Início » Dinâmicas » Dinâmica sobre Família

Dinâmica sobre Família

ATENÇÃO - Sempre desejou aprofundar seus conhecimentos em Teologia? Programa Teologia Para TODOS Inscrições Abertas

O que fazer em uma reunião de família? Que tal uma dinâmica para família que pode ser usada em um evento da igreja ou em um culto no lar? Quer se divertir com sua família e ainda refletir sobre coisas importantes?

A família é o primeiro contato social de um indivíduo. As dinâmicas sobre família podem ensinar coisas importantes para que a família continue sólida e unida. Além de ser um momento divertido com as pessoas que você ama.

dinâmicas-sobre-família

Dinâmica para Família

Aqui você aprenderá duas dinâmicas para família que poderá ser usada em cultos, encontro de casais, pequenos grupos, células e até em reuniões familiares. Continue lendo e conheça dinâmicas sobre família muito divertidas e pedagógicas.

Dinâmica 1 – Testando a comunicação

Temas

Comunicação, paciência, trabalho em equipe e ruídos da comunicação.

Material da Dinâmica

Papel, lápis e desenhos (um papel com figuras geométricas ou desenhos fáceis de fazer)

Quantidade de pessoas

Sempre número par

Idade para a Dinâmica

Adolescentes, jovens e adultos

Duração da Dinâmica

De 15 a 20 minutos

Aplicação da Dinâmica

  1. Divida os participantes em duplas.
  2. Forme uma fileira com metade dos participantes ombro a ombro, dando um espaço pequeno de uma pessoa para outra.
  3. Depois a outra metade deve formar uma fileira de forma que cada pessoa fique de costas para sua dupla.
  4. De um lado você irá distribuir o papel em branco com lápis. Do outro lado o papel com o desenho, a fileira com papel em branco não pode ver o desenho de forma nenhuma. (É bom que todos sejam o mesmo desenho para não parecer injusto)
  5. Você dará um tempo para que os que estiverem com o desenho orientem somente falando, a sua dupla sobre o desenho. O outro participante da dupla deverá reproduzir o desenho no papel em branco, igual o desenho original. (Quem está orientando não pode ver o desenho que está sendo feito)
  6. Vai ter muito barulho é normal, isso depois poderá ser conversado na reflexão.
  7. Quando o tempo acabar as duplas poderão ver como se saíram. Dificilmente ficará igual.
  8. Depois os papéis se invertem, quem estava orientado irá desenhar e quem estava desenhando irá orientar. (De preferência tenha um desenho diferente para essa fase)
  9. Depois que acabar a segunda rodada, sente todos em círculo. Ouça atentamente cada participante.

Reflexão sobre a Dinâmica

Pergunte aos integrantes quais as dificuldades que sentiram. Pergunte se foi mais difícil orientar ou seguir a orientação. Ouça as dificuldades. Depois leve o grupo a refletir que a comunicação é assim. As vezes criamos confusões porque não entendemos direito o que o outro falou, ou não percebemos que a pessoa não entendeu o que explicamos. Explique que assim como na dinâmica se você se concentra só no seu lado sem olhar o lado do outro, a comunicação será um grande problema.

Dinâmica 2 – Viver uns com os outros

Temas

Empatia, paciência, Convivência, Compreensão e união.

Material

Papel e lápis (de preferência colorido)

Quantidade de pessoas

Ilimitado.

Idade

Qualquer idade.

Duração

De 10 a 15 minutos

Aplicação

  1. Você logo de início dividirá o grupo em duplas.
  2. A cada dupla será entregue um papel e lápis.
  3. A dupla terá que fazer um desenho simples a duas mãos. Os dois deverão segurar o mesmo lápis ao mesmo tempo e desenhar. Deixe claro que devem manter as mãos bem unidas.
  4. Cada dupla mostrará seu desenho e você perguntará como foi a atividade para cada um deles.
  5. Em um segundo momento você dividirá em trios.
  6. Em uma nova folha, ou no verso da primeira, o trio fará um desenho a três mãos. Seguindo as mesmas regras do primeiro momento. Mãos sempre unidas.
  7. Novamente cada trio mostrará seu desenho, e falará como foi a experiência deles.
  8. Em um terceiro momento você dividirá o grupo em quartetos.
  9. Cada quarteto fará um deverá fazer e uma outra folha um desenho a quatro mãos. Seguindo as mesmas regras dos outros dois momentos.
  10. Depois coloca-se no chão a sequência de todos os desenhos feitos para que os participantes analisem.

Reflexão sobre a Dinâmica

Após a atividade você pode perguntar aos participantes como foi a experiência de fazer algo que não dependia só de sua decisão? O que foi ter paciência com o outro? Como foi ter que ceder sua vontade para o coletivo? Você pode levar o grupo a refletir sobre os desafios e benefícios de se viver em família. Também pode refletir sobre o que significa conviver.

A família é a base do ser humano. Uma família unida e com uma boa comunicação é uma família forte. Essas dinâmicas sobre família te ajudarão a refletir sobre coisas essenciais para que a família cristã seja um lugar de benção.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.