termo é usado diversas vezes para se referir a Deus, o Criador. Esse termo no hebraico tem um significado muito rico. É muito importante, para quem estuda a bíblia, conhecer e entender melhor esse termo no original.

Nesse artigo você aprenderá a palavra senhor em hebraico. Entenderá seu significado e aplicação. Você também conhecerá como essa palavra é usada na bíblia, e como é traduzida na bíblia em português. Conheça os segredos da palavra Senhor em Hebraico.

senhor-em-hebraico

Palavra Senhor em Hebraico

  • Palavra hebraica para Senhor Adonay (אֲדֹנָי) que deriva do termo ‘adon אדן.

Esse termo ‘adon é um tratamento. Ele é usado para se referir a chefes, mestres, líderes militares, governantes… Ele pode referir-se a um mestre humano ou divino. Uma pessoa pode se referir a uma outra que considere de alguma autoridade com o termo ‘adon.  Até hoje, no hebraico moderno esse termo é usado como forma de tratamento.

O termo Adonay é uma intensificação do termo ‘adon. Adonay uma espécie de forma plural que usada somente para se referir ao glorioso Senhor, o Deus criador. Portanto, você pode até ver a palavra ‘adon sendo usada para se referir a outros deuses ou pessoas, mas Adonay é uma referência somente a Deus, Todo Poderoso.

Significado de Senhor em Hebraico Bíblico

A palavra Senhor é uma forma de tratamento que pode ser traduzida de diversas formas. A Concordância Exaustiva Strong sugere traduções como: firme, forte, senhor, chefe, marido, senhor, profeta, governador, príncipe, mestre. Referindo-se a Deus: o Senhor Deus, Senhor de toda terra.

Para você saber qual a melhor tradução em um texto da Bíblia hebraica, é necessário está atento ao contexto. É a partir do contexto que você entenderá qual tradução melhor se aplica. Como podemos perceber o termo ‘adon não refere-se somente a Senhor em hebraico. Ela trata de outras formas de tratamento.

Uso da palavra Senhor na Bíblia Hebraica

Com tantas traduções para a palavra Senhor em Hebraico é necessário analisar algumas aplicações dessa expressão na bíblia. Agora você irá ver alguns exemplos do uso do termo ‘adon e Adonay na tradução da bíblia para o português.

Referência a homens

  • Senhor ou mestre

Gênesis 45:8“Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito. ”

  • Dono, proprietário, possuidor

1 Reis 16:24 – “[…] e chamou a cidade que edificou Samaria, do nome de Semer, dono do monte. ”

  • Referência a profetas

 2 Reis 2:3“ […] Você sabe que hoje o Senhor vai levar para os céus o seu mestre, separando-o de você? ” Respondeu Eliseu: “Sim, eu sei, mas não falem nisso”. ”

Referência a Deus

Malaquias 1:6 “[…] pergunta o Senhor dos Exércitos a vocês, sacerdotes. “São vocês que desprezam o meu nome! ” “Mas vocês perguntam: ‘De que maneira temos desprezado o teu nome. ”

O a palavra Senhor em hebraico é uma forma de tratamento usada para se referir a diversas figuras presentes na Bíblia. Porém existe uma diferença a forma de tratamento usada para os homens (‘adon) e a usada para Deus (Adonay). Deus é sempre soberano e é preciso que a se referir a ele seja utilizado termos que mostrem sua grandeza.

Aprender Hebraico Bíblico e Cultura Judaica?

Que tal aprender a Bíblia no idioma que ela foi Escrita? Aprenda tudo sobre a cultura Judaica, conheça o Curso de Hebraico Bíblico Tsade.

Material completo que Levara você a falar hebraico e aumentar seu conhecimento Bíblico.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.