Projeto Gospel. Aprenda tudo sobre Teologia!

O que Significa Ministério? Significado Bíblico

Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras” (Colossenses 4:17)

A palavra Ministério significa de acordo com o dicionário: “1. Execução de uma tarefa, de uma obra; atividade, trabalho. 2. Ocupação exercida por alguém; cargo, função, profissão.”

A Bíblia preserva esse significado, por isso quando falamos em Ministérios devemos ter essa definição sempre em mente, principalmente em relação ao fato de ser uma “execução de tarefa”, pois é isso que temos relacionado a palavra em toda Bíblia e com a vinda de Jesus para nos salvar.

significa-ministerio

Muitas vezes pensamos que os Ministérios estão ligados aos Pastores ou Ministros da Igreja, mas na verdade, como vemos nas definições acima, todos nós, cristãos, somos líderes de um Ministério e somos responsáveis por construí-lo e mantendo ao lado de Deus.

“Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá” (1 Pedro 4:11)

Essa passagem nos mostra algo essencial que é posto muito em discussão nos dias de hoje: existe uma ordem para que possamos falar que temos, de fato, um Ministério? E a resposta, como exposta na Bíblia, é essa: não.

Se temos o dom, se podemos construir não devemos passar por uma série de pré requisitos para começarmos a exerce-los, como se pensa nos dias de hoje, pois está nas Escrituras Sagradas que o caminho é nos entregarmos ao que Deus nos deu para ajudar outras pessoas.

No novo testamento a palavra Ministério é traduzida do grego e passa a ideia de algum tipo de trabalho ou prestação de serviço, por isso é comum associarmos a palavra ao serviço de pregação, por exemplo.

“Ora, tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério…” (Lucas 3:23)

Como vemos nessa passagem, Jesus tinha o seu próprio ministério que deve ser o nosso modelo maior, assim como tudo o que ele fez em sua vida, deve ser nosso espelho. Se focarmos no ministério de Jesus, podemos fazer o nosso próprio ser bom, já que se apenas vermos o nosso poderemos ficar cada vez mais distante do que seria ideia para Deus.

Jesus é um dos nossos maiores exemplos, pois se consideramos que quem tem um ministério é como um servo devoto a Deus, que tenta ser o melhor e fazer o melhor com o dom que Deus deu, podemos encontrar nele, de fato, o nossos maior exemplo, já que fez tudo isso por nós, utilizou os seus dons para o bem, sempre com Ele guiando o seu caminho e sendo cada dia melhor para as pessoas e mostrando para todos o melhor que tinha e poderia ter nelas. Como em tudo em nossa vida, Jesus e Deus são os nossos guias nesse quesito também.

Assim, podemos desconstruir um pouco a ideia que temos atualmente de Ministério ligada a líderes religiosos que teriam uma preparação certa e escolhidos por um grupo de pessoa que valorizaria o seu trabalho como um Ministro e vermos que todos nós podemos ter o nosso Ministério sendo servos devotos a Deus, fazendo o nosso dia-a-dia ser dedicado a Ele, a Sua palavra e a espalharmos ela assim como Jesus fez.

Copyright© 2014-2017 | Projeto Gospel. Todos os direitos reservados