Início » Significados Bíblicos » Significado de “os Humilhados serão Exaltados”

Significado de “os Humilhados serão Exaltados”

Você já ouviu falar sobre “os Humilhados serão Exaltados”? Nesse artigo vamos entender um pouco mais sobre o que essa frase diz.

Infelizmente, muitas vezes o evangelho tem sido apresentado errado para o mundo, perdoe se um dia pegaram um texto e tiraram do contexto só para virar um pretexto das intensões humanas. Não se preocupe, cada um deverá prestar contas de si mesmo a Deus em breve (Romanos 14.12).

os-humilhados-serão-exaltados

Os Humilhados serão Exaltados

A afirmação “os humilhados serão exaltados”, por vezes tem sido tirada do contexto, mas hoje nós queremos te contar a verdade sobre ela.

Muitas vezes essa frase tem sido usada para ativar o botão de vingança no coração de quem ainda não nasceu de novo (verdadeiramente), pois passa a ideia de exaltação diante de um contexto de humilhação, geralmente no campo dos relacionamentos e das injustiças.

A afirmação acima ensinada de forma errada se assemelha a ideia do “quem ri por último ri melhor” ou “os últimos serão os primeiros”, nos piores sentidos dessas frases.

Mas fique sabendo, a humilhação e exaltação aqui não se referem ao campo terreno prioritariamente, nem como triunfo sobre o seu semelhante. O contexto é outro.

Versículo Os humilhados serão exaltados

O Mateus registra: “Portanto, todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado” (23.12). No versículo anterior ele diz: “Porém o maior dentre vós seja o servo” (23.11).

Jesus é Deus e rei sobre todos, mas ensinou a humildade e a servidão convidando-nos a seguir seu exemplo, veja que lindo o que apóstolo João nos conta sobre Jesus no versículo 13 do seu evangelho.

Coração Humilde

Portanto, a humilhação está ligada a ideia do coração humilde, do coração de servo. Esses corações atraem o coração de Deus e a exaltação maior acontecerá quando alcançarmos a salvação completa e vindoura concedida a todos pela graça.

O Lucas também registra: “Portanto, todo aquele que se promove será envergonhado, mas o que a si mesmo se humilha receberá exaltação” (14.11). Essa frase está dentro do contexto de uma parábola em que Jesus antevia as discussões na comunidade cristã por posições e poder e recomenda que o servo entregue esse assunto ao dono do reino e aguarde sua promoção em paz, serviço e humildade. A sincera humildade é o primeiro requisito pela salvação, em todos os aspectos do reino, inclusive uma vida nesses parâmetros para ser “exaltado” no juízo final. O humilde será exaltado.

O mesmo Lucas também registra: “Porquanto todo aquele que se vangloriar será desprezado, mas o que se humilhar será exaltado” (18.11). Jesus disse isso dentro da parábola do fariseu e publicano, contando-nos a atitude soberba do fariseu e a atitude humilde da publicano, este por seu coração contrito alcançou graça e salvação e o outro foi desprezado pois “Deus resiste ao soberbo, mas dá graça ao humilde” (1 Pedro 5.5).

Portanto, somos convidados a examinar o nosso coração nos mesmos caminhos impostos pelo salmista: “Senhor, tu me sondas e me conheces” (139.1), e verificar as nossas motivações, pois fazer o certo com a motivação errada é o mesmo que fazer errado.

Veja Também
O que Significa Dicotomia
Significado de Agnus Dei

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.