Início » Estudo Bíblico » Namoro Cristão

Namoro Cristão

Se há alguém que conhece perfeitamente o coração humano esse alguém é o Senhor nosso Deus.

Ele nos conhece tão bem porque primeiramente Ele nos fez a sua imagem e a sua semelhança (Gênesis 1.26), portanto nos concedeu suas características em cada detalhe na formação.

Ele nos conhece tão bem também porque encarnou na forma do Filho e assim experimentou as tentações que nós experimentamos, contudo sem pecar (João 1.1-14; Hebreus 14.5).

namoro-cristão

Por nos conhecer tão bem e por ser um pai amoroso que Ele é, Ele sempre cuidou da gente e buscou aquietar o nosso coração dizendo que está no controle de todas as coisas e sabe do que precisamos (Mateus 6.25-34).

E se nós que somos maus pela nossa natureza propensa ao pecado sabemos dar boas coisas aos nossos filhos, quanto mais o nosso Pai Celestial não nos dará aquilo que pedimos, pois Ele é bom (Mateus 7.11) e mesmo se Ele não atender especificamente um pedido é porque Ele sabe o que é melhor pra gente, vê o que a gente não vê e conhece o nosso futuro, Ele não quer que a gente se perca (Jeremias 29.11; Salmo 139.16).

Estudo sobre Namoro Cristão

Portanto, se Ele se apresenta assim, certamente Ele cuidará de preparar um conjugue maravilhoso para nós. Não devemos andar ansiosos com isso, contudo o fato é que muitas vezes a ansiedade toma conta dos adolescentes e jovens e esses resolvem se aventurar em “namorinhos”, não aguardando a boa vontade do tempo do Pai.

Muitos dizem ainda: “Estou seguindo o meu coração”. Não caia nessa! Isso é caminho mundano. O coração humano é enganoso (Jeremias 17.9-10) e ele pode fazer planos, mas a última palavra vem sempre do Senhor nosso Deus (Provérbios 16.1), por isso fique com a Palavra de Deus, pois sentimentos passam, mas a Palavra permanece para sempre (1ª Pedro 1.25).

O certo é buscar ajuda n’Ele para conseguir aguardar o tempo e não se perder em aventuras que só causarão dores e traumas na alma e no coração. É aguardar n’Ele para viver, no tempo certo, os melhores dias das nossas vidas e glorificar o Seu Nome em tudo.

Namoro com Proposito

Podemos elencar quatro conselhos para ter um namoro cristão:

1 – Esperar em Deus. Quando o conhecemos, sabemos que Ele tem o melhor para nós.

2 – Amar a Deus. Amá-lo em primeiro lugar e assim obter valores inegociáveis. Essa firmeza e clareza na comunhão com o Pai fará com que a moça ou o moço não seja “pedra de tropeço” na vida do parceiro, mas fará que seja alguém que aproxima o outro de Deus e assim tenham um namoro “A3”.

3 – Oração e Leitura da Palavra. Um casal que não ora e não lê a Palavra juntos, antes e durante o relacionamento não será bem estruturado para suportar as tentações e vencer os dias difíceis que se apresentam sem aviso prévio.

4 – Ser responsável. Quer namorar, mas depende do pai e de mãe para pagar um lanche para a sua namorada? Estude e trabalhe, pois se já está crescido para namorar, já está crescido para ter responsabilidades. E ainda, não namore por namorar ou só porque há uma “onda de novos namoros em seu circulo de convívio”, namoro é coisa séria, é um caminho para a formação de uma família, o projeto perfeito de Deus.

Namoro em Cristo

Certo dia um jovem perguntou por que não estava correta a relação sexual no namoro, segundo os termos bíblicos. O fato é que a bíblia sequer cogita essa opção para o ser humano. O sexo foi criado para ser celebrado dentre um casal dentro do matrimônio, sendo assim, um namoro cristão deve ser pautado na pureza resultante da abstinência de relações sexuais.

Precisamos entender ainda que é adequado que o ser humano exerça sua sexualidade dentro do casamento com o seu cônjuge, não é aconselhável que use de maneiras, tanto os solteiros como os casados, para satisfazer-se.

É importante ainda que os dois estejam de acordo e por isso professem da mesma certeza de para que quando um estiver mais fraco, o outro o fortaleça e ambos não caiam.

Um namoro cristão não deve ser às escondidas. Quem deve algo geralmente se esconde, se o namoro é abençoado, namore em casa.

Aproveite o tempo para se conhecer e juntos pensem de no tempo certo construir uma família e serem felizes, não ausente de problema, mas unidos um ao outro e ambos com Deus.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.