Início » Significados Bíblicos » Significado de Candelabro

Significado de Candelabro

Na primeira aliança havia ordenanças para adoração e também um tabernáculo terreno (Hebreus 9.1). A palavra tabernáculo tem o sentido de “habitação, templo, moradia, tenda, cabana, casa”. Simbolicamente o tabernáculo representava a “tenda, templo ou habitação de Deus”.

significado-de-candelabro

O Candelabro

O candelabro está entre os objetivos que Deus ordenou a Moisés no monte para que fosse construído (Êxodo 25 31-40). O candelabro estava colocado no Santo Lugar do tabernáculo (Hebreus 9.2).

O Candelabro era feito de ouro batido e colocado do lado sul do Lugar Santo (Êxodo 40.24), tinha sete lâmpadas, as quais eram mantidas acesas todas as noites (Êxodo 25.31-40).

A luz do candelabro no Tabernáculo representava o esplendor da Glória do Senhor na consagração e no serviço santo do povo de Deus, obra que só é possível realizar a contento mediante o poder do Espírito de Deus (Zacarias 4.6 e 12). As sete lâmpadas representam os sete pares de olhos de Deus que percorrem toda a terra sem cessar (Zacarias 4.10), tem o sentido de plena visão, do “Deus que tudo vê”.

O Candelabro: na nova Aliança

O ano era 93 depois de Cristo, o apóstolo João, a quem Jesus muito amava (João 13.23), estava já na sua velhice na Ilha de Patmos, na época pertencente ao Império Romano na Ásia Menor, um dos locais para onde eram banidos os ofensores públicos e presos políticos (Apocalipse 1.9).

Nesse tempo, Jesus apareceu para João com o objetivo de revelar a ele e consequentemente ao seu povo os acontecimentos que em breve devem se realizar.

João, exaltado no Espírito, ouviu: “Escreve em um livro o que vês e envia-o a estas igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia” (Apocalipse 1.11). João, voltou-se para observar quem falava com ele e viu sete candelabros de ouro, e, entre os candelabros, ele descreveu a imagem do filho de Deus que ele conseguia observar e discernir (Apocalipse 1.12-18). Nessa ocasião, os candelabros vistos por João representavam as sete igrejas da época (Apocalipse 1.20). Jesus estava no meio da sua igreja e ali sabia exatamente como tudo acontecia, na ideia do “Deus que tudo vê citada acima”, não é por menos que as cartas enviadas começavam com a grande afirmação: “Eu conheço as tuas obras” (Apocalipse 2.2, 2.9, 2.13, 2.19, 3.1, 3.8, 3,15).

Na carta enviada à igreja em Éfeso, por exemplo, Jesus reconhecia as qualidades da igreja, mas afirmava que aquela igreja havia abandonado o primeiro amor. Jesus chamava os irmãos ali para o arrependimento e caso não se arrependesse, Ele mesmo viria contra eles e tiraria o seu candelabro do lugar.

O Que é Candelabro

Se no tabernáculo o candelabro “representava o esplendor da Glória do Senhor na consagração e no serviço santo do povo de Deus, obra que só é possível realizar a contento mediante o poder do Espírito de Deus”, retirá-lo do lugar significa que a luz da própria igreja se apagará se perseverar em recusar o amor de Cristo. Que Ele mesmo tirará a sua glória, o seu Espírito da igreja, se “ausentará da igreja”, removendo do meio deles a sua presença.

A igreja não é igreja sem amor. Somente quando a luz do Amor se ascende ela brilhará novamente. Muitas igrejas tem deixado de existir, seu candelabro foi removido, pois tem rejeitado a repreensão e se recusado a dar ouvidos à Ele, e quando isso acontece a igreja fica mergulhada nas trevas.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.