Início » Dinâmicas » Dinâmica sobre Fé

Dinâmica sobre Fé

Já pensou em ensinar fé de forma divertida? Quer conhecer algumas dinâmicas evangélicas sobre fé? Seja em grupo de crianças, jovens e até com adultos as dinâmicas sempre são uma boa pedida para ensinar uma lição.

É verdade que fé é um dos conceitos cristãos mais difíceis de ensinar. Se recita alguns versículos e se diz algumas definições prontas. Porém é comum a dúvida sobre o que é fé permanecer. Por isso uma boa dica é usar uma dinâmica sobre fé para fixar uma definição mais concreta.

Aqui você conhecerá duas dinâmicas sobre fé incríveis. Seu grupo aprenderá sobre fé de forma divertida e definitiva. Continue lendo e aprenda dinâmicas evangélicas sobre fé.

Dinâmica sobre fé 1 – Confiando em Deus

Temas

Fé é confiar em Deus (125:1), Fé não é ver e sim crer (2 Coríntios 5:7)

Material

Lenço ou venda, materiais para obstáculos (garrafas, cones, cadeiras, caixas…)

Quantidade de pessoas

Ilimitado

Idade

Todas as idades

Duração

Depende da quantidade de pessoas. Em um grupo com 10, por exemplo, dá uma média de 10 a 15 minutos.

Aplicação

  1. Espalhe os objetos formando um caminho com obstáculos.
  2. Depois divida o grupo em duplas.
  3. Um dos integrantes da dupla irá vendar os olhos para passar pelos obstáculos no caminho, o outro ficará a uma certa distância para orientá-lo. Lembre-os que o parceiro só poderá falar, e em nenhum momento tocar no outro para orientá-lo.
  4. O objetivo é a pessoa vendada chegar ao outro lado, sem tocar nos objetos.
  5. Faça uma dupla por vez, ou para ser mais rápido duas duplas por vez. Se for duas duplas, faça duas pistas e coloque uma do lado da outra.
  6. Depois as duplas trocarão, quem estava vendado vai orientar e quem estava orientando irá passar pelos obstáculos. De preferência reorganize os obstáculos para dificultar.
  7. Depois sente em círculo e escute atentamente cada participante.

Reflexão

Pergunte o que eles sentiram quando estavam vendados e tiveram que seguir as orientações. Pergunte o que foi mais fácil orientar ou ser orientado. Explique que ter fé em Deus é confiar em suas palavras mesmo quando não vemos o caminho claramente.

Se alguém comentar sobre a dificuldade de orientar, pois a pessoa não dava tanto ouvido, você pode falar sobre quando não damos ouvido a voz de Deus. Explique que ter fé é confiar em Deus e em suas promessas sabendo que ele quer o melhor para nós.

Dinâmica sobre fé 2 – Não tenha medo

Temas

Não duvide do cuidado de Deus (Tiago 1.6)

Material

Não precisa de materiais

Quantidade de pessoas

Ilimitado

Idade

Adolescentes, jovens e adultos

Duração

Depende da quantidade de pessoas. Em um grupo de 10 a 15 pessoas pode durar de 10 a 20 minutos. Pois depende do tempo que cada um levará para executar a tarefa.

Aplicação

  1. Essa dinâmica sobre fé deve ser feita em silêncio total. Somente a voz do orientador deve ser ouvida. Fale de forma suave e cuidadosa.
  2. Peça que eles se organizem em um semicírculo bem justo, “juntinhos”. Se for um grupo grande forme grupos menores e peça que cada grupo faça um semicírculo.
  3. Um dos integrantes ficará de costa para o semicírculo, fechará os olhos e quando se sentir à vontade soltará seu corpo de vez, para trás. O grupo deverá segurá-lo (por isso um semicírculo bem justo).
  4. Depois um a um irá fazendo o mesmo até que todos tenham feito o processo.
  5. Se quiser deixar mais emocionante e o grupo tiver condições, faça isso em uma pequena elevação (um banco, pequeno, batente ou degrau de escada). Porém muita atenção e cuidado.
  6. Muitas pessoas ficaram desconfortáveis, as incentive. Se possível seja o primeiro a fazer o procedimento.
  7. Depois sente em círculo e ouça a cada um com atenção.

Reflexão

Pergunte o que cada um sentiu quando se soltou para ser segurado. Muitos manifestaram o medo dos colegas não conseguirem segura-lo, mesmo sabendo que eram muitos fazendo isso. Explique que confiar em Deus também não é fácil. Que muitas vezes as adversidades da vida assustam e levam as pessoas a pensarem que Deus talvez não esteja ouvindo, ou atento. Porém lembre-se que Deus nunca desampara os seus (Mateus 21:22).

Fé é um conceito difícil de se explicar. Mas essas dinâmicas sobre fé te ajudarão a trazer fortes reflexões sobre esse tema tão importante e necessário para o povo cristão. Não hesite em usar essas dinâmicas evangélicas sobre em seu grupo e leve as pessoas a entenderem melhor o que é confiar em Deus.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Redes Sociais