Início » Histórias da Bíblia » História de Elias, Quem foi Elias?

História de Elias, Quem foi Elias?

Elias foi um profeta muito usado por Deus, e desde o início seu objetivo era confrontar o povo de Israel pela idolatria que estavam vivendo. Israel estava sendo governado por Acabe e sua esposa Jezabel, e por isso os israelitas se afastaram de Deus e começaram a adorar Baal.

profeta-elias-historia

Profeta Elias

Elias nasceu na cidade de Tisbe, e foi levado por Deus como profeta para acabar com a idolatria do povo de Israel.
Os Israelitas achavam que podiam adorar a Deus e ao mesmo tempo adorar a Baal.Eles estavam divididos e queriam adorar os dois, mas Deus é bem claro quando nos diz em sua palavra no livro de Mateus 6:24:

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro…”

Deus mandou Elias profetizar sobre Acabe que não iria chover nos próximos anos, e só choveria quando o profeta falasse. Depois de profetizar Elias ficou escondido em um riacho e sendo alimentado por corvos, até que a água do riacho secou e Deus mandou ele ir até Sarepta para se encontrar com uma viúva que o alimentaria.

Elias e a viúva de Sarepta

Quando o profeta Elias chegou a Sarepta encontrou a viúva e lhe pediu um pouco de água e um pedaço de pão. Mas ela respondeu que tinha apenas um pouco de farinha e azeite em seu jarro,e que naquele momento estava procurando gravetos para ela e seu filho se alimentarem, e depois disso morrerem de fome, pois não tinham mais nada de comida.

Elias disse para a viúva não ter medo, pra fazer um bolo com o que ela tinha e depois fazer comida para ela e seu filho.

“Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra.” 1 Reis 17:14

A viúva fez conforme Elias tinha a orientado, e seu azeite e sua farinha não acabaram, pois Deus é fiel e cumpre tudo o que fala.

Elias e os Profetas de Baal

Depois de mais ou menos 3 anos de seca, Deus mandou que Elias se encontrasse com Acabe. Elias confrontou Acabe pela idolatria, e desafiou os profetas de Baal. Eles construíram um altar em adoração e pediram que Baal mandasse fogo para o sacrifício, mas não aconteceu nada.

Algumas horas depois, Elias construiu um altar em adoração a Deus. Elias o encharcou de água e pediu que Deus mandasse fogo.E assim aconteceu, Deus enviou o fogo que consumiu tudo do altar e matou os profetas de Baal.

Depois disso, Elias recebeu a confirmação de que iria chover.

Quando Jezabel soube da morte dos profetas, ficou furiosa e ameaçou matar Elias. Elias fugiu e pediu a morte para Deus. Deus o guiou até o monte Horebe onde falou com ele, o renovou e o enviou até Israel para eleger o próximo rei. No fim, Acabe foi morto por castigo de sua idolatria.

Elias e Eliseu

Quando o profeta Elias voltou do monte Horebe conheceu um homem chamado Eliseu, e o elegeu como seu assistente. No fim de sua vida, Elias e Eliseu atravessaram juntos o rio Jordão, e na beira do rio, Elias foi levado aos céus num redemoinho 2 Reis 2:11. E Eliseu ficou como seu sucessor, assumindo e continuando seu ministério.

Temos que ser como Elias, um homem cheio de fé e cheio do avivamento. Elias sempre permitiu ser usado por Deus, e por isso sempre foi abençoado.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.