Projeto Gospel. Aprenda tudo sobre Teologia!

Quem foi João Batista? – Entenda Sua História

João Batista, também conhecido como primo de Jesus e quem fez o seu batismo. Ele nasceu em Ein Kerem, na Judéia e era filho de Zacarias e Isabel, descendente de Aarão, prima de Maria, que seria a mãe de Jesus. Isabel era estéril, e os dois já tinham idade avançada, mas um dia o anjo Gabriel, enviado por Deus, revelou que Deus ouviu os seus pedidos e que Isabel teria um filho que receberia o nome João. (Lucas 1:8-13).

Assim, Isabel deu a luz a um filho que recebeu o nome de João, que no oitavo dia passou pela cerimônia da circuncisão, pratica entre os judeus. Quando cresceu se tornou um líder popular que conquistou um grande número de pessoas.

quem-foi-joão-batista

O ministério de João Batista

E esta era a sua mensagem:

“Depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias. Eu os batizo com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo. (Marcos 1:7-8)

João Batista pregava no deserto da Judéia. Vivia de um lado para o outro pregando palavras sobre arrependimento e transformação. No início de sua pregação o povo esperava o Messias, que acabaria com a miséria e dominação estrangeira.

João anunciava a chegada próxima do Messias e selava a adesão do povo com o batismo. Ele avisava ao povo que Deus punia o pecado e que ter nascido judeu não era justificativa para salvar ninguém, por isso o arrependimento se fazia necessário, era isso que agradaria Deus.

Sua pregação ficou muito conhecida e assim ele conseguiu atrair muitas pessoas e ter vários discípulos. O rio Jordão, tão conhecido, era o local onde ele batizava o povo que se arrependia, um sinal de purificação. Muitos pensavam que ele mesmo era o Messias e o questionavam sobre isso, mas ele sempre negou e avisou que o verdadeiro Messias estava chegando.

O batismo de Jesus

No dia seguinte, João viu Jesus aproximando-se e disse:

“Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Este é aquele a quem eu me referi, quando disse: Vem depois de mim um homem que é superior a mim, porque já existia antes de mim. Eu mesmo não o conhecia, mas por isso é que vim batizando com água: para que ele viesse a ser revelado a Israel. (João 1:29-31)

Jesus procurou João Batista para ser batizado no rio João, como já dito, o local que ele sempre batizava as pessoas, mas João tentou impedi-lo, pois achava que era ele que deveria ser batizado por Jesus, mas ele respondeu “Por enquanto deixe como está! Porque devemos cumprir toda a justiça”.

Assim, João Batista concordou e batizou Jesus, que logo depois do ato saiu da água. O céu se abriu, e Jesus viu o Espírito descendo como uma pomba e pousando nele. (Mateus 3)

A morte de joão batista

E disse aos seus criados: Este é João o Batista; ressuscitou dos mortos, e por isso estas maravilhas operam nele. Porque Herodes tinha prendido João, e tinha-o maniatado e encerrado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe; Porque João lhe dissera: Não te é lícito possuí-la. (Mateus 14:2-4)

João Batista foi preso na Galileia a mando de Herodes, como mostrado no trecho acima, pois ele confrontou o rei por seu adultério com a esposa de seu irmão e outros de seus pecados.

Herodes não se arrependeu e lançou João na prisão. Um dia ele fez um juramento para a filha da mulher com quem cometia o pecado que o obrigou a lhe dar a cabeça de João Batista. Ele foi decapitado na prisão, mas o que não foi esquecido é que ele foi o responsável por preparar o caminho para a vinda de Jesus.

Copyright© 2014-2017 | Projeto Gospel. Todos os direitos reservados