Início » Significados Bíblicos » O que é Pentecostes? Significado do Dia de pentecostes?

O que é Pentecostes? Significado do Dia de pentecostes?

Para começar precisamos entender qual o significado da palavra “Pentecostes” que vêm do vocábulo grego “quinquagésimo”, mas para nós cristãos existe outro significado, pois nos recordamos de um evento muito importante contato pela bíblia em “Atos dos Apóstolos”.

dia-de-pentecostes

Em Atos dos Apóstolos 2:1-4 diz assim

“Ao cumprir o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados”

Esta passagem é uma das mais poderosas contidas nas escrituras, pois fala do revestimento de poder aos discípulos de Jesus.

Mas o qual o significado de Pentecostes? Isso se resume logo depois que Cristo subiu aos Céus, onde os seus discípulos acabaram recebendo o Espirito Santo, sendo um dos acontecimentos mais importantes dentro de todo o cristianismo, isto por que neste momento os primeiros cristãos da igreja primitiva receberam a força que acabou enchendo os seus corações.

O significado de Pentecostes fez com que todos naquele momento criassem a coragem necessária para pregar a mensagem do Senhor Jesus, e em todos os anos esta passagem é lembrada em 50 dias de celebração da páscoa.

Significado do Dia de Pentecostes?

Apesar da ligação que fazemos em relação ao dia de Pentecostes e a vinda do Espírito Santo, na verdade esta festa vem de uma tradição Hebraica, onde é chamada de “Shavuoth” que duram 7 semanas de comemoração, desde o dia á Páscoa.

Basicamente a festa tem a sua existência de uma tradição agrícola, coincidindo com o inicio do dia da colheita, neste momento os agricultores agradeciam a Deus pela fartura, ofertando as primícias.

As 7 semanas de festa começavam a partir da festa da Páscoa e no cinquentésimo dia cada família oferecia os dons que foram derivados da colheita, em Levíticos 23: 34-44 são indicados os detalhes de toda a festa, que até hoje é celebrada pelos os judeus.

Mesmo que pareça não existir uma relação direta entre a festa hebraica e a de Pentecostes Cristã que é celebrada 50 dias depois da Páscoa, os símbolos que são usados pelos cristãos servem para recordar que na no dia de Pentecostes, o dom do Espirito Santo que foi recebido pelos Apóstolos, lembrando os que testemunharam a descida da presença de Deus.

Significado de Pentecostes para os Judeus

Para os Judeus o significado de Pentecostes ou da festa era como a celebração dos agradecimentos ao Senhor Deus por toda a colheita, mas também tinha como foco homenagear o momento em que Moisés acabou recebendo a Tábua contendo as Leis Sagradas que são conhecidas como a Torah ou a Lei.

Logo com o passar do tempo o sentido de se comemorar o dia de Pentecostes entre os Judeus acabou deixando de focar nos agradecimentos pela colheita, focando exclusivamente nas festas de criação da Lei ou Torah, que são conhecidas como os Dez Mandamentos para os cristãos.

Caro leitor se assim como eu você também tinha dúvidas com relação ao significado de Pentecostes e o dia, e gostou deste conteúdo, não deixe de comentar, curtir e compartilhar em suas redes sociais, afinal de contas a sua opinião é muito importante para nós.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.