Início » Hebraico Bíblico » Senhor em Hebraico

Senhor em Hebraico

Você já percebeu que o termo mais usado para se referir a Deus na Bíblia é Senhor? Você sabe o que essa palavra significa na bíblia hebraica? Já viu ou ouviu a palavra Senhor em Hebraico? Se está curioso para saber mais sobre esse termo tão usado para se referir a Deus, continue lendo esse artigo.

A palavra Senhor é uma forma de tratamento muito usada para se referir a autoridades, pessoas mais velhas, ou quando se quer tratar alguém formalmente. Na Bíblia esse termo é usado diversas vezes para se referir a Deus, o Criador. Esse termo no hebraico tem um significado muito rico. É muito importante, para quem estuda a bíblia, conhecer e entender melhor esse termo no original.

Nesse artigo você aprenderá a palavra senhor em hebraico. Entenderá seu significado e aplicação. Você também conhecerá como essa palavra é usada na bíblia, e como é traduzida na bíblia em português. Conheça os segredos da palavra Senhor em Hebraico.

senhor-em-hebraico

Palavra Senhor em Hebraico

  • Palavra hebraica para Senhor Adonay (אֲדֹנָי) que deriva do termo ‘adon אדן.

Esse termo ‘adon é um tratamento. Ele é usado para se referir a chefes, mestres, líderes militares, governantes… Ele pode referir-se a um mestre humano ou divino. Uma pessoa pode se referir a uma outra que considere de alguma autoridade com o termo ‘adon.  Até hoje, no hebraico moderno esse termo é usado como forma de tratamento.

O termo Adonay é uma intensificação do termo ‘adon. Adonay uma espécie de forma plural que usada somente para se referir ao glorioso Senhor, o Deus criador. Portanto, você pode até ver a palavra ‘adon sendo usada para se referir a outros deuses ou pessoas, mas Adonay é uma referência somente a Deus, Todo Poderoso.

Significado de Senhor em Hebraico Bíblico

A palavra Senhor é uma forma de tratamento que pode ser traduzida de diversas formas. A Concordância Exaustiva Strong sugere traduções como: firme, forte, senhor, chefe, marido, senhor, profeta, governador, príncipe, mestre. Referindo-se a Deus: o Senhor Deus, Senhor de toda terra.

Para você saber qual a melhor tradução em um texto da Bíblia hebraica, é necessário está atento ao contexto. É a partir do contexto que você entenderá qual tradução melhor se aplica. Como podemos perceber o termo ‘adon não refere-se somente a Senhor em hebraico. Ela trata de outras formas de tratamento.

Uso da palavra Senhor na Bíblia Hebraica

Com tantas traduções para a palavra Senhor em Hebraico é necessário analisar algumas aplicações dessa expressão na bíblia. Agora você irá ver alguns exemplos do uso do termo ‘adon e Adonay na tradução da bíblia para o português.

Referência a homens

  • Senhor ou mestre

Gênesis 45:8“Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito. ”

  • Dono, proprietário, possuidor

1 Reis 16:24 – “[…] e chamou a cidade que edificou Samaria, do nome de Semer, dono do monte. ”

  • Referência a profetas

 2 Reis 2:3“ […] Você sabe que hoje o Senhor vai levar para os céus o seu mestre, separando-o de você? ” Respondeu Eliseu: “Sim, eu sei, mas não falem nisso”. ”

Referência a Deus

Malaquias 1:6 “[…] pergunta o Senhor dos Exércitos a vocês, sacerdotes. “São vocês que desprezam o meu nome! ” “Mas vocês perguntam: ‘De que maneira temos desprezado o teu nome. ”

O a palavra Senhor em hebraico é uma forma de tratamento usada para se referir a diversas figuras presentes na Bíblia. Porém existe uma diferença a forma de tratamento usada para os homens (‘adon) e a usada para Deus (Adonay). Deus é sempre soberano e é preciso que a se referir a ele seja utilizado termos que mostrem sua grandeza.

Aprender Hebraico Bíblico e Cultura Judaica?

Que tal aprender a Bíblia no idioma que ela foi Escrita? Aprenda tudo sobre a cultura Judaica, conheça o Curso de Hebraico Bíblico Tsade.

Material completo que Levara você a falar hebraico e aumentar seu conhecimento Bíblico.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana