Projeto Gospel. Aprenda tudo sobre Teologia!
Início » Histórias » História de Elias, Quem foi Elias?

História de Elias, Quem foi Elias?

Elias foi um profeta muito usado por Deus, e desde o início seu objetivo era confrontar o povo de Israel pela idolatria que estavam vivendo.
Israel estava sendo governado por Acabe e sua esposa Jezabel, e por isso os israelitas se afastaram de Deus e começaram a adorar Baal.

profeta-elias

Profeta Elias

Elias nasceu na cidade de Tisbe, e foi levado por Deus como profeta para acabar com a idolatria do povo de Israel.
Os Israelitas achavam que podiam adorar a Deus e ao mesmo tempo adorar a Baal.Eles estavam divididos e queriam adorar os dois, mas Deus é bem claro quando nos diz em sua palavra no livro de Mateus 6:24:

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro…”

Deus mandou Elias profetizar sobre Acabe que não iria chover nos próximos anos, e só choveria quando o profeta falasse. Depois de profetizar Elias ficou escondido em um riacho e sendo alimentado por corvos, até que a água do riacho secou e Deus mandou ele ir até Sarepta para se encontrar com uma viúva que o alimentaria.

A viúva de Sarepta

Quando o profeta Elias chegou a Sarepta encontrou a viúva e lhe pediu um pouco de água e um pedaço de pão. Mas ela respondeu que tinha apenas um pouco de farinha e azeite em seu jarro,e que naquele momento estava procurando gravetos para ela e seu filho se alimentarem, e depois disso morrerem de fome, pois não tinham mais nada de comida.

Elias disse para a viúva não ter medo, pra fazer um bolo com o que ela tinha e depois fazer comida para ela e seu filho.

“Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra.” 1 Reis 17:14

A viúva fez conforme Elias tinha a orientado, e seu azeite e sua farinha não acabaram, pois Deus é fiel e cumpre tudo o que fala.

Profetas de Baal

Depois de mais ou menos 3 anos de seca, Deus mandou que Elias se encontrasse com Acabe. Elias confrontou Acabe pela idolatria, e desafiou os profetas de Baal. Eles construíram um altar em adoração e pediram que Baal mandasse fogo para o sacrifício, mas não aconteceu nada.

Algumas horas depois, Elias construiu um altar em adoração a Deus. Elias o encharcou de água e pediu que Deus mandasse fogo.E assim aconteceu, Deus enviou o fogo que consumiu tudo do altar e matou os profetas de Baal.
Depois disso, Elias recebeu a confirmação de que iria chover.

Quando Jezabel soube da morte dos profetas, ficou furiosa e ameaçou matar Elias. Elias fugiu e pediu a morte para Deus. Deus o guiou até o monte Horebe onde falou com ele, o renovou e o enviou até Israel para eleger o próximo rei. No fim, Acabe foi morto por castigo de sua idolatria.

Elias e Eliseu

Quando o profeta Elias voltou do monte Horebe conheceu um homem chamado Eliseu, e o elegeu como seu assistente. No fim de sua vida, Elias e Eliseu atravessaram juntos o rio Jordão, e na beira do rio, Elias foi levado aos céus num redemoinho. 2 Reis 2:11. E Eliseu ficou como seu sucessor, assumindo e continuando seu ministério.

Temos que ser como Elias, um homem cheio de e cheio do avivamento. Elias sempre permitiu ser usado por Deus, e por isso sempre foi abençoado.

Mais Vistos Nos Últimos Dias

Aprender a Bíblia? Veja Isso

Copyright© 2014-2018 | Projeto Gospel. Todos os direitos reservados

Quer Memorizar centenas de Versículos Bíblicos Com Facilidade?

Clique no Botão Laranja Abaixo e Cadastre Seu Email
para conhecer os detalhes desse Incrível método.