Início » Significados Bíblicos » Significado de “os Humilhados serão Exaltados”

Significado de “os Humilhados serão Exaltados”

Você já ouviu falar sobre “os Humilhados serão Exaltados”? Nesse artigo vamos entender um pouco mais sobre o que essa frase diz.

Infelizmente, muitas vezes o evangelho tem sido apresentado errado para o mundo, perdoe se um dia pegaram um texto e tiraram do contexto só para virar um pretexto das intensões humanas. Não se preocupe, cada um deverá prestar contas de si mesmo a Deus em breve (Romanos 14.12).

os-humilhados-serão-exaltados

Os Humilhados serão Exaltados

A afirmação “os humilhados serão exaltados”, por vezes tem sido tirada do contexto, mas hoje nós queremos te contar a verdade sobre ela.

Muitas vezes essa frase tem sido usada para ativar o botão de vingança no coração de quem ainda não nasceu de novo (verdadeiramente), pois passa a ideia de exaltação diante de um contexto de humilhação, geralmente no campo dos relacionamentos e das injustiças.

A afirmação acima ensinada de forma errada se assemelha a ideia do “quem ri por último ri melhor” ou “os últimos serão os primeiros”, nos piores sentidos dessas frases.

Mas fique sabendo, a humilhação e exaltação aqui não se referem ao campo terreno prioritariamente, nem como triunfo sobre o seu semelhante. O contexto é outro.

Versículo Os humilhados serão exaltados

O Mateus registra: “Portanto, todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado” (23.12). No versículo anterior ele diz: “Porém o maior dentre vós seja o servo” (23.11).

Jesus é Deus e rei sobre todos, mas ensinou a humildade e a servidão convidando-nos a seguir seu exemplo, veja que lindo o que apóstolo João nos conta sobre Jesus no versículo 13 do seu evangelho.

Coração Humilde

Portanto, a humilhação está ligada a ideia do coração humilde, do coração de servo. Esses corações atraem o coração de Deus e a exaltação maior acontecerá quando alcançarmos a salvação completa e vindoura concedida a todos pela graça.

O Lucas também registra: “Portanto, todo aquele que se promove será envergonhado, mas o que a si mesmo se humilha receberá exaltação” (14.11). Essa frase está dentro do contexto de uma parábola em que Jesus antevia as discussões na comunidade cristã por posições e poder e recomenda que o servo entregue esse assunto ao dono do reino e aguarde sua promoção em paz, serviço e humildade. A sincera humildade é o primeiro requisito pela salvação, em todos os aspectos do reino, inclusive uma vida nesses parâmetros para ser “exaltado” no juízo final. O humilde será exaltado.

O mesmo Lucas também registra: “Porquanto todo aquele que se vangloriar será desprezado, mas o que se humilhar será exaltado” (18.11). Jesus disse isso dentro da parábola do fariseu e publicano, contando-nos a atitude soberba do fariseu e a atitude humilde da publicano, este por seu coração contrito alcançou graça e salvação e o outro foi desprezado pois “Deus resiste ao soberbo, mas dá graça ao humilde” (1 Pedro 5.5).

Portanto, somos convidados a examinar o nosso coração nos mesmos caminhos impostos pelo salmista: “Senhor, tu me sondas e me conheces” (139.1), e verificar as nossas motivações, pois fazer o certo com a motivação errada é o mesmo que fazer errado.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Redes Sociais